Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Um total de 6 novos prédios foram construídos no novo campus da Wirtschaftsuniversität Wien. A Biblioteca e Centro e Aprendizagem (BCA) de 42000m² da arquiteta Zaha Haddid surge como um bloco poligonal do centro do campus universitário.

english
A total of 6 new buildings have been constructed on the WU campus. The 42,000m² Library and Learning Centre (LLC) by Zaha Hadid Architects rises as a polygonal block from the middle of the new university campus.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Biblioteca e Centro de Aprendizagem (BCA), Universidade de Economia e Negógios de Viena, Áustria. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 174.02, Vitruvius, jul. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.174/5623>.


A universidade de Economia e Negócios de Viena (WU, Wirtschaftsuniversität Wien) abriu seu novo campus para ensino e pesquisa para 25000 estudantes e 1500 professores, pesquisadores e funcionários administrativos. WU é a maior instituição de economia, negócios, direito e ciências sociais da União Europeia. Um total de 6 novos prédios foram construídos no campus da WU localizado entre Viena Messe e Prater Park na Welthandelsplatz.

A Biblioteca e Centro e Aprendizagem (BCA) de 42000m² da arquiteta Zaha Haddid surge como um bloco poligonal do centro do campus universitário. O design adquire a forma de um cubo com fachadas inclinadas e verticais. No interior, essas beiradas retas se tornam curvilíneas e fluidas para permitir iluminação, visibilidade e conexões ao longo do prédio.

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, passarelas e escadas. Zaha Hadid Architects
Foto Roland Halbe [Foto divulgação]

O programa da BCA inclui livraria, café, gráfica, área de convivência, salas de aula e auditório, entretanto seus dois componentes principais são a biblioteca com as áreas de estudo e as salas administrativas. Esses dois volumes são separados pelos fossos que cortam o prédio.

A entrada da BCA encontra a praça principal do campus e leva para o grande fórum central que serve de ponto de encontro e reunião da WU. Rampas e escadas largas levam da entrada à biblioteca central que se estende afunilando pelos seis pavimentos do prédio. Os dois andares superiores abrigam a sala de leitura e os espaços de estudos com vista para a Prater Park.

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, espaço de estudos. Zaha Hadid Architects
Foto Roland Halbe [Foto divulgação]

Todas as outras facilidades dentro da BCA estão instaladas em um volume separado que também se divide, tornando-se dois laços separados se entrecruzando para conformar o espaço de reunião central.

Como requisitado pelo edital do concurso de 2008, todos os projetos da WU são desenvolvidos seguindo orientações estabelecidas por consultores usando sistemas de certificados internacionais (LEED, BREAM, DGNB). O projeto austríaco klima:aktiv e o último OIB-guidelines:

– Cada prédio deve conter uma recuperação de calor de 75%

– Cada prédio deve possuir sistemas de controle de iluminação natural

– Requerimentos que regulam aquecimento, resfriamento e ventilação otimizados

– 50% do aquecimento e resfriamento deve ser coberto com energia geotermal

– Salas de servidores computacionais (data centers) precisam usar sistemas de recuperação do calor dispersado

O total investido para o novo campus da WUé de 492 milhões de euros. Em adição à Biblioteca e Centro de Aprendizagem, o novo campus abriga os seguintes projetos:

– BUSArchitecture: Plano piloto e Salão de leitura

– Hitoshi Abe: Centro estudantil

– Eduardo Arroyo: Escritórios Acadêmicos

– Estudio Carme Pinos: Outros departamentos acadêmicos

– CRABstudio: Administração e reitoria.

Conceito Arquitetônico

O interior da BCA é revelado pela circulação externa do plano piloto que mapeia os diferentes níveis do edifício. As linhas retas do exterior do prédio se separam enquanto se projetam para dentro deste, se tornando curvilinear e fluido para gerar as formas livres do fosso interno que serve de praça central assim como cria os corredores e passarelas garantindo transições suaves entre diferentes níveis.

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, esquema de fluxos. Zaha Hadid Architects

Projeto de Programa

O foco do projeto de programa é claramente definir as diferentes áreas do edifício. O programa é traduzido em um objeto tridimensional que delimita o espaço em torno do pátio central, dos corredores e fossos. O bloco principal do prédio abriga a área de serviços, o centro de aprendizagem e a biblioteca de economia, com espaço de serviços estudantis e administração da biblioteca no bloco menor.

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, esquemas espaciais. Zaha Hadid Architects

Circulação Interna

Da entrada principal da BCA, visitantes podem caminhar diretamente para o auditório central que também funciona como um grande pátio banhado de luz natural. Um sistema de rampas leva do auditório à entrada da biblioteca e os serviços central no primeiro pavimento. A segurança e os armários estão localizados no mezanino, abaixo.

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, esquema de acessos. Zaha Hadid Architects

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, esquema de acessos. Zaha Hadid Architects

Visitantes podem acessar a biblioteca e os escritórios de administração estudantil pelas rampas e escadas helicoidais subindo do primeiro andar. As diferentes áreas nos pavimentos superiores são conectadas por plataformas, passarelas, terraços e galerias.

Biblioteca e Centro de Aprendizagem, Universidade de Economia e Negógios de Viena, esquema de acessos. Zaha Hadid Architects

ficha técnica

projeto
Biblioteca e Centro de Aprendizagem (BCA)

local
Viena, Austria

data
2008 / 2013

situação
finalizado 

cliente
Universidade de Economia de Viena

dimensão
28,000 m²

design arquitetônico
Zaha Hadid e Patrik Schumacher

projeto arquitetônico
Cornelius Schlotthauer

equipe de elaboração de projeto
Enrico Kleinke Markus Planteu Vincenco Cocomero Peter Irmscher Katharina Jacobi Constanze Stinnes Peter Hornung Frédéric Beaupère Mirjam Matthiessen Marc-Philipp Nieberg Tom Finke Kristoph Nowak Susanne Lettau Jahann Shah Beyzavi Florian Goscheff Daniela Nenadic Judith Wahle Rassul Wassa Julian Breinersdorfer Nastasja Schlaf Muhammed Patat Elisabeth Dirnbacher

engenheiros estruturais
Vasko e Partner Ingenieure

engenheiros M&E
Vasko und Partner Ingenieure

engenheiros de fachada
ARUP Deutschland GMBH

engenheiros de iluminação
Arup Berlin

segurança contra incêndio
HHP West, Bielefeld

supervisionamento de obra
Ingenos Gobiet ZT GmbH IC Consulenten Ziviltechniker GmbH

equipe de concurso de projeto
Cornelius Schlotthauer Marc-Philipp Nieberg Enrico Kleinke Kristoph Nowak Stefan Rinnebach Romy Heiland Richard Baumgartner

comments

174.02 educacional
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

174

174.01 edifício infraestrutural

Centro de manutenção de helicópteros do Grupo de Segurança Civil

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided