Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
PARALER é o projeto de uma nova calçada, de autoria da artista plástica Regina Silveira, para ligar os dois acessos da Biblioteca Mário de Andrade: Consolação e São Luís.

english
PARALER (TOBEREAD) is a public art piece, done as a permanent 1000 square meters sidewalk, located around the historical building of the Mario de Andrade City Library, downtown São Paulo.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Paraler. A nova calçada da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 177.02, Vitruvius, set. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.177/5692>.


“Paraler pretende um uso quotidiano, o mesmo das calcadas comuns, pelos pedestres que circulam naquela via central da cidade. Mas também quer oferecer uma qualidade diferente da percepção das calcadas 'normais': uma qualidade poética, aderida permanentemente à imagem recortada em piso cerâmico.

O bordado em ponto de cruz deve se oferecer aos pedestres como um poema visual a ser percorrido e lido de muitas maneiras e ao mesmo tempo como um signo de cuidado e desvelo - há muitos séculos aderido a este fazer artesanal - neste caso por nossos passeios e espaços públicos.”

Regina Silveira

Paraler, montagem das peças na fábriga. Regina Silveira [acervo de Regina Silveira]

Proposta museográfica

O projeto Paraler propõe a realização de uma obra de arte permanente, na forma de uma calçada em via pública, para uso de pedestres,  especificamente localizada no passeio que rodeia o prédio da Biblioteca Mario de Andrade, no centro da cidade de São Paulo. A calçada proposta traz a imagem da palavra biblioteca como motivo central, escrita inúmeras vezes em diferentes alfabetos e idiomas, com a visualidade e sintaxe de um bordado em ponto de cruz.  Com este partido, Paraler se propõe a funcionar como uma espécie de logotipo multi-cultural, conectando as duas entradas do edifício: a entrada da Rua da Consolação com a entrada da Avenida São Luis.

O material proposto para a construção da calcada é um porcelanato rústico e anti-derrapante, em diversas cores. Para esta finalidade as lajotas de porcelanato deverão ser totalmente recortadas em máquina, de modo a obter as pequenas unidades de 10 cm que funcionarão como elementos modulares que formarão a trama de bordado em ponto de cruz . Já as figuras mais delineadas das agulhas com linhas de bordar, que comparecem em dois lugares da imagem, determinam cortes feitos com jato de água, a partir de desenhos vetorizados.

As palavras serão formadas pela montagem das unidades recortadas, com recurso a sistemas de telagem, até formar paineis maiores que facilitem a aplicação no local, com argamassa industrializada.  A aplicação estará sistematizada pela organização dos conjuntos  de palavras, conforme diagramas realizados previamente.

Paraler, preparação para instalação da calçada. Regina Silveira [acervo de Regina Silveira]

Paraler é portanto, o projeto para uma calcada normal, de uso comum e  permanente, executada com materiais de boa qualidade, cujo diferencial são os dados artísticos da imagem e sua significação. Neste particular sublinha-se não apenas sua apreensão pelos transeuntes como uma sinalização peculiar e multicultural do edifício, por juntar a palavra “biblioteca” em português (a mesma para o italiano e espanhol)com escritas em coreano, grego, alemão, russo, arábico, japonês, chinês, hebraico e outros mais (em que as agulhas e linhas de um bordado em progresso indicam a incompletude da série),  mas também a capacidade que esta imagem tem, enquanto visualidade de um bordado em ponto de cruz,  de associar-se `as práticas populares de fazer alfabetos bordados,  que vem de períodos remotos da historia e é compartilhada por muitas culturas do mundo.

O projeto Paraler foi desenhado para conviver com os canteiros existentes e também com os equipamentos públicos de calçadas normais ja presentes no local. Sua configuração geral integra as marcações para deficientes visuais, os bueiros, os postes e cabines telefônicas e tudo que ja está lá, na suposição de constituir-se numa visualidade suficientemente forte para juntar todos os elementos.  Não requer iluminação específica, nem qualquer tipo de cuidado especial que não seja  a manutenção  habitual e recomendável para calçadas em áreas de alta circulação, que devem ser mantidas limpas e sem buracos. A aquisição do material que consta no orçamento do projeto previu uma boa porcentagem de peças em estoque para futuros reparos, quando forem necessários.

Paraler, instalação da calçada. Regina Silveira [acervo de Regina Silveira]

ficha técnica

objeto
porcelanato recortado e aplicado com técnicas de mosaico à calçada da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo.

financiamento
projeto proposto à Lei de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura pela Associação Amigos da Biblioteca Mario de Andrade.
Lei Rouanet, PRONAC XXX 

projeto
Regina Silveira

área
1000 m2 aprox.

patrocínio
Itaú

apoio
Itaú Cultural
Biblioteca Mario de Andrade
Prefeitura de São Paulo

produção e execução técnica
Ronald Monreal e Artvista Cap e Serv. Dec. Ltda

desenho gráfico
Eduardo Verderame

reserva técnica
material de reposição armazenado no subsolo da própria biblioteca.

comments

177.02 intervenção permanente
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

177

177.01 residência unifamiliar

Casa Maracanã

177.03 Projeto de revitalização

Mirante 9 de Julho

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided