Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Residência Praia Vermelha, projeto dos arquitetos Lua Nitsche e Pedro Nitsche, do Nitsche Arquitetos, foi projetada como uma estrutura suspensa, a fim de preservar ao máximo a mata nativa intocada do local.

english
The Red Beach Residence, designed by the architects Lua Nitsche and Pedro Nitsche, of Nitsche Architects, was designed as a suspended structure in order to preserve to the maximum the unspoilt native forest of the place.

español
La Residencia Playa Roja, proyecto de los arquitectos Lua Nitsche y Pedro Nitsche, del Nitsche Arquitectos, fue proyectada como una estructura suspendida, a fin de preservar al máximo la selva nativa virgen del lugar.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Residência Praia Vermelha. Projetos, São Paulo, ano 18, n. 216.04, Vitruvius, dez. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.216/7197>.


A casa da Praia Vermelha foi o desafio de construir num morro de mata nativa intocada numa das mais belas praias do Litoral de São Paulo.

A Praia Vermelha se destaca não só pela sua beleza natural de mata atlântica nativa, cachoeiras, areia branca e mar calmo de aguas verdes, mas também pelo urbanismo do condomínio, com respeito ao meio ambiente sem casas na beira da praia, muros ou luzes excessivas.

A Casa é uma estrutura suspensa, pré-fabricada de madeira laminada, sustentada por 6 pilares e ancorada no terreno pela plataforma de concreto da piscina.

Residência Praia Vermelha, perspectiva isométrica, Ubatuba SP Brasil, 2015. Arquitetos Lua Nitsche e Pedro Nitsche/Nitsche Arquitetos
Imagem divulgação [Acervo Nitsche Arquitetos]

A Casa se divide em 4 partes fundamentais:

A chegada com amplo espaço para veículos, depósito para coisas de praia, banheiro de serviço, chuveirão e lava pés, além de aquecedores e máquinas de ar condicionado. Nesse espaço é possível observar todo o piso suspenso do 1° pavimento e acessar toda tubulação hidráulica ou elétrica aparentes para manutenção.

Tudo mais acontece no nível superior, que consiste numa grande plataforma suspensa voltada para o morro.

Junto ao morro a piscina e sua extensão de concreto. Em seguida uma grande varanda linear na frente de toda sala. A partir da varanda a plataforma passa a ser de madeira com a forma de um grande quadrado composto por 8módulos retangulares.

4 módulos formam o espaço continuo do convívio; com sala de estar, sala de tv e cozinha. Outros 4 módulos definem os 4 quartos voltados para rua. A divisão destes espaços acontece com um grande móvel suspenso de madeira MDF; móvel dupla-face ora servindo aos ambientes da sala, ora servindo aos quartos.

Residência Praia Vermelha, perspectiva isométrica, Ubatuba SP Brasil, 2015. Arquitetos Lua Nitsche e Pedro Nitsche/Nitsche Arquitetos
Imagem divulgação [Acervo Nitsche Arquitetos]

Ou seja, a casa acontece toda no nível superior e voltada para o morro, com o espaço descoberto da piscina, a grande sala de convívio e em seguida os 4 quartos alinhados voltados para rua. O acesso a esse espaço suspenso de dá por uma escada aberta.

Cobertura metálica termo-acústica e laterais de telha translucida de policarbonato alveolar cobrem e envolvem a casa como uma casca estanque.

ficha técnica

projeto
Residência Praia Vermelha

local
Ubatuba SP Brasil

data
2014/2015

área
Terreno: 1.220 m²

Construída: 388m² (215m² cobertura superior com beirais + 173m² do espaço de chegada).

arquitetura
Lua Nitsche e Pedro Nitsche (autores), André Scarpa (coordenador), Rosário Pinho e Rodrigo Tamburus (colaboradores)/ Nitsche Arquitetos

interiores
Nitsche e Ana Cláudia Sá

estrutura de madeira
Ita construtora

estrutura de concreto
Telecki Arquitetura de Projetos

instalações hidráulicas e elétricas
G&A Guimaro & Associados Engenharia

paisagismo
Dora Celidonio

luminotécnica
Lux Projetos

construção
Tecnomar Engenharia SS

fotos
André Scarpa e Cacá Bratke

premiação
Menção honrosa na categoria “Residencial unifamiliar / executado” na Premiação IAB/SP Especial 75 anos 2018

comments

216.04 residência unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

216

216.01 edifício cultural

Galeria de Arte

216.02 prêmios tomie ohtake akzo / iabsp

Cais do Sertão

216.03 prêmio iabsp

Edifício Girassol

216.05 crítica

A paradoxal evolução do Dom-ino na Índia

Edson Mahfuz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided