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projects ISSN 2595-4245


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Projeto segundo lugar do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015. Os programas usos são dispostos em cotas acima e abaixo do térreo, que por sua vez é ocupado por área livre conectada aos uso públicos do bairro.

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PORTAL VITRUVIUS. Estúdio Madalena. Projeto segundo lugar do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 176.02, Vitruvius, ago. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.176/5643>.


A intenção principal do projeto foi criar uma praça no térreo, conformado pela extensão do passeio público e preservando a vista para a paisagem existente: em um primeiro plano, composta por casas de até dois andares, e, ao fundo, prédios altos marcando a ocupação característica do bairro de Pinheiros. Tirando o proveito da topografia original do terreno, essa praça-belvedere reafirma a vocação do bairro da Vila Madalena como possuidora/provedora de diversas situações de promenade, capazes de surpreender os pedestres que por ali circulam.

O programa que nos foi exigido pelo cliente contemplava dois programas completamente distintos: um espaço destinado à moradia e outro ao trabalho. Como não havia uma predefinição desses espaços, tivemos a oportunidade de nos apropriar do terreno em sua capacidade máxima permitida pela legislação. Portanto, o edifício desenvolve-se em dois volumes independentes para baixo e para cima da praça, cada qual com funções totalmente distintas, e mantendo a cota da rua desimpedida, livre de quaisquer obstáculos.

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

O terreno originalmente apresentava uma declividade acentuada e, a fim de permitir a integração de seu térreo com o passeio público, foi proposto um embasamento construído que reconfigura a topografia. Por estar abaixo do nível da rua, pode se ocupar o máximo da largura (perímetro) do lote, respeitando os recuos necessários. Esse embasamento organiza-se em dois espaços em um mesmo nível, interligados por pátios que acompanham o desnível do terreno.

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

A circulação vertical está estrategicamente instalada em uma das laterais da edificação. Um elemento capaz de transitar entre duas situações opostas sem obstruir o vazio externo ou os espaços construídos internamente. Suspenso por pilotis, o segundo volume é composto por dois pavimentos com plantas livres – característica comum em todo o projeto – provendo flexibilidade na apropriação pelos espaços aos usuários.

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

A construção teve o orçamento disponível como premissa principal. Para tanto, seguiu-se o método construtivo de uma obra recente do escritório no mesmo bairro: o Bar Mundial foi construído em estrutura metálica e painéis de concreto pré-fabricados, o que acelerou o tempo de execução da obra. Esse sistema de pré-fabricação com elementos de concreto foi desenvolvido pelo escritório com o intuito de subverter o uso de um material largamente empregado no Brasil. Frequentemente utilizados para a concretagem de lajes maciças, os painéis são aqui utilizados na vedação do edifício, em duplas que dão forma a paredes ocas executadas em tiras de 25 cm de largura com altura variável.

O embasamento foi feito em estrutura convencional de concreto tornando-se um muro pré-condicionado a desempenhar a função de consolidação do terreno. Foram intercalados painéis de concreto maciço e painéis ocos, prevalecendo a primeira opção em situações de contato com o solo e nas lajes que conformam a praça de acesso.

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

Estúdio Madalena, diagrama de montagem, São Paulo, 2015. Apiacás Arquitetos

O volume suspenso é estruturado em vigas e pilares metálicos, que conferem leveza em sua execução. O sistema de painéis ocos é utilizado não somente nas vedações, mas também desempenham a função de laje em virtude de sua enorme capacidade de resistência mecânica - a laje foi pensada como uma sequência de vigas treliças com banzos (superior e inferior) em concreto e em ferro na sua armação interna. A construção desse volume suspenso foi feita, portanto, com a maior rapidez, já que não havia a necessidade de concretar o miolo da laje. Este aspecto reduz a carga na estrutura metálica e o custo final da obra.

A princípio um limitante para este projeto, a condição orçamentária acabou nos motivando a investigações de novas alternativas construtivas. Seu êxito consiste na execução de um espaço que não exigiu grande investimento e sem desperdício de materiais.

ficha técnica

localização
Rua Madalena 70, Vila Madalena, São Paulo SP

arquitetura
Apiacás Arquitetos

construção
Apiacás Arquitetos

autores
Anderson Freitas
Acácia Furuya
Pedro Barros

colaboradores
Bárbara Francelin
Marcelo Otsuka
Daniela Andrade
Maria Wolf
Ana Julia Chiozza
Leonor Vaz Pinto
Felipe Zorlini
Adriana Domingues
Matheus D’Almeida
Gabriela de Moura Campos
Lorran Siqueira
Vitor Costa
Francisco Veloso
Renato Kannebley
Accácio Mello

área do terreno
500m2

área construída
250 m2

Projeto estrutural
CCT Engenharia

Projeto de fundação
VWF Fundações

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176.02 edifício urbano
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176

176.01 intervenção urbana

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