Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Residência Atibaia projetada por Bernardo Telles em Atibaia, SP oferece aos seus usuários o enquadramentos da paisagem ao seu redor, o morro do Saci e a Pedra Grande.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Residência Atibaia. Projetos, São Paulo, ano 17, n. 196.01, Vitruvius, abr. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/17.196/6507>.


Localizada entre duas referências geográficas na cidade de Atibaia/SP, o morro do Saci e a Pedra Grande, a casa busca oferecer aos seus usuários o enquadramentos da paisagem ao seu redor.

Um vazio central caracteriza-se como elemento de organização espacial a partir da articulação entre dois blocos com funções bem definidas: serviço/convívio e área íntima.

Esse vazio, uma generosa varanda, contém a área de circulação que liga os blocos e os pavimentos entre si enfatizando os setores da casa. Além disso, protege a construção do sol excessivo e prolonga a área de estar a fim de se criar um único e grande espaço de convívio sem delimitação clara entre interior e exterior.

O sistema construtivo é consequência das características de cada setor e sua relação com a paisagem: Estrutura metálica e vidro para um espaço de convívio livre e aberto as visuais externas; alvenaria estrutural para a área dos quartos com espaços introspectivos e protegidos. Dessa forma, busca-se uma dinâmica racionalizada entre equipes complementares na execução da obra, assim como uma expressão arquitetônica para a casa.

Residência Atibaia, volumetria, Atibaia SP, 2008. Arquiteto Bernardo Telles.
Imagem divulgação

ficha técnica

projeto
Residência Atibaia

arquitetura e obra
Bernardo Telles

construção
Arquimedes de Lima

estrutura metálica
Mauro e Donizete Rezende

calculo estrutural
WGA engenharia

local 
Atibaia, SP

datas
início da obra: 2008
conclusão: dezembro 2008

áreas
terreno: 563,00 m²
área construída: 353,77 m²

comments

196.01 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

196

196.02 crítica

Pritzker a seis mãos

Silvio Sguizzardi and Marcio Novaes Coelho Jr

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided