Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Ao instalar um belvedere na rua que abriga os principais eventos no município de Louveira, o projeto aponta para a possibilidade da real ocupação do espaço público pela população, que lhe atribui espontaneamente os mais diversos usos.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Terraço dos Resedás. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 186.03, Vitruvius, jun. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.186/6085>.


Antecedentes históricos

O município de Louveira localiza-se entre as cidades de Jundiaí e Vinhedo. Tem uma população de aproximadamente vinte sete mil habitantes, e é cortada pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes e por uma estrada de ferro, a antiga CIA Paulista de Estrada de Ferro. A cidade preserva em grande parte a área rural e o centro formado pela igreja e a estação ferroviária praticamente não se define claramente, a não ser pela concentração de um pequeno comércio e algumas agências bancárias ao longo da conhecida “Estrada Velha de Campinas” paralela a estrada de ferro e denominada Rua João Niero neste trecho. A cidade praticamente permanece no anonimato pelo fato de estar situada entre as cidades de Jundiaí e Vinhedo e pela sua pequena extensão territorial.

É grande o esforço da atual administração para que a cidade seja conhecida e reconhecida. Para que isto aconteça foi desenvolvida uma campanha publicitária denominada “Saindo do Casulo”; deixando de ser uma larva para se transformar em uma linda borboleta.

Reforçar e caracterizar melhor “o velho centro” as margens da estrada velha de Campinas e da estrada de ferro foi o grande desafio, pois tudo que existia eram um muro de arrimo e um talude entre as Ruas Nicole Tarallo e José Niero.

A Rua Nicole Tarallo embora sem área para pedestre e em um nível mais alto servia tradicionalmente para que uma platéia de alguns milhares de pessoas apreciassem os eventos da cidade tais como os desfiles de carnaval, o de aniversário da cidade e os festejos da Independência do Brasil (foto), eventos que acontecem desde 1964 quando o Bairro de Louveira que pertencia a Vinhedo foi emancipado e transformado em município.

O projeto

Louveira tem hoje praticamente a área rural remanescente da região e a produção de frutas (uva, figo, etc) tem a maior concentração em seu município.

Faz parte de sua estratégia política consolidar como município eminentemente rural e de que toda intervenção que aconteça estejam impregnadas conceitualmente dessas referências. A leitura deste antecedente histórico e a intenção política levaram o nosso escritório a optar por um repertorio tecnológico que reforçassem esse caminho.

Madeira certificada, eucalipto tratado em alto clave, ladrilho hidráulico com a borboleta estilizada foram eleitos para criar e materializar esta intervenção urbana.

Consolidar como “belvedere” para os eventos acima citados, criando condições para que a população se aproprie desse espaço urbano de forma confortável, revitalizando e requalificando a vizinhança de tal forma que permanentemente seja utilizado para eventos culturais.

Batizado como “Terraço dos Resedás”, nome escolhido após concurso publico nas escolas da região, foi inaugurado em julho de 2003.

E.T. Talvez seja este um exemplo de “Acupuntura Urbana” conceituado por Jaime Lerner.

ficha técnica

Realizado para a 7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, 2007.

projeto
2003

conclusão da obra
2004

revitalização
2015

área aproximada
10.000,00m2

arquitetura e Urbanismo
Douglas Piccolo e Cibele Correard Piccolo

estrutura
Engenheiro Ricardo Azeredo Passos Candelária

paisagismo
Prefeitura Municipal de Louveira

fundações
Infrasolo

Execução da Obra
FBS – Construção Civil e Pavimentação Ltda.

fornecedores

madeira
Currais Paulista (certificada, eucalipto tratado)

ladrilho hidráulico
Ivaí Pisos

fotos
Cinara Correard Piccolo

comments

186.03 estrutura temporária
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

186

186.01 equipamento público

Parklets

Guilherme Gambier Ortenblad

186.02 ginásio esportivo

Ginásio de Esportes do Colégio São Luís

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided