Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Conheça o projeto do escritório Spadoni & Associados para o Pavilhão Hyundai, em São Paulo

english
Check the project by Spadoni & Associados office for the Hyundai Pavillion, in São Paulo

español
Conozca el proyecto del estudio Spadoni % Associados para el pabellón Hyundai, en São Paulo

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Pavilhão Hyundai. Projetos, São Paulo, ano 10, n. 118.02, Vitruvius, dez. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/10.118/3691>.


O Pavilhão Hyundai ocupa toda extensão de uma esquina expressiva de São Paulo, construindo uma sobreposição de transparências relacionada à sua finalidade e localização: ver através e ser vista. A obra pode ser descrita a partir de dois elementos: uma parede de vidro frontal à avenida principal, destacada do corpo do edifício, que recebe a inscrição da marca e dois blocos centrais, que contém o programa. Parede e corpo ora se separam em dois elementos, ora se juntam formando um sólido.

O projeto foi desenvolvido para ser executado em três meses o que implicou em estruturá-lo sob bases construtivas racionais e favorecer a expressão dos materiais empregados. A estrutura portante definiu-se por perfis de aço laminados, linha W e HP, envelopados com painéis de vidro temperado aplicados diretamente sobre a estrutura. A inexistência de esquadrias ao mesmo tempo em que propôs um caráter quase anônimo ao volume nos mostrou situações inusitadas de transparências e de luminosidade do dia ou da noite.

Estrutura

O pavilhão implantado em forma de L, com as duas abas nas dimensões aproximadas de 45 metros de comprimento por 12.5 metros de largura por 8 metros de altura, é suportado nas fachadas por colunas em perfis de aço laminado HP 250 x 92, com espaçamento entre eixos variando entre 8.75 e 10 metros.

Entre estas colunas, vigas tubulares retangulares de aço são responsáveis pelo apoio principal da cobertura junto às fachadas. Com altura de 550mm, estas vigas são compostas por dois perfis do tipo U enrijecido nas dimensões de 550 x 123 x 35 x 6,3mm.

Vencendo os 12.5 metros de profundidade do pavilhão, vigas laminadas W 360 x 44 criam o suporte necessário para a leve cobertura em telha metálica tipo sanduíche. Espaçadas com entre eixos variando entre 3.75 e 5 metros, estas vigas estão apoiadas na viga tubular das fachadas e nas paredes de fundo do pavilhão.

As paredes de fundo do pavilhão têm uma estrutura mista, formada por pilares e vigas em concreto armado e alvenaria armada em blocos de concreto e são responsáveis pelo contraventamento da estrutura neste trecho. Já nas fachadas, os elementos responsáveis pelo contraventamento da estrutura metálica são as diagonais em perfil tubular circular de aço, com diâmetro de 76mm e espessura de 4.25mm.

Internamente, o grande elemento estrutural é o mezanino. Com formato retangular, medindo 16.5 metros de comprimento e 6.45 metros de largura, este mezanino tem dois de seus lados livre de pontos de apoio na área térrea do showroom. Os lados livres do piso do mezanino são formados por vigas laminadas em aço W 610 x 125. Estas vigas estão, em uma das extremidades, apoiadas na estrutura de concreto armado das paredes de fundo. O vértice livre do mezanino é suportado por um tirante em perfil laminado de aço, W 310 x 38.7, ancorado através de inserts metálicos na estrutura de concreto dos fundos. Para o suporte da laje de piso do mezanino, perfis W 310 x 38.7 vencem o vão livre de 6.45 metros.

Os perfis laminados são em aço ASTM A-572. Para os perfis em chapa dobrada e chapas de ligação foi utilizado a aço ASTM A-36. Todas as ligações entre os perfis são do tipo soldado, com solda feita em campo.

Fechamento

O envelope de fechamento do pavilhão é formado por grandes superfícies de vidro. A superfície voltada para a Avenida Morumbi tem comprimento de 30 metros, e altura de 8 metros. Já na Avenida Chucri Zaidan as dimensões da grande parede de vidro chegam a 45 metros de comprimento e 9,60 metros de altura, superando o pé-direito do showroom de 7 metros.

Estas superfícies de vidro são formadas por painéis de vidro laminado com espessura de 12mm, com modulação horizontal de 1.25 metro e vertical de 3.20 metros.

Posicionados a frente da estrutura metálica, estes painéis estão fixados apenas nas estruturas horizontais do pavilhão – foram suprimidos os montantes verticais – e acontecem de duas maneiras distintas.

No nível do piso do showroom, as placas de vidro simplesmente repousam sobre inserts metálicos em chapa de aço inox fixados através de chumbadores na laje de piso do pavilhão. Estes inserts apóiam as placas de vidro apenas pelos seus vértices.

Nos níveis intermediários foram criadas travessas metálicas horizontais que correm de ponta a ponta apoiadas nas colunas da superestrutura do pavilhão. Formadas pela união de dois perfis de aço laminado W 250 x 25.3 estas travessas estão afastadas das colunas em 70cm com espaçadores de aço da mesma bitola das travessas. As ligações entre colunas, espaçadores e as travessas foram feitas por processo de soldagem.

Perfis em chapa dobrada de aço inox, soldados em toda a extensão das travessas, criam os pontos de apoio necessários para as placas de vidro dos módulos superiores. Nestes perfis as placas de vidro são então coladas com silicone estrutural.

dados do projeto

Local
Avenida Morumbi, São Paulo, SP

Data do projeto
2009

Data da execução
2009

Área construída
1.170 m²

ficha técnica

Arquitetura
Spadoni + associados

Autor
Francisco Spadoni

Coordenador
Tiago Andrade

Equipe
Carolina Mina Fukumoto, Fabiana Benine, Ricardo Canton, Sabrina Chibani e Jaime Vega.

Coordenação Hyundai-CAOA
J.Pereira, arq. Priscila Sperandio.

Execução da obra
Lampur Engenharia

Ar-condicionado
Grupo R Simões

Estrutura
Prodenge

Luminotécnica
Antônio Carlos Mingrone

Fotos
Leonardo Finotti e Tiago Andrade

comments

118.02 Profissional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Escritório autor do projeto
São Paulo SP Brasil

share

118

118.01

Edifício de viviendas Vilela

118.03 Crítica

Niemeyer en Cuba

Rafael Luis Torralbas Ezpeleta and Juan de las Cuevas Toraya

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided