Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Selecionado para sediar a copa de 2014 no Barsil, o Estádio Arena Pantanal é um projeto premiado do GCP Arquitetos que conta com certificação LEED e tem possibilidade de redução da capacidade para se adequar às reais necessidades da cidade após o Mundial

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Arena Pantanal. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 133.05, Vitruvius, fev. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.133/4203>.


O projeto tem como objetivo a concepção de um equipamento de última geração, inserido em um amplo conjunto arquitetônico adequado à realidade local e essencialmente comprometido com a sustentabilidade, a responsabilidade sócio-ambiental e a requalificação urbana da cidade.

Para a realização do projeto Arena Pantanal, a GCP liderou uma equipe de quase 120 profissionais, especialistas que atuam diretamente em companhias brasileiras e internacionais, tais como: MHA Engenharia, Ponto de Apoio Engenharia e Arquitetura, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, Interact Engenharia, Grupo Stadia, Acenda, EGT Engenharia e KMKaiser, todas do Brasil, além de Sinclair Knight Merz e Steer Davies Gleave, ambas da Inglaterra.

A área do conjunto arquitetônico onde a Arena Pantanal está inserida ocupa aproximadamente 300 mil metros quadrados, espaço atualmente sub-utilizado e que será objeto de requalificação urbana. O novo projeto vai transformar o local em um grande parque com múltiplo uso, instalações esportivas, culturais, educativas e de entretenimento.

O projeto tem como conceito a criação de uma arena multiuso que poderá ser operada futuramente por uma empresa privada, segundo tendência mundial do setor.

Com uma capacidade de aproximadamente 43.600 espectadores, a arena poderá ter uma redução de até 15.000 assentos, possibilitando a adequação para a demanda real de público para eventos esportivos, culturais e de lazer em Cuiabá, após a Copa 2014.

Construída em estrutura metálica, montada com perfis aparafusados, parte das arquibancadas ao ser desmontada, poderá ser reutilizada em outros equipamentos esportivos ou culturais, reforçando o legado da Copa 2014 para o Mato Grosso.

Para a viabilização da redução de capacidade e racionalização e barateamento da construção, a Arena foi concebida em quatro módulos separados e idênticos dois a dois: Leste e Oeste; Norte e Sul.

As arquibancadas são separadas em 04 módulos independentes Norte, Sul, Leste e Oeste. Esta separação permitiu a abertura dos cantos da Arena para visualização da área externa e integração ao projeto paisagístico da Praça, garantindo ainda o efeito positivo da ventilação cruzada. A parte superior das arquibancadas Norte e Sul foi projetada em estrutura metálica permitindo sua remoção após a Copa, enquanto as demais arquibancadas foram projetadas em estrutura de concreto pré-moldado com modulação estrutural de 8m x 8m.

Assim como as arquibancadas, a cobertura, que conta com 26.000m2, foi dividida em 04 módulos e está apoiada por 04 pórticos que vencem, respectivamente, os seguintes vãos: Norte/Sul: 96,00m; Leste/Oeste: 136m.

O princípio adotado de separar as arquibancadas e coberturas em módulos independentes propiciará a desmontagem parcial desses elementos, sem comprometer a integridade estrutural do estádio.

O Fechamento Lateral é constituído de estrutura metálica para fixação e apoio de brises metálicos em sua base e painéis de PVC perfurados que garantirão ventilação, sombreamento e visualização do exterior além de realçar qualidade estética da edificação.

O conceito extremamente simples dos principais elementos estruturais de concreto e aço possibilitam até o fornecimento de material pelas empresas da região, atendendo aos anseios do Mato Grosso e em alinhamento com o conceito sustentável de valorização de compras locais.

As áreas internas foram planejadas para versatilidade do uso após a demanda de espaço para o evento da Copa. Para atender esta flexibilidade as estruturas internas são facilmente removidas permitindo amplo replanejamento dos espaços para diversos usos.

As áreas internas exclusivas ao público VIP e VVIP foram concebidas com simplicidade e requinte. Esta característica já é notada na recepção que dará acesso aos lounges no piso do estacionamento. O design adotado para todas as áreas VIP e VVIP proporciona um aspecto cenográfico com os grandes bancos com iluminação pontual e placas de cristal preto espelhado fixadas no teto. As paredes serão revestidas com placas de aço corten e pontos de luz em LED. A relação do espaço com a cultura brasileira será através de painéis iluminados por LED com imagens de fotógrafos nacionais retratando temas de futebol e natureza local

A Arena Pantanal incorpora conceitos arquitetônicos comprometidos com a conservação dos recursos naturais, fundamentalmente nos aspectos relacionados ao uso de energia e água.

O projeto foi desenvolvido, desde o início, dentro de parâmetros ambientalmente corretos e normativos para a certificação do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Abaixo alguns dos pontos principais que o projeto da Arena Pantanal contempla:

Os sistemas elétricos, ar condicionado e luminotecnia estão sendo projetados com a tecnologia necessária para a melhor eficiência energética. A concepção da arquitetura aliada a estes sistemas eficientes irá gerar no mínimo uma redução de 12% no consumo de energia;

Com relação ao consumo e reuso de água, o projeto prevê captação de água pluvial. O efluente doméstico será tratado em Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com alto padrão de qualidade. A água utilizada para irrigação do campo também será coletada, tratada e armazenada desta maneira. A integração de todos os sistemas prevê uma redução aproximada de 40% de redução de consumo de água”.

Visando diminuir as chamadas “ilhas de calor”, áreas de concentração térmica, relacionadas à pavimentação e áreas de cobertura, as especificações de piso externo e cobertura também irão atender ao parâmetro LEED , que estabelece que o piso deve ter SRI (Solar Reflectance Index) 29, de gradação mínima; e a cobertura, SRI 78.

Em alguns trechos da fachada serão utilizados vidros que devem possuir Fator de Ganho Solar (SHGC-Solar Heat Gain Coeficcient) de no máximo 0,48, para reduzir o ganho de calor nos ambientes internos

O paisagismo será realizado com espécies nativas, exemplares da Mata do Cerrado e Mata Amazônica, uma vez que o bioma aonde Cuiabá está inserido possui estas matas, eliminando a necessidade de irrigação artificial.

O projeto de terraplanagem foi concebido permitindo compensação entre corte e aterro, eliminando importação ou bota-fora de material de escavação, evitando-se o impacto ambiental que normalmente uma obra como esta acarreta.

Ficha técnicaprojeto
Arena Pantanal

local e previsão
Cuiabá MT, dezembro 2012

área do terreno e construída
300.000,00m². 80.000,00m²

arquitetura
GCP Arquitetos
Sergio Coelho (autor); Adriana Oliveira e Maurício Reverendo (co-autores); Alessandra Araujo (coordenação geral e sustentabilidade)

equipe de arquitetura GCP
Bárbara Fornari; Bruna Tosetto; Daniel Mariano; Francisco Abreu; Janaína Ortolani; Jun Webster; Lilian Frige; Ricardo Segantini; Sílvio Diarte; Taís Miyake e Tomás Brunoro.

construtora
Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior

consultoria em arquitetura esportiva
Danilo Carvalho
Grupo Stadia

equipe stadia
Danilo Cosenza e Marcelo Rios.

arquitetura de interiores áreas VIP e VVIP
Sandra Ruiz e Shintaro Arakawa

especificações técnicas
Tecspex

engenharia de instalações
MHA Engenharia

estrutura metálica e estruturas desmontáveis
Sinclair Knight Merz (Inglaterra)

estrutura metálica
Ponto de Apoio
infraestrutura
Interact Engenharia

fluxos de espectadores
Steer Davies Gleave (Inglaterra)

estrutura de concreto e fundações
EGT Engenharia

certificação LEED
CTE

paisagismo
Koiti Mori e Klara Kaiser Arquitetos Associados

comments

133.05
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

133

133.01 habitação unifamiliar

Casa 14 Bis

133.02 design and architecture

The Cabins

Flávio Coddou

133.03 cultural building

Zhang Da Qian Museum

133.04

Tour Bois le Prêtre

133.06 habitação unifamiliar

Casa no Figueiral

133.07 construção

Beijódromo

Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz

133.08 crítica

Maracanã: destruir ou preservar

Claudia Girão

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided