Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O ginásio esportivo do Colégio São Luís é parte de um planejamento arquitetônico realizado e implantado ao longo de 12 anos em vários setores da escola, com o objetivo de melhor adequá-la a seus princípios educacionais.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Ginásio de Esportes do Colégio São Luís. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 186.02, Vitruvius, jun. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.186/6080>.


O Ginásio de esportes do colégio São Luís é parte de um planejamento arquitetônico realizado e implantado ao longo de 12 anos em vários setores da escola, com o objetivo de melhor adequá-la a seus princípios educacionais.

A reorganização do setor esportivo demandava objetivamente o aumento da oferta de espaço para atividades  de educação física – em uma obra sem acréscimo de áreas e sem interromper as atividades cotidianas da escola.

Ocupando a mesma área do edifício anterior, demolido para a obra, o Ginásio ampliou o número de suas quadras esportivas de uma para quatro, sendo duas em um campo gramado na laje de cobertura e outras duas que surgem a partir do recolhimento de uma arquibancada retrátil.

Ginásio colégio São Luis. Urdi arquitetura.
Foto Nelson Kon

A opção pela arquibancada retrátil em apenas um lado permitiu a liberação das fachadas externas para uma relação visual direta com a cidade e, principalmente com as enormes árvores que circundam a esquina onde o edifico está implantado.

O controle climático é uma das características principais do novo ginásio. A temperatura confortável e a renovação de ar dentro do edifício são garantidas pelo design das fachadas, com aberturas permanentes estrategicamente posicionadas para trazer ar fresco constantemente para as quadras, e vidros que controlam a radiação solar recebida.

Ginásio colégio São Luis, escadarias arquibancada. Urdi arquitetura.
Foto Nelson Kon

A possibilidade de abrir as portas deslizantes na fachada norte do edifício ajuda a controlar a intensidade dos ventos ao longo das estações do ano. O desenho angulado dos brises permitem a ventilação constante sem expor os alunos em dias de chuva, além de diminuir a incidência da radiação solar dentro do edifício.

A iluminação natural é abundante, filtrada por diferentes tratamentos dos vidros de cada fachada, e toda a água de chuva é recolhida em um reservatório de 60 mil litros e reaproveitada na própria manutenção do edifício.

O conjunto todo recebeu tratamento acústico para acolher não somente eventos esportivos, mas também os eventos institucionais e culturais da escola. Apoiado por uma infraestrutura cenotécnica completa, o espaço tem seus tempos de reverberação e isolamento acústico calibrados para que qualquer uso pretendido tenha conforto e excelência, sem incomodar a vizinhança.

Ginásio colégio São Luis, esquina das ruas Haddock Lobo e Luis Murat. Urdi arquitetura.
Foto Nelson Kon

Todo espaço criado foi concebido para incentivar o convívio, transformando quadras, arquibancadas e corredores em pontos de encontro e descanso, sempre integrados à referência visual da cidade.

Coroando uma década de renovação arquitetônica, o Ginásio do Colégio São Luís representa uma nova fase na longa história da instituição. Uma escola que se conecta com a cidade – vendo e sendo vista através de seus edifícios, acolhendo com excelência e generosidade não apenas seus alunos, mas toda a comunidade.

ficha técnica

local
São Paulo, SP

data do início do projeto
2010

data da conclusão da obra
2015

área do terreno
5.480m²

área total da intervenção
9.062 m²

arquitetura
Urdi Arquitetura – Alberto Barbour e Alexandre Cavalheiro Liba (autores); Larissa Castellani Selingardi, Flávia Neves Saccardi, Fernando Martins,  Karen Miyabe Ueda; Thiago Kubo, César Rodrigues dos Santos; Marilia Toledo e Marina Simões Frade (equipe); Elizabeth Eira Hwang, Daiane Hea Mi Lee, Letícia Lombard-Platet e Carolina Miranda Andrade (estagiárias)

acústica
Sresnewsky - Acústica e Tecnologia

fundações
MGA

estrutura de concreto
DeLuca Engenharia

estrutura metálica
Companhia de Projetos

luminotécnica
Franco Associados

impermeabilização
PROASSP

instalações
Ramoska & Castellani

caixilhos
Paulo Duarte Consultores

audio, vídeo e sonorização
Loudness

ar condicionado e exaustão
LS Sistemas

proteção e combate a incêndio
Rocca Forte

cenotecnia e Iluminação Cênica
URDI Arquitetura

construção
Zaori Engenharia e Construções

cliente
Colégio São Luís

gerenciamento
IPE - Implantação Planejamento e Engenharia Ltda

fotos
Nelson Kon

fornecedores
OWA (painéis acústicos); Telem (mecânica cênica); Recoma (piso madeira); Ecopietra (pisos); Pertech (revestimento de fachada e internos); Dorma (portas deslizantes); Neocom (divisórias dos sanitários); Hunter Douglas (forros, brises e revestimentos de fachada); Glassec (vidros); A&T Brasil (arquibancada retrátil); Atlas Schindler (elevadores); Philips e OM (iluminação); BMC construções metálicas (estrutura metálica).

comments

186.02 ginásio esportivo
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

186

186.01 equipamento público

Parklets

Guilherme Gambier Ortenblad

186.03 estrutura temporária

Terraço dos Resedás

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided