Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Recentemente aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, o projeto do artista Edmar de Almeida para a Igreja Espírito Santo do Pinhal em Uberlândia aguarda condições econômicas para sua execução.

how to quote

LAZZARIN, Ariel. Tapeçarias para a Igreja Espírito Santo do Cerrado. IEPHA/MG aprova projeto artístico de Edmar de Almeida para obra de Lina Bo Bardi. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 223.04, Vitruvius, jul. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.223/7432>.


Uberlândia ofereceu condições para a construção de um dos marcos da arquitetura sacra no Brasil, a Igreja Espírito Santo do Pinhal. Convidada por Frei Egídio Parisi e pelo artista Edmar de Almeida, Lina Bo Bardi desenvolveu com sua equipe, Marcelo Ferraz e André Vainer, o projeto arquitetônico da obra que foi coordenada por Frei Fulvio Sabia e executada por uma equipe local auxiliada pela comunidade através de mutirões, com grande contribuição financeira da Organização Católica Alemã Adveniat.

Igreja Espírito Santo do Pinhal, encontro de Paolo, Xavier, Teresa, Edmar, Lina, Frei Egydio, Dona Aurora e Frei José, Uberlândia, 1976
Foto divulgação [Instituto Bardi]

Essa obra marcou a carreira da arquiteta italiana como síntese daquilo que propunha para o Brasil. Foi no cerrado mineiro que encontrou espaço para materializar conceitos junto ao povo brasileiro na forma de um conjunto religioso ambientado às nossas culturas e tradições. Essa sua obra, que é reconhecida internacionalmente, é o único bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG e a única obra da arquiteta no estado. Com o passar dos anos, os uberlandenses construíram uma relação íntima com esse conjunto arquitetônico que marca a história de nossa cidade, da igreja, da história da arquitetura e do Brasil.

Igreja Espírito Santo do Pinhal, simulação do altar com projeto artístico do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Uma obra como essa vive um constante processo de manutenção e conservação, seguindo critérios estabelecidos pelo órgão que a protege. Recentemente, esse órgão, aprovou o projeto artístico apresentado pelo artista Edmar de Almeida, que trabalhou com a arquiteta nesse e em outros projetos e exposições de arte, para o interior da capela. O trabalho do artista representa a finalização daquilo que foi idealizado em conjunto com Lina Bo Bardi.

Igreja Espírito Santo do Pinhal, projeto artístico do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Igreja Espírito Santo do Pinhal, projeto artístico do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

O artista propõe a execução de duas tapeçarias: uma será instalada no altar da capela e tem como tema o Batismo de Cristo; a segunda será instalada internamente sobre o acesso principal da capela e tem como tema a Anunciação da Virgem Maria. O trabalho é fruto de quarenta anos de trabalho do artista e da maturação dos conceitos junto à igreja. Utiliza como técnica principal a tecelagem, que é reconhecida como importante tradição regional e que tanto atraiu os olhares de Lina Bo Bardi para o Triângulo Mineiro e para a obra do artista.

Igreja Espírito Santo do Pinhal, projeto artístico do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Igreja Espírito Santo do Pinhal, projeto artístico do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Estando concebida e projetada, o próximo passo para a concretização dessa obra é a criação de uma rede de apoio para que os doze artesãos e artistas necessários para a confecção das peças tenham condições de trabalho, além da obtenção da matéria prima fundamental.

Igreja Espírito Santo do Pinhal, projeto artístico do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Igreja Espírito Santo do Pinhal, anotações do artista Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Reconhecendo a importância e relevância desse trabalho para Uberlândia, sugerimos que não sejam medidos esforços para a obtenção dos apoios necessários para a execução dessa grande obra artística que a cidade poderá abrigar.

Igreja Espírito Santo do Pinhal, Edmar de Almeida, Uberlândia, 2019
Imagem divulgação

Sobre o autor

Ariel Lazzarin é arquiteto e urbanista (FAUD UFU) no escritório uberlandense Estúdio Gola e conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais. Sua dissertação de mestrado “A Igreja Espírito Santo do Cerrado e suas alternativas à arquitetura brasileira” foi produzida sob orientação do Professor Renato Anelli junto ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos.

comments

223.04 arte sacra
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

223

223.01 habitação social

Casa de Jajja

223.02 habitação unifamiliar

Residência RFC

223.03 arquitetura efêmera

A praia e o tempo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided