Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

RISI, Affonso. Passagem São Bento. Projetos, São Paulo, ano 06, n. 068.03, Vitruvius, ago. 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/06.068/2705>.


O terreno, com frente para a Avenida Prestes Maia, é limitado lateralmente por empenas cegas de edifícios de garagens e escritórios. O vizinho de fundo, separado por imponente muro de arrimo em pedra, é o conjunto arquitetônico tombado do Mosteiro e Colégio de São Bento, visível a partir do Anhangabaú.

A área pertence à COHAB-SP e é cortada em diagonal pela linha norte-sul do Metrô, nesse ponto muito próxima da superfície e protegida por espessa laje onde não é permitido nenhum apoio estrutural.O projeto localiza fundações nas duas pequenas áreas triangulares remanescentes e, com duas vigas paralelas à laje de compressão faz, no térreo, a estrutura de transição do novo edifício.

Elevação

Corte longitudinal


Esse nível abrigará um espaço institucional da COHAB e os acessos a uma torre de escritórios, ao Colégio de São Bento e a três andares de garagens. Também a partir do térreo, escadas rolantes e elevadores levarão a uma galeria comercial, sob o pátio do Colégio, fazendo a ligação do Vale com o Largo de São Bento.

A praça resultante sobre as garagens terá, junto à fachada, sete árvores, em vasos sobre espelho d’água, indicadores da continuidade do território histórico do Triângulo fundador da cidade junto ao Vale.

O edifício de embasamento do conjunto terá fachadas em chapas metálicas perfuradas e a torre de escritórios, voltada para o Vale, receberá placas verticais móveis de proteção solar.

Cortes transversais


ficha técnica

Autor
Arq. Affonso Risi

Colaboradores
Arq. Willian T.S.Miyagui
Eng. Joevilson dos Santos Araújo (Modus Engenharia)
Arq. Keithy Andrade e Giuliano Folloni (perspectivas)
Maquete: Lucas Bittar

Ano do projeto
2004/2005

Localização
Av.Prestes Maia / Vale do Anhangabaú – São Paulo SP

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided