Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Projetado e construído em apenas três meses, o conjunto bar/piscina/galeria foi planejado para o evento da Casa Cor MG 2014 como uma espécie de belvedere.

english
Designed and built over just three months, the “Bar-Pool-Gallery” was planned for the Casa Cor MG 2014 as a kind of a hilltop belvedere.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Conjunto bar/piscina/galeria. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 179.01, Vitruvius, nov. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.179/5801>.


Projetado e construído em apenas três meses, o conjunto bar/piscina/galeria foi planejado para o evento da Casa Cor MG 2014 como uma espécie de belvedere. O terreno está localizado na área central de um condomínio “refúgio de fim de semana” (Villa Gaya), uma série de bangalôs com infraestrutura de hotel que se abrem para a paisagem deslumbrante da região de Nova Lima, a 12 km de Belo Horizonte.

O projeto se resume a duas construções bem simples com um espaço aberto em comum. A BCMF ficou responsável pelo projeto do Bar e a MACh pelo projeto da Galeria. As áreas livres (piscina e deck) que integram as duas estruturas e programas foram projetadas a quatro mãos pelas duas empresas que, além de parceiras freqüentes, dividem o mesmo espaço de trabalho desde 2010.

Bar/piscina/galeria, croquis. BCMF arquitetos + MACh arquitetos

O bar é basicamente um “tubo quadrado” de concreto aparente que se projeta com 10m de balanço sobre o talude do terreno, apontando para a paisagem. Em função dos vizinhos no seu entorno e da topografia acentuada, o volume horizontal do bar foi implantado perpendicularmente às curvas de nível (no sentido norte-sul, orientação oposta à dos bangalôs), tentando abrir o máximo de espaço vazio para a piscina e o deck, que se desdobra no teto da galeria. O volume é extremamente simples (um prisma de 3 x 5 x 25 m), se contrastando com os bangalôs do condomínio pela sua geometria básica e pela austeridade no uso dos materiais.

Os espaços internos são organizados em sequência linear, de uma ponta a outra do tubo: varanda de entrada,  área de espera, bar que se abre para fora e para dentro, e o grande salão principal que termina em uma outra varanda na ponta do balanço, enquadrando a paisagem. No teto, a modulação da laje nervurada é usada para uma série de zenitais “pixeladas” que trazem luz para o miolo do ambiente, enquanto o piso é uma extensão do deck da piscina. Os móveis simples e delicados, e a suave luz artificial das luminárias (interiores de Ana Bahia) contrastam com a rudeza do concreto, conferindo um ar despojado e informal ao ambiente.

Bar/piscina/galeria, maquete física. BCMF arquitetos + MACh arquitetos [Foto divulgação]

Bar/piscina/galeria, maquete física. BCMF arquitetos + MACh arquitetos [Foto divulgação]


A galeria é o único elemento arquitetônico semienterrado em todo o condomínio. Essa estratégia de implantação, em contraponto aos volumes dos bangalôs, permite uma visão panorâmica da paisagem e a criação de um deck elevado sobre a laje de cobertura, em extensão natural à área da piscina.

A arquitetura é definida por duas caixas de concreto aparente: uma formada pela laje do piso e paredes, outra invertida, formada pela laje de cobertura e vigas. Perfis metálicos servem de apoio entre as duas caixas, gerando uma fresta horizontal – entrada de luz que também permite visadas a partir da piscina. O percurso de acesso, em rampa, é também utilizado como elemento de fruição da paisagem, em um jogo de revelação e ocultamento, que culmina na abertura total para a vista do vale no interior do ”bunker”, em situação semelhante à do bar.

ficha técnica

local
Nova Lima MG

cliente
Casa Cor MG

data
Dezembro 2014

arquitetura
BCMF Arquitetos (Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi) + MACh Arquitetos (Fernando Maculan e Mariza Machado Coelho)

interiores (bar)
Ana Bahia

exibição (galeria)
Mostra Pau Ferro Cultural (curadoria Luciana Garcia Waisberg)

equipe
Patrícia Bueno, Vanessa Couto, Pedro Pereira, Yi Wang, Mateus Lira e Marcela Figueiredo

projeto estrutural
Conceptus Projetos Estruturais (Sérgio Carvalho) e Antônio Victor (Piscina)

consultoria
Ambiente Piscinas

área
Bar 125m2
Piscina 340m2
Galeria 110m2

fotos
Gabriel Castro e Jomar Bragança

comments

179.01 muntifuncional
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

179

179.02 homenagem

Sobre a arquitetura de Carlos Lemos

Hugo Segawa

179.03 habitação

Casa na Ponta do Pulso, Ubatuba SP

179.04 residência unifamiliar

Residência Sousas 2

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided