Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida adotaram como partido arquitetônico para a casa de campo em São Francisco Xavier usar um antigo terrapleno como espaço externo de vivência, incrustando a casa no terreno com declive acentuado.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa de Meia Encosta. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 182.01, Vitruvius, fev. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.182/5922>.


A geometria da construção evidencia o embate entre a pendente natural da encosta e o plano construído. Implantada justamente sobre o muro de contenção – baliza do único patamar disponível neste terreno íngreme – a casa se configura como uma zona de interseção entre montanha e platô.

A obra se situa nos arredores da cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. Um dos desafios enfrentados foi a declividade acentuada do terreno, que já possuía um pequeno terrapleno, remanescente de uma construção antiga. Uma solução usual é construir justamente sobre a área planificada, mas, devido às dimensões do patamar disponível, essa opção levaria a um confinamento indesejável. Como em uma residência de campo as áreas exteriores são tão importantes quanto os espaços do interior, implantamos a casa à meia encosta, liberando a maior parte da área plana do terreno para a vivência do espaço externo. A sala e a cozinha ficam em nível com este patamar, que é animado pelos usos coletivos da casa. Uma grande porta de correr permite que a mesa da sala seja facilmente levada ao jardim, para um eventual almoço ao ar livre. A alguns metros acima do patamar principal estão os três quartos e seus respectivos banheiros, incrustados na montanha. Os quartos são espaços menores e mais escuros que também oferecem a possibilidade de sair em nível com a parte superior do terreno e pisar diretamente a grama.

Casa de meia encosta, São Francisco Xavier SP, 2013. Arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida
Foto Pedro Kok

Para permitir experiências que contrastem com a vida nos apartamentos da cidade, uma variedade de percursos foi proposta partindo do aproveitamento da topografia existente. A inclinação da cobertura remete ao perfil original do terreno, mas é no muro de arrimo que a interface entre natureza e construção encontra a sua expressão mais palpável, portanto o desenho desta peça catalisa boa parte das intenções do projeto. O muro tem em sua extensão quase o triplo da largura da residência, sua continuidade é a extensão da vivenda ao exterior.

Casa de meia encosta, São Francisco Xavier SP, 2013. Arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida
Foto Pedro Kok

A sensação de escala obtida no percurso por este mesmo elemento, quando abrigado ou descoberto, é distinta. A escada que arremata o intervalo desta parede de contenção se repete, espelhada, dentro e fora da casa. Ou seja: sempre que se desce o primeiro lance em direção à sala, de frente e através da vidraça, se vê o lance oposto ascendendo no jardim. Esta imagem, misto de transparência e reflexo, indica que o interior da casa é apenas o trecho ocasionalmente coberto na construção de um recinto mais extenso.

Casa de meia encosta, São Francisco Xavier SP, 2013. Arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida
Foto Pedro Kok

Jogar com a percepção de escala é um contraponto à previsibilidade dos espaços vividos no cotidiano urbano. Esse jogo também é proposto na primeira aproximação da casa, como o acesso voltado à estrada se dá a meio nível, sempre se chega por um pequeno platô elevado que dá a impressão de uma construção menor e mais baixa. Assim o contraste entre a primeira impressão exterior e o espaço amplo e iluminado da área de estar é enfatizado.

Casa de meia encosta, São Francisco Xavier SP, 2013. Arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida
Foto Pedro Kok

 

ficha técnica

projeto
Casa de meia encosta

autoria
Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida

local
São Francisco Xavier, São Paulo, Brasil

data do projeto
2013

áreas
Terreno: 2560m2
Construída: 115m2

estrutura de madeira
Stamade consultoria em estruturas de madeira

fundações
Edu Botelho Baraúna Junior

construção
Marcos Roberto de Almeida e equipe

fotos
Pedro Kok

comments

182.01 residência unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

182

182.02 edifício institucional

Escola Marquesa de Alorna

182.03 teatro

Teatro invisível no rio Spree

Carlos M Teixeira

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided