Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Casa D, projeto do arquiteto Pablo José Vailatti, do escritório PJV Arquitetura, é caracterizada por sua organização funcional e seus fechamentos, dados por planos de diversos materiais e texturas.

english
The D House, designed by architect Pablo José Vailatti, from PJV Arquitetura, is characterized by its functional organization and closures, given by plans of various materials and textures.

español
Casa D, diseñada por el arquitecto Pablo José Vailatti, de PJV Arquitetura, se caracteriza por su organización funcional y cierres, dados por planos de diversos materiales y texturas.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa D. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 224.02, Vitruvius, ago. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.224/7442>.


A casa D está localizada na Praia Alegre, cidade de Penha, em Santa Catarina. A encomenda chegou até o escritório a partir da vontade dos proprietários de construírem sua casa de praia. Apesar da metragem pequena da casa, um total de 25m², a família necessitava de sete dormitórios, dentre estes um deveria ser suíte e outro deveria estar localizado no piso térreo. Os outros cinco e a suíte estão localizados no pavimento superior, onde são servidos por três sacadas em balanço.

Casa D, Praia Alegre, Penha SC Brasil, 2014. Arquiteto Pablo José Vailatti / PJV Arquitetura
Foto Larry Sestrem

Além de um dos dormitórios, o pavimento térreo abriga o setor social, dividido em dois ambientes e os ambientes de serviço e apoio.

A casa organiza-se funcional e formalmente a partir da solução de sua própria estrutura. A estrutura em concreto armado foi escolhida, em função do conhecimento dos construtores locais e pelo seu custo atrativo.

A estrutura é formada por vigas e pilares de 0,3m x 0,6m. As vigas possuem 0,6m de altura, e ambos os pavimentos quando vistos de fora possuem a medida de 2,70m de altura.

Casa D, Praia Alegre, Penha SC Brasil, 2014. Arquiteto Pablo José Vailatti / PJV Arquitetura
Foto Larry Sestrem

 

Esta estrutura é ressaltada em relação aos fechamentos em 15cm, o que além de destacar o desenho da estrutura portante, também protege os fechamentos em alvenaria, ora na cor branca, ora em tijolo maciço aparente, ora em vidro temperado. Os painéis de vidro, vão de viga a viga e também possuem a altura de 2,70m. A laje teto do pavimento térreo, assim como as lajes das sacadas foram deixadas em concreto aparente. Acima desta estrutura em concreto, um volume curvo em tijolo aparente contém máquinas e caixas da água.

Casa D, Praia Alegre, Penha SC Brasil, 2014. Arquiteto Pablo José Vailatti / PJV Arquitetura
Foto Larry Sestrem

Na fachada oeste da casa, duas placas em concreto, com 2,70m de altura servem como brises e protegem algumas aberturas da incidência direta do sol.

No encontro entre o pilar de concreto aparente e a alvenaria branca foi utilizado um perfil de alumínio preto, com profundidade de 1,5cm, com o intuito de independência entre os materiais, entre a estrutura e o fechamento.

Janelas superiores são dispostas nas quatro fachadas da casa e garantem ao pavimento térreo permanente ventilação e iluminação natural.

Casa D, Praia Alegre, Penha SC Brasil, 2014. Arquiteto Pablo José Vailatti / PJV Arquitetura
Foto Larry Sestrem

 

As descidas das águas pluviais são externas e foram executadas como chaminés em alumínio na cor preta, resultando formalmente em tubos pretos, com a altura exata da casa.

A implantação da casa junto a esquina, no sentido oeste, tem a intenção de criar um grande pátio de convívio na porção leste do terreno, destinado a atividades ao ar livre e a alguma futura edificação.

A forma é definida pela adoção de uma linguagem e de uma estrutura universal, abstrata, reconhecível por todos. Os pilares e vigas em concreto aparente definem a estrutura desta caixa vazada enquanto os fechamentos são planos de diversos materiais e texturas.

Casa D, Praia Alegre, Penha SC Brasil, 2014. Arquiteto Pablo José Vailatti / PJV Arquitetura
Foto Larry Sestrem

 

ficha técnica

projeto
Casa D

local
Praia Alegre, Penha SC Brasil

ano
2014

áreas
Terreno: 390,75m²
Construída: 258m²

arquitetura
Pablo José Vailatti (autor), Joana Bittencourt e Nathã Dalmutt (equipe) / PJV Arquitetura

projeto estrutural
Eng. Silvio Garcia

projeto elétrico e hidráulico
Eng. Carolina Contin

foto
Larry Sestrem

comments

224.02 casa de veraneio
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

224

224.01 arquitetura efêmera

Pavilhão Nuvem ArcelorMittal

224.03 arquitetura e paisagem

Casa Vila Rica

224.04 institucional

Nova sede da Beacon School

224.05 edifício comunitário

Coberturas no Xingu

224.06 institucional

Instituto Ling

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided