Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245

Memorial descritivo geral Ficha técnica

abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Arena Pantanal (Arena Cuiabá). Arena Multiuso Governador José Fragelli. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 161.01, Vitruvius, maio 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/14.161/5168>.


1. Infraestrutura

1.1 Demolição
O atual estádio “Governador José Fragelli” deverá ser demolido completamente, sendo que a cobertura metálica da arquibancada oeste deverá ser desmontada e armazenada para ficar à disposição do cliente para reaproveitamento em outros locais.

1.2 Movimentação de terra
O projeto foi feito de forma a posicionar o novo estádio em uma cota que permitisse o equilíbrio de corte e aterro e a reutilização do material de demolição nas áreas de aterro, eliminando a necessidade de importação de terra e bota fora. O volume de terra a ser movimentado é da ordem de 350.000m³.

1.3 Contenções
Haverá contenções em Gabião, solo grampeado e muros de concreto convencionais.

1.4 Fundações
Estão previstas fundações diretas do tipo sapata e estacas do tipo raiz.

GCP Arquitetos, Arena Multiuso Governador José Fragelli, Cuiabá, 2014
Foto Nelson Kon

2. Arquitetura

2.1 Implantação
Ocupando aproximadamente 48.000 m2 do terreno onde estará inserida a Arena foram localizadas - de forma a atender as recomendações da FIFA quanto à orientação do campo -, áreas para hospitalidades Vips e Camarotes, vagas de estacionamento, entre outras, além de valorizar urbanisticamente a área externa como legado para cidade de Cuiabá. Serão 71.000m2 de área construída somente na Arena.

Ainda está previsto no projeto um conjunto arquitetônico que reúne restaurante, choperia e marquise, que funcionará como pórtico de entrada e área de sombreamento para a praça de chegada da Arena.

GCP Arquitetos, Arena Multiuso Governador José Fragelli, Cuiabá, 2014
Foto Nelson Kon

GCP Arquitetos, Arena Multiuso Governador José Fragelli, Cuiabá, 2014
Foto Nelson Kon

Serão no total 77.000m2 de área construída.

Estão previstas duas áreas para montagem das tendas de hospitalidade Vip/Vvip e Camarotes cuja área soma 20.000m2. Há disponível no terreno 5000m2 de área para estocagens temporárias dos patrocinadores do evento e equipamentos técnicos.

Além de mais 5.000m2 de área livre para montagem dos equipamentos de transmissão de rádio e TV da Copa.

2.2 Capacidade da arena
Foi concebida com uma capacidade total de 42.000 expectadores. Capacidade esta que poderá ser reduzida em 12.000 expectadores.

2.3 Sistema construtivo das arquibancadas
As arquibancadas são separadas em 4 módulos independentes: Norte, Sul, Leste e Oeste. Esta separação permitiu a abertura dos cantos da Arena para visualização da área externa e integração ao projeto paisagístico da praça. Além disso, parte das arquibancadas Norte e Sul foi projetada em estrutura metálica o que permitirá a remoção no período pós-Copa.

As demais arquibancadas foram projetadas em estrutura de concreto pré-moldado com modulação ótima de 8m x 8m.

2.4 Cobertura
Assim como as arquibancadas, a cobertura, que conta com 26.000m2, foi dividida em 04 módulos e está apoiada por 04 pórticos que vencem, respectivamente, os seguintes vãos: Norte/Sul: 96,00m; Leste/Oeste: 136m.

GCP Arquitetos, Arena Multiuso Governador José Fragelli, Cuiabá, 2014
Foto Nelson Kon

2.5 Fechamento lateral externo
Constituído de estrutura metálica para fixação e apoio de painéis de PVC perfurados que garantirão ventilação, sombreamento e visualização do exterior além de realçar a qualidade estética da edificação.

2.6 Organização do programa
Foram projetados 5 níveis de acesso aos diversos setores de arquibancada, áreas Vips e Vvips, Camarotes Imprensa e gramado, sendo:

Nível 00 – Subsolo – Acesso de veículos e acesso ao gramado;

Nível 10 – Praça – Acesso principal da Arena e acesso direto aos setores inferiores da arquibancada e escadas e elevadores de acesso aos demais níveis.;

Nível 20 – Áreas Vip e Vvip (Oeste) e Camarotes (Norte, Sul e Leste);

Nível 30 – Áreas de Imprensa (Oeste) e Camarotes (Norte, Sul e Leste);

Nível 40 – Acesso aos setores Superiores da Arquibancada.

GCP Arquitetos, Arena Multiuso Governador José Fragelli, Cuiabá, 2014
Foto Nelson Kon

3. Gramado

O gramado foi projetado conforme as mais modernas técnicas e recomendações da Fifa e consiste de um sistema com canais de drenagem dispostos em formato de espinha de peixe e bicos de irrigação retráteis. A grama será reforçada com fibra sintética de forma a melhorar as condições de absorção de água e a fixação das raízes, diminuindo assim o desgaste da grama a cada jogo e a manutenção ao longo do tempo.

4. Iluminação do campo

A Iluminação do Campo segue estritamente as recomendações da Fifa quanto ao nível de iluminamento (LUX) e qualidade de refletores. Serão utilizados 134 refletores de 2000 W e o nível médio de iluminamento no gramado será de 3500 lux.

5. Hidráulica

O Sistema de hidráulica foi concebido para funcionar com abastecimento direto da concessionária assim como haverá captação de água pluvial para posterior reaproveitamento para vasos sanitários e irrigação do gramado. O esgoto vai ser destinado a uma estação de tratamento dimensionada para utilização da Arena e do Ginásio de Esportes que funciona hoje no terreno. O excedente do esgoto será lançado na rede pública a ser construída pela municipalidade. Estão previstos dispositivos controladores de vazões e metais sanitários destinados à construção eficiente.

6. Sistemas elétricos e eletrônicos

As instalações elétricas e eletrônicas serão monitoradas por sistemas automatizados para controle e redução de gastos com energia. Serão utilizados equipamentos energeticamente eficientes.

Haverá infra-estrutura preparada para cobrir a redundância no fornecimento de energia exigida pela Fifa para a cobertura da Copa. Além do fornecimento pela concessionária local haverá 04 geradores de 500 KVAs e previsão para mais dois funcionando como Backup.

GCP Arquitetos, Arena Multiuso Governador José Fragelli, Cuiabá, 2014
Foto Nelson Kon

comments

161.01 copa do mundo
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
GCP Arquitetos
São Paulo

share

161

161.02 exhibition

Viñolys reimagine the Armory Art Fair Exhibit design

161.03 recuperação

Antigo armazém, novo escritório empresarial

161.04 crítica

¡Hay que seguir vendiendo revistas!

Humberto González Ortiz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided