Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Dentre os estádios selecionados para abrigar os eventos da copa de 2014, o Mineirão conta com projeto básico do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados e projeto executivo do BCMF Arquitetos. Assim, o estádio ganha nova roupagem e novos usos.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Mineirão. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 137.04, Vitruvius, maio 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.137/4367>.


O escritório BCMF foi contratado em dezembro de 2010 pelo consórcio “MINAS ARENA”, parceiro do Estado na PPP, para ser responsável pelo Projeto Arquitetônico Executivo de todo o conjunto do Novo Mineirão, incluindo áreas internas (Estádio) e externas (Esplanada) do complexo.

As revisões e ajustes do Projeto Executivo no Novo Mineirão foram norteadas pela orientação da Minas Arena de potencializar a exploração comercial do complexo, atender aos novos requerimentos da FIFA, além das exigências de acessibilidade, corpo de bombeiros e demais órgãos.

Além disso as intervenções propostas pretendem trazer as inovações necessárias para transformar o Mineirão em um “Complexo Esportivo” contemporâneo em termos de tecnologia e sustentabilidade, e multifuncional no que se refere ao potencial de operação. Um verdadeiro pólo de atividades que criará um novo paradigma de complexo esportivo de nível internacional no país.

O novo mineirão

O Campo foi rebaixado em 3,4 metros para melhorar as condições de visibilidade; São 64 mil lugares com 100% de visibilidade; A área de quase 11 mil m² vai abrigar 80 camarotes, totalizando 2.100 lugares em camarotes, 4152 lugares na tribuna de hospitalidade 1652 na área vip, além de um restaurante panorâmico, lounges e sanitários.

Disponibilizará 2521 vagas para carros, sendo 1534 vagas cobertas e 987 descobertas; além de 52 vagas para deficientes, 71 para bicicletas, 41 para carga e descarga, 61 para motos e duas para os Bombeiros.

A tribuna central terá capacidade para 2.867 jornalistas, mil mesas de trabalho equipadas com monitores e telefones, além de 390 lugares para comentaristas. Haverá ainda sala de conferência, área para entrevistas e estúdios de transmissão; Com 15 m de largura, a passarela ligará o Mineirão ao Mineirinho, que será um centro de apoio às atividades da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, possibilitando um potencial de verdadeira sinergia entre eles.

Uma área total de 7.064 m², dividida em módulos, será destinada à prática comercial, abrangendo tanto o interior do estádio como a esplanada externa.

Contará com geração de energia elétrica através da captação de energia solar, por meio de células fotovoltaicas instaladas na cobertura existente e na nova cobertura; Essas placas terão potência de 1,6 megawatt, o suficiente para atender a 1200 residências de médio porte; e reaproveitamento da água de chuva em um reservatório de aproximadamente 6 mil m3, quantidade suficiente, em caso de estiagem de três meses, para descargas dos sanitários,  irrigação do gramado e jardins e limpeza das áreas externas. Com a economia gerada, em três anos haverá compensação financeira para esse investimento.

Iluminação de alta eficiência e baixo consumo e sistema elétrico inteligente; Uso de madeira com selo de manejo florestal.

Será construída uma nova cobertura em membrana “auto-limpante” apoiada sobre treliças planas compostas por tubos de aço. A cobertura de concreto existente sofrerá um alívio de tensões, através de um trabalho de proteção e macaqueamento e, sob ela, será instalada a nova cobertura metálica, que protegerá os espectadores das intempéries e solucionará a questão da penumbra para a transmissão televisiva, sem prejudicar a insolação do gramado. Juntas, as duas coberturas trabalharão interligadas em um sistema misto. Esta solução do projeto executivo estrutural, propicia uma facilidade e agilidade maior de montagem e logística, mantendo o cronograma da obra.

A nova cobertura terá capacidade para gerar energia elétrica através da captação de energia solar, por meio de células fotovoltaicas instaladas na cobertura existente e na nova cobertura; Essas placas terão potência de 1,6 megawatt, o suficiente para atender a 1200 residências de médio porte.

Para contemplar todas as exigências e recomendações da FIFA, o Governo de Minas, responsável pela gestão do Mineirão, elaborou um projeto de modernização em três fases. Esse projeto, com duração de três anos, vai transformar o Mineirão em uma nova arena que além de abrigar os mais importantes campeonatos de futebol e outros eventos esportivos, poderá ser palco permanente de eventos religiosos, culturais e de lazer.

ficha técnica

Fase 3 Projeto Arquitetônico Executivo

Localização
Pampulha, Belo Horizonte, MG

Cliente
Minas Arena

Consórcio
Nova Arena BH: Construcap, Egesa e Hap Engenharia

Inicio Projeto
Dezembro 2010

Arquitetos
Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi

Consultores
Fernando Maculan, Mariza Machado Coelho, Carlos Teixeira

Equipe
Patrícia Bueno, Leonardo Paes, Luciana Maciel, Michelle Moura, Mara Coelho, Leonardo Rodrigues, Joana Vieira, Carolina Eboli, Camila Belisário, Gabriela Jacobina, Henrique Amin, Isabel Garcia, Thiago Bandeira, Fani Frkovic, Demetris Venizelos, Isabel Melero, Daniela Ribeiro, Marta Guedán e Felix Morczinek

Ar Condicionado
Conset Engenharia de Projetos

Comunicação Visual
Hardy Design

Esquadrias
BM Consultoria

Estrutura de Concreto e Metálica
Engserj

Estrutura de Concreto Pré Moldado
Precon / Premo

Instalações Hidráulicas, Prevenção e Combate a Incêndio
STE Engenharia

Instalações Elétricas, Acústica, Alarme e Detecção de Incêndio, Automação e Sonorização
MHA

Luminotécnica
Arquitetura e Luz

Paisagismo e Supressão Vegetal
HS Jardinagem - Rose Guedes
BCMF Arquitetos - Carlos Teixeira

Recuperação Estrutural
Recuperação

Sistema Viário
Tectran / Modelle

Terraplenagem
Tempro

Topografia
Gerais Topografia

Certificação LEED
CTE

Maquetes
BCMF Aquitetos/ Base Maquetes

Imagens
BCMF Arquitetos/ Casa Digital

comments

137.04 estádio
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

137

137.01 art gallery

Isabella Stewart Gardner Museum Extension

137.02 galeria de arte

Architectural Facts

137.03 galeria de arte

Luciana Brito Galeria

137.05 concurso publico

Concurso Público Nacional de Arquitetura para a Sede da CNM em Brasília

137.06

stcRIO - Competition results

137.07 praça pública

Plaza Polonia

137.08 bodega

Bodega Institucional La Grajera

137.09 cenografia

Cenário da peça “O despertar da primavera”

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided