Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Casa que abriga a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília é fruto de um concurso realizado no final de 1999 aberto a professores da FAU/UnB e demais arquitetos que trabalhavam no campus

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa do Professor da UnB. Projetos, São Paulo, ano 10, n. 111.01, Vitruvius, mar. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/10.111/3588>.


A Casa do Professor abriga a ADUnB – Associação dos Docentes da Universidade de Brasília. Foi fruto de um concurso aberto a professores da FAU/UnB e demais arquitetos que trabalhavam no campus, no final de 1999. O programa era bem maior e havia a exigência da possibilidade de sua execução por partes. Em 2003 houve o interesse da construção da frente do edifício contendo a parte administrativa da associação, deixando de lado restaurante, auditório e outras dependências. Resolvemos então redesenhar esta parte, incluindo um café e ajustando alguns pontos para  deixá-la com aparência de "coisa acabada".

O edifício está implantado em um dos acessos de maior visibilidade dentro do campus, ao lado da Avenida L-3 Norte. O sítio tem uma importância histórica que vem da implantação da própria Unb, contando com a Faculdade de Educação, a antiga Reitoria e o auditório Dois Candangos, projetos de Alcides da Rocha Miranda (1). Conta ainda com edifício de João Filgueiras Lima, o Lelé, hoje infelizmente desfigurado por um "puxadinho" em toda a sua extensão.

Tivemos que respeitar a horizontalidade, a escala e a calma do lugar. O edifício resultou de filiação definida. A idéia das empenas soltas emoldurando o edifício já são encontradas na casa Celso Silveira de Mello, em Piracicaba - SP, 1962, dos  arquitetos Paulo Mendes da Rocha e João de Gennaro (2), como recentemente na Clínica de Odontologia em Orlândia – SP, 1998, do grupo de arquitetura MMBB (3).

Os ambientes principais são voltados para o estacionamento, a leste,  e as áreas de apoio como sanitários e circulação vertical, para oeste, contidas em bloco único, protegendo o edifício da pior insolação.

notas

1
Em entrevista concedida pelo autor ao portal eletrônico www.dochis.com.br, em abril de 2007
2
Publicada no artigo de Ruth Verde Zein:  Breve Introdução à Arquitetura da Escola Paulista Brutalista, no portal eletrônico  www.vitruvius.com.br,  arquitextos 069.01
3
Revista Projetodesign, edição 248 de outubro 2000.

ficha técnica

Nome do projeto
Casa do Professor

Cidade/estado
Brasília, DF

Ano do Projeto
2003

Ano de conclusão da obra
2004

Área construída
764,21 m2

Autor(es) do projeto de arquitetura
Nonato Veloso

Cálculo estrutural e projetos complementares
Engex Engenharia

Período de execução da obra
01/2004 a 08/2004

Autor das fotos
Mário Bonomo

Construtor
Pimar Engenharia

comments

111.01 Institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Nonano Veloso
Brasília DF Brasil

share

111

111.02 Profissional

Casa Film

111.03 Institucional

Projeto Central do Brasil

111.04 Concurso

XI Concurso Internacional Arquine "FARO de Satélite"

111.05 Restauro

Pampa urbano

111.06 Concurso

Concurso Conaprole UY

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided