Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O projeto de arquitetura para a exposição "Lina em Casa: Percursos" foi desenvolvido com o objetivo principal de preservar a experiência espacial e a atmosfera singular da Casa de Vidro.

english
The design of the Exhibition "Lina em Casa: Percursos" (Lina at Home: Journeys) was developed with the intention to preserve the spatial experience and the unique atmosphere of Casa de Vidro.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Lina em casa: percursos. Arquitetura expositiva na Casa de Vidro. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 173.02, Vitruvius, maio 2015 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.173/5588>.


Entendendo a Casa como o maior objeto de interesse do visitante e legado da arquiteta a ser apreendido, a disposição dos expositores evita criar qualquer subdivisão espacial que pudesse gerar uma sobreposição de arquiteturas.

A disposição dos módulos expositores é livre, permitindo caminhos distintos, não lineares através do conteúdo expositivo. A estrutura metálica tubular busca em sua materialidade mínima manter a transparência, de modo que os expositores não se transformem em interrupções visuais. Duas formas-tipo definem a composição modular. O primeiro módulo é um cubo. O segundo, vertical, tem a dimensão frontal de uma porta, destacando-se da altura de caixilhos,  e profundidade mínima a sua estabilidade independente. Dentro da estrutura, caixas acrílicas e painéis estão suspensos, nos quais desenhos originais, documentos, fotos, objetos e textos se alternam.  

Os expositores modulares podem ser desmontados, armazenados e reagrupados para exposições futuras. Esta exposição marca a reabertura da Casa de Vidro ao público, sendo possivelmente o primeiro de outros eventos e exposições que revelarão ao público o enorme acervo da arquiteta armazenado na própria Casa.  O valioso legado de arquitetura expositiva deixado por Lina Bo Bardi é desafiador na proposição de uma exposição na própria residência da arquiteta. Buscou-se não mimetizar estratégias, mas buscar na própria Casa a sugestão do conceito expositivo, respeitando a linguagem da arquitetura ali presente, buscando ressaltá-la e não obstruir sua percepção.  

O conteúdo da exposição, de curadoria de Anna Carboncini e Renato Anelli, foi desenvolvido paralelamente ao conceito da arquitetura expositiva. Lina em Casa: Percursos reúne textos, fotos, documentos, croquis, correspondências e objetos que apresentam a trajetória intelectual de Lina Bo Bardi, integrando a programação do Instituto Lina e P.M. Bardi de comemoração do centenário de nascimento da arquiteta.

ficha técnica

arquitetura expositiva
Marina Correia              

cliente
Instituto Lina e P.M. Bardi

título da exposição
Lina em Casa: Percursos

período
De 12 de abril a 19 de julho de 2015

local
Casa de Vidro, Rua General Almério de Moura, 200. São Paulo- SP, Brasil.

curadoria
Anna Carboncini e Renato Anelli

organização
in.vertice comunicação e arte

identidade visual e projeto gráfico
Luciana Facchini

produção
TZM Entretenimento

cenografia e montagem
Estúdio Móbile Cenografia e Design

comments

173.02 expografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

173

173.01 concurso

Concurso Selo Artigas

173.03 projeto religioso

Igreja Protestante de Luoyuan

newspaper


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided