Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. CEITEC – Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada. Projetos, São Paulo, ano 09, n. 104.02, Vitruvius, ago. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/09.104/2975>.


O CEITEC está concebido para ser um centro tecnológico especializado, no desenvolvimento e produção de circuitos integrados para a aplicação tecnológica de chips. Tem a capacidade de fornecer infra-estrutura (recursos laboratoriais equipamentos de processamento físico-químico, recursos computacionais e facilidades associadas), na forma de um centro multi-usuario, para a realização de projetos de Pesquisa, desenvolvimento e inovação, e formação de recursos humanos em microeletrônica, operando em rede conveniada com outros centros de pesquisa tecnológica e universidades.

Objetivo Geral

Disponibilizar infra-estrutura tecnológica e recursos humanos às empresas, aos centros de pesquisa e às instituições de ensino superior, de modo à proporcionar uma melhor inserção do Brasil no mercado internacional de alta tecnologia de base eletrônica, estimulando a geração de emprego e renda.

O CEITEC será instalado em um complexo de 11. 503 m² construídos em uma área de: aproximadamente 5,6 hás, localizada na Estrada João de Oliveira Remião, esquina com o Beco do Davi, em Porto Alegre RS.

A construção ocupou uma área de 2,5 hectares do total do terreno, restando3,1 hectares como área de preservação.

O complexo está constituído basicamente por três áreas:

    1. Centro de Treinamento
    2. Centro de Operações e Desenvolvimento
    3. Planta de Produção e laboratórios

A proposta arquitetônica adotada buscou reforçar e caracterizar através de sua implantação nas duas grandes áreas que compõem espacialmente o complexo:

O Prédio Operacional: que incorpora o Centro de Treinamento, Centro de Operações e Desenvolvimento com um Auditório independente, e,

O Prédio da Planta de Produção com a área de laboratórios específicos.

Sendo as características volumétricas e funcionais de ambos os prédios bem diferenciados, ficaram naturalmente definidos dois acessos, um pelo Beco de Davi que atende à Planta de Produção através do pátio de manobras, e outro pela Estrada J. O. Remião, que diz respeito ao acesso principal dos funcionários, visitantes e usuários ao complexo, através do Hall Central e Recepção do Prédio Operacional.

O Prédio Operacional, objeto desta apresentação, ficou composto pelos setores:

Hall Central: Recepção, distribuição e acesso controlado a todas as instalações do complexo. Um eixo marcante conforma uma circulação que conduz através de uma passarela à Planta de Produção e permite delinear as áreas do Centro de Treinamento das áreas do Centro de Operações e Desenvolvimento.

Centro de Treinamento: Equipado com cinco salas de compartimentação flexível participa com uma área de 450m², conforme as plantas baixas do primeiro e segundo pavimento.

O Centro de Operações e Desenvolvimento: Conformado espacialmente como um volumem diferenciado do Auditório e Centro de Treinamento, participa com dois pavimentos totalizando uma área de 1.800 m², gerando espaços integrados onde são desenvolvidos projetos de novos circuitos/ sistemas eletrônicos, com recursos computacionais, treinamento em ferramentas de projeto e verificação.

O Auditório: com capacidade para 170 espectadores, complementa as atividades dos ambos os Centros.

No térreo foram localizadas as áreas de Recepção, Controle de acesso, Informação e Serviços de Apoio.

No segundo pavimento, foi instalado um Refeitório com serviços de comidas pré-preparadas, sendo complementado por um terraço para lazer, descanso e entrosamento dos funcionários.

Por ultimo, o subsolo em pilotis localiza um estacionamento para 65 vagas.

A estrutura do prédio foi construída com um sistema pré-fabricado de pilares, vigas e lajes pro tendidas, sendo as fachadas e divisórias de compartimentação permanente, executadas com bloco de concreto. As demais divisórias foram executadas com painéis de gesso acartonado.

Os materiais de revestimento das fachadas são, para o volumem do Auditório, placas de granito flameado e o restante pele de vidro laminado com painéis ACM pré-pintado de branco e proteção solar através de Brises.

Uma estrutura metálica construída com tubos de aço em arco e telha metálica tipo sandwich de aço prepintado, resolve a cobertura do Hall, Refeitório e circulação central, vinculando ao mesmo tempo o volume diferenciado do Auditório e o Centro de Operações.

ficha técnica

Coordenador de Projeto
Arq. Raul Macadar

Equipe de Projeto
Arq. Andrea Macadar
Arq. Naira Oszowski

Projeto de Estrutura
Vanguarda Engenharia

Projeto de Instalações
Júlio Aubim Engenharia

Projeto de Ar Condicionado
Projectum Engenharia

Projeto de Infra – Estrutura
Marli Dos Reis Volken

Maquete
Arq. Paulo Wickert

Fotografia
Kiki Joner

comments

104.02 Profissional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Autores do projeto
Porto Alegre RS Brasil

share

104

104.01 Profissional

BoxHouse | Arquiteto Yuri Vital

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided