Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects  


abstracts

português
Como um ferry boat, a plataforma flutuante é marcada por um espelho d’água de 25 cm, mesclando-se com a lâmina d’água do rio e visando uma paisagem única vis-à-vis os bancos do Spree.

english
The Performance Deck is marked by a 25cm-deep water mirror all over it, its surface mixing with the river and aiming a unison landscape vis-a-vis the Spree banks.

how to quote

TEIXEIRA, Carlos M.. Teatro invisível no rio Spree. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 182.03, Vitruvius, fev. 2016 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.182/5942>.


Proposto para o rio Spree em Berlim, a grande ambição do Teatro invisível é não ser notado: um lugar que mimetiza-se com o rio e exerce sua presença tão sutilmente quanto possível. Como um ferry boat, a plataforma flutuante é marcada por um espelho d’água de 25 cm, mesclando-se com a lâmina d’água do rio e visando uma paisagem única vis-à-vis os bancos do Spree.

O Teatro será uma celebração do rio, incentivando peças que explorem coreografias com a água. Uma miríade de ocupações espontâneas também podem se desdobrar nesta plataforma: uma pista de patinação no gelo ou local para competições de curling no inverno; uma praia com chaises longues e guarda-chuvas durante o verão; um campo enevoado para se passear em meio à bruma durante o outono; ou um lugar para se desfrutar das vistas para o rio em uma manhã de primavera.

O deck de performances está localizado acima da plataforma técnica, que é acessível através de duas circulações verticais separadas: uma para funcionários / performers; e outra para o público. A sala de ensaio também pode ser usada como plateia subterrânea, com vista contre-plongée privilegiada do palco no andar de cima. As companhias de teatro / dança poderão explorar o espelho de água como quiserem – usando, quando necessário, o deck de performances no modo seco. Este modo é possível pois o navio está equipado com um tanque lastro para compensar diferentes cargas (ver seções). A balsa também conta com uma estação de tratamento de água integrada e um dispositivo de aquecimento da água.

Teatro invisível, isométrica da construção do teatro. Carlos M. Teixeira

ficha técnica

autor
Carlos M Teixeira

colaboradores
Daila Araújo, Leonardo Rodrigues e Frederico Almeida

comments

182.03 teatro
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

182

182.01 residência unifamiliar

Casa de Meia Encosta

182.02 edifício institucional

Escola Marquesa de Alorna

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided