Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A reestruturação e expansão da base de helicópteros para segurança civil em Nimes Garons incluiu a criação de novos edifícios na instituição. O projeto visa unificar o programa e oferecer melhor compactação das construções.

english
The restructuration and expansion of the helicopter base for civil security in Nimes Garons included the creation of new buildings in their establishment seeking to unify all and offer better built compact.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Centro de manutenção de helicópteros do Grupo de Segurança Civil. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 174.01, Vitruvius, jun. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.174/5622>.


A reestruturação e expansão da base de helicópteros para segurança civil em Nimes Garons é um projeto relativamente complexo e conta com duas grandes limitações. Em primeiro lugar, o trabalho deveria ser feito sem interromper a atividade de manutenção de helicópteros, exigindo extremo rigor nas áreas das compartimentações locais e planejamento de trabalho; em segundo lugar, avaliar as questões ambientais classificadas como BBC e Very High Energy Performance (TPHE). Além disso, devem ser consideradas diferentes construções que precisam ser agregadas a uma unidade coerente.

O conjunto de propostas visa abordar estas exigências, assim como programar e otimizar o funcionamento do lugar. Desse modo, o projeto é baseado em dois eixos principais. O primeiro é a organização lógica do local. A criação de novos edifícios na instituição visa unifica-los e oferece melhor compactação das construções. O hangar principal se estende continuamente ao volume existente para permitir uma possível expansão no lado leste do edifício. A continuidade de volumes também deixa a possibilidade de transformar a área de treinamento, seguindo o mesmo cenário do atual programa. A forma superior deve auxiliar na iluminação, orientada para o norte para otimizar a eficiência luminosa, mas também garantir uma melhor gestão térmica do edifício.

Centro de manutenção de helicópteros do Grupo de Segurança Civil, Nimes Garons, França
foto Paul Kozlowski

Em segundo lugar, tentou-se demonstrar que as características arquitetônicas implementadas se destinavam a atender às expectativas ambientais em detrimento da implementação de sistemas técnicos específicos. É graças à precisão na implantação, ao um arranjo lógico de aberturas (para ventilação natural) e de revestimentos (para os ganhos de calor e para evitar o superaquecimento), mas também pelo trabalho investido no desenvolvimento de um sistema de “peles” servindo de brises que são atingidas muitas dessas metas. Esses elementos fornecem a regulação térmica, mas também garantem uma homogeneidade arquitetônica para todos os volumes e oferecem a criação de uma identidade ao projeto.

Centro de manutenção de helicópteros do Grupo de Segurança Civil, Nimes Garons, França
foto Paul Kozlowski

Por isso queremos mostrar que qualquer programa, mesmo que seja somente uma cabana, deve ser um compromisso de arquitetura para construir, além de uma ferramenta de desempenho, uma experiência real de vivência para o usuário. Finalmente, a arquitetura deve, antes de estabelecer dispositivos técnicos, garantir a qualidade ambiental de seu objeto. Espaço, matéria e materiais leves são básicos na sua implementação. É através desses desejos que alcançamos a expansão da base de helicópteros do Centro de Segurança Civil em Nimes Garons.

Centro de manutenção de helicópteros do Grupo de Segurança Civil, Nimes Garons, França
foto Paul Kozlowski

ficha técnica

projeto
Extensão do Centro de manutenção de helicópteros do Grupo de Segurança Civil

local
Nîmes Garons, França

cliente
Ministère de l'Intérieur DEPAFI-DGSCGC-GHSC (Ministry of the Interior)

autores
Arquitetos Elodie Nourrigat, Jacques Brion e Romain Jamot / NBJ Architectes

engenharia
ARCOBA

area do projeto
2200 m² construídos e 3500m² renovados

custo
5,6 Milhões €

programa
BBC THPE

data de entrega
Maio 2013

prêmio
Special Prize AMO-GrDF 2015

foto
Paul Kozlowski ©photoarchitecture

comments

174.01 edifício infraestrutural
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

174

174.02 educacional

Biblioteca e Centro de Aprendizagem (BCA), Universidade de Economia e Negógios de Viena, Áustria

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided