Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O Caledonian Somosaguas, projeto do arquiteto Marcio Kogan, do StudioMK27, foi idealizado para potencializar a coletividade da moradia na cidade através da diluição do lote, proporcionando uma transição delicada entre o público e o privado.

english
The Caledonian Somosaguas, designed by the architect Marcio Kogan of the StudioMK27, was designed to boost the collective housing in the city by diluting the lot, providing a delicate transition between the public and the private.

español
El Caledonian Somosaguas, proyecto del arquitecto Marcio Kogan, del StudioMK27, fue ideado para potenciar la colectividad de la vivienda en la ciudad a través de la dilución del lote, proporcionando una transición delicada entre lo público y lo privado.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Caledonian Somosaguas. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 217.04, Vitruvius, jan. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.217/7242>.


O Studio MK27 recebeu o pedido para criação de um condomínio de casas na periferia de Madrid, Somosaguas, um produto “anti crise” que respondesse à demanda de moradia.

O projeto deveria adaptar os detalhes arquitetônicos feitos sob medida para uma maior escala e utilizar produtos industrializados, disponíveis no mercado europeu.

Caledonian Somosaguas, Madri Espanha, 2017. Arquiteto Marcio Kogan/ StudioMK27
Foto Fernando Guerra

 

O terreno ocupa toda a quadra. A garagem no subterrâneo deixa o térreo livre somente para o uso dos pedestres e permite o acesso dos moradores às suas residências. Ao todo são 21 casas, organizadas em 5 platôs que vencem o desnível topográfico de 3,5m. Todo o perímetro da quadra está em nível com a calçada circundante. Foram desenhados 4 tamanhos de casa seguindo o módulo construtivo de 1,25m. Deles derivam 21 diferentes configurações. Cada casa é única.

Caledonian Somosaguas, diagrama de ocupação do lote, Madri Espanha, 2017. Arquiteto Marcio Kogan/ StudioMK27
Imagem divulgação [Acervo Studio MK27]

A relação entre o tamanho do lote (0,75 hectares) e a população estimada de 97 pessoas resulta uma densidade demográfica de 130 hab/hec. Um número expressivo dado que a densidade de Madrid é de 54 hab/hec, segundo o Portal del Ayuntamiento de Madrid.

A arquitetura usa materiais simples, industriais e monocromáticos. Visualmente, é difícil distinguir a unidade do conjunto. As fachadas em miniwave e alvenaria pintada de branco contrastam com as cercas de madeira que delimitam os passeios. O rico e abundante projeto paisagístico permeia todo o lote e se espalha no terreno de forma orgânica quebrando a ortogonalidade dos volumes.

Caledonian Somosaguas, Madri Espanha, 2017. Arquiteto Marcio Kogan/ StudioMK27
Foto Fernando Guerra

A implantação de forma não linear das casas assemelha-se a um pueblo com diferentes caminhos no interior do terreno. A ideia de propriedade do lote é diluída. As casas estão edificadas sobre um jardim de fruição comum com um pátio privativo para cada unidade. Há uma transição delicada entre o público e o privado.

No centro da quadra está a praça principal, um ponto de encontro ao redor da piscina.

A relação entre a quadra e a cidade acontece de uma maneira permeável. Não há um muro externo, as próprias casas desenham um limite não linear entre a rua e a quadra, criam respiros e jardins mais generosos para os passeios públicos.

Caledonian Somosaguas, Madri Espanha, 2017. Arquiteto Marcio Kogan/ StudioMK27
Foto Fernando Guerra

O projeto Somosaguas é um metaprojeto. A ocupação da quadra urbana de uma forma permeável para os pedestres pode ser replicada em qualquer lote urbano e em qualquer cidade. Cada quadra poderia abrigar diferentes equipamentos de uso comum. O projeto pretende potencializar as formas de vida em coletividade na cidade.

Caledonian Somosaguas, Madri Espanha, 2017. Arquiteto Marcio Kogan/ StudioMK27
Foto Fernando Guerra

ficha técnica

projeto
Caledonian Somosaguas

local
Madri Espanha

ano
Projeto: Jul. 2011

Conclusão: Abr. 2017

área
Terreno: 8.461 m2

Construída: 5.100 m2

Subsolo: 4.100m2

Área privativa térreo: 4.458m2

Área de uso comum térreo: 4.003m2

arquitetura
Marcio Kogan (autor), Suzana Glogowski (co-autora), Carlos Costa, Elisa Friedman, Giovanni Meirelles, Laura Guedes, Mariana Simas, Tamara Lichtenstein (equipe)/ Studio MK27

interiores
Diana Radomysler

arquitetura local/engenheiros (Caledonian)
Henrique Lopez Granado

paisagismo
Isabel Duprat

construtora
Caledonian

foto
Fernando Guerra

premiação
Prêmio Categoria Residencial Multifamiliar e Uso Misto – Executado na Premiação IAB/SP Especial 75 anos 2018

comments

217.04 prêmio iabsp
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

217

217.01 edifício institucional

Centro Comunitário Camburi

217.02 patrimônio

Readequação para o Pateo do Collegio

217.03 prêmio iabsp

Observatório do campo e das estrelas

217.05 crítica

Le Corbusier e a atualização das abóbadas

Edson Mahfuz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided