Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245

abstracts

português
O concurso, feito em comemoração ao centenário do arquiteto Vilanova Artigas, contou com 73 trabalhos inscritos e o júri selecionou 5 finalistas sem ordem de classificação e, posteriormente, o projeto classificado em primeiro lugar.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Concurso Selo Artigas. Identidade do centenário do arquiteto Vilanova Artigas. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 173.01, Vitruvius, maio 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.173/5586>.


O Concurso do selo oficial das comemorações do centenário do arquiteto Vilanova Artigas foi desenvolvido pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em conjunto com a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário, e colaboração dos designers Celso Longo e Daniel Trench.

Classificação final

1º lugar – Gabriela Castro, Gustavo Marchetti, Julia Masagão e Paulo André Chagas / Quadratim Artes Gráficas

finalista 1 – Roberto Strauss

finalista 2 – Caio Yuzo, Douglas Higa e Erick Fugii / Coletivo Oitentaedois

finalista 3 – Julia Lopez da Mota

finalista 4 – Ilana Tschiptschin, Alexandre Lindenberg e Alexandre Benoit / Grupo Contravento

Descrição do júri

Dentre todos os trabalhos apresentados, a proposta vencedora destacou-se por utilizar um elemento gráfico que faz referência à arquitetura de Artigas sem, contudo, fazê-lo de modo literal e óbvio. A substituição das letras V e A por triângulos modulados invertidos – sobretudo quando encontrando-se fora de eixo e em tamanhos variados – resultou em aplicações interessantes e características, identificando adequadamente as comemorações do Centenário.

As informações referentes ao concurso estão disponíveis no seguinte link.

O júri

A Comissão Julgadora do Concurso foi presidida pelo arquiteto e designer João Carlos Cauduro e composta por mais quatro profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora do Centenário: Celso Longo, Daniel Trencht, Rafic Farah e Rodrigo Brancher.

João Carlos Cauduro: Arquiteto pela FAUUSP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1960. Curso de Desenho Industrial na Faculdade de Arquitetura da Universitá degli Studi di Firenze, 1960-1961. Doutor em arquitetura pela FAUUSP, 1973. Professor do Departamento de Projetos, Curso de Graduação e Pós-graduação da FAUUSP, 1963-1997. Sócio-fundador da Cauduro em 1964. Criou a Identidade Villares, pioneira como Sistema de Identidade Total no Brasil. Foi membro fundador da ABDI – Associação Brasileira de Desenho Industrial, tendo integrado sua diretoria em diversas gestões. Integrou o corpo de júri de diversos concursos. Recebeu diversos prêmios. Projetos e artigos publicados no Brasil e no exterior. Autor do livro “Marcas CM” – Imprensa Oficial / 2005.

Rafic Farah: Arquiteto e designer formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Desde 1979 conduz o estúdio São Paulo Criação, onde realiza projetos em diversas áreas: arquitetura, design gráfico, design de mobiliário e de objetos, filmes, roteiros, arte e fotografia, tendo trabalhos publicados e premiados no Brasil e no exterior. Em 2013 foi vencedor do 27° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira na categoria mobiliário. É também um dos fundadores e Diretor de Comunicação da Escola da Cidade.

Daniel Trench: É bacharel em artes plásticas pela FAAP e mestre pela ECA-USP. é editor de arte da revista Serrote. desde 2007 é professor do curso de graduação em design visual da ESPM, São Paulo.

Celso Longo: Arquiteto e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Desde 2008, trabalha em parceria com Daniel Trench, desenvolvendo projetos de design gráfico voltados para as áreas editorial e cultural. Teve projetos premiados e selecionados para exibição em Bienais da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) e pelo American Institute of Graphic Arts (AIGA / NY). É professor do curso de design na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e também ministrou cursos no Istituto Europeo di Design e Senac, todos em São Paulo. Em 2009, foi curador da categoria Fluxos na 9a. Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil e, em 2013, foi jurado do concurso do cartaz do 27o. Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira e do concurso da nova identidade visual e ambiental do Centro Cultural São Paulo. Ainda em 2013, tornou-se membro da AGI (Alliance Graphique Internationale). É autor do livro Design Total / Cauduro Martino, tema de sua dissertação de mestrado sobre o escritório paulista Cauduro Martino, publicado pela Cosac Naify em 2014. É curador, com os designers Daniel Trench e Elaine Ramos, da exposição Cidade Gráfica, realizada no Itaú Cultural entre novembro de 2014 e janeiro de 2015.

Rodrigo Brancher: Estuda arquitetura e urbanismo na FAU-USP e trabalha como designer gráfico e desenvolvedor web. Em 2006, junto com 3 amigos da FAUUSP, fundou a nu, um estúdio que começou com design e se voltou para o desenvolvimento web, realizando projetos em diferentes escalas (de sites-portfólios para escritórios de arquitetura até complexos sistemas de gestão interna e lojas virtuais).

comments

173.01 concurso
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

173

173.02 expografia

Lina em casa: percursos

173.03 projeto religioso

Igreja Protestante de Luoyuan

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided