Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

DERNTL, Maria Fernanda. Uma reflexão sobre a pesquisa em arquitetura. Resenhas Online, São Paulo, ano 07, n. 075.05, Vitruvius, mar. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/07.075/3082>.


Esse pequeno conjunto de textos dirigidos aos alunos da FAU e escritos entre 1998 e 2004 tem como propósito orientar a elaboração e o estudo de trabalhos acadêmicos em Arquitetura. Neles, Júlio Roberto Katinsky desenvolve alguns aspectos pertinentes ao tema continuamente revisitado na sua longa experiência como professor do Departamento de História e da pós-graduação da FAU. Os textos apresentam fundamentos gerais para a elaboração de pesquisas científicas, trazem uma contribuição original a respeito de questões de método e tratam das possibilidades específicas de pesquisa no campo da Arquitetura.

Uma das tônicas dos textos de Pesquisa Acadêmica na FAUUSP é o caráter coletivo do processo de produção do conhecimento. Já no início, defende-se a realização de seminários como "primeiro ato de instalação da pesquisa universitária". Segue-se um roteiro para elaboração de sinopses a serem apresentadas naqueles seminários, partindo de perguntas fundamentais: O quê? Por quê? Onde? Como? Elementos? Tempo?. Em vez de se deter em temas já bem abordados pelos conhecidos manuais de metodologia de pesquisa, como, por exemplo, a realização de fichas bibliográficas, procura-se mostrar como a imaginação disciplinada pode se tornar "ferramenta" de trabalho e como a "conversa jogada fora" pode se converter num treino da memória. Recomenda-se ainda que a curiosidade, o rigor crítico e autocrítico sejam exercitados metodicamente pelo pesquisador, a quem se solicita uma disposição aberta e afetiva em relação ao mundo.

No texto intitulado "o que é uma tese acadêmica", Júlio Katinsky parte da apresentação de casos paradigmáticos em diferentes campos do saber para mostrar posturas e estratégias adotadas em trabalhos científicos. O caráter histórico dos resultados a que chegam as pesquisas é ressaltado, discutindo-se brevemente, para alguns dos momentos tratados, as relações entre inovação técnica, ciência e consolidação dos conhecimentos nas universidades. Para isso, são apresentados os casos da descoberta do peso específico dos corpos por Arquimedes e seu aperfeiçoamento por Galileu Galilei; têm-se também os casos da tese de Santo Tomás de Aquino em O Ser e a Essência; um hilariante debate universitário por meio de mímicas; inovações científicas no trabalho de médicos europeus e mestres fortificadores; o desenvolvimento das técnicas úteis à navegação, etc. Esta erudita apresentação de casos cuidadosamente referenciados acaba tendo autonomia e sabor próprio, o que pode acabar desviando a atenção do leitor da linha de raciocínio principal.

É num segundo momento desse mesmo texto que o autor trata dos problemas da pesquisa em Arquitetura. Um dos aspectos polêmicos desse tema, como se pode ver em seminários e publicações especializadas (1), envolve, por um lado, uma certa linha de pensamento salientando o caráter interdisciplinar dos conteúdos e métodos pertinentes à Arquitetura e ao Urbanismo; e, por outro lado, defende-se o seu específico campo disciplinar e seus próprios procedimentos metodológicos. Embora Júlio Katinsky mostre que a pesquisa em Arquitetura partilha de estratégias gerais aplicáveis às ciências, como se vê, também não deixa de reconhecer a natureza intrínseca do objeto de estudo a ela pertencente. Katinsky distingue três "visadas" fundamentais para o estudo da Arquitetura, relacionadas respectivamente com as áreas de Tecnologia, História e Projeto. Na "visada tecnológica" o objeto de investigação é considerado "como se fosse o objeto real", procurando-se privilegiar "fenômenos que interferem nas obras da cidade, do edifício, dos objetos"; na segunda visada, o objeto é "sujeito da história" e o trabalho de pesquisa se aplica a "um trecho da atividade da arquitetura ou da arte"; a terceira visada "contempla o sujeito e o objeto simultaneamente". Nesse último caso, trata-se da análise da trajetória de um arquiteto ou artista através da sua produção em projeto, considerando-se o "projeto como pesquisa de projeto" – algo que, conforme o autor, há muito se reivindica (2). Júlio Katinsky recupera a idéia da "tese arquitetônica" – a tese "inscrita nas paredes e no espaço do edifício" – e insiste na necessidade de se reconhecê-la e verbalizá-la. Retomando a primeira de suas "Sete Proposições sobre História da Arquitetura” (3), o autor defende que os estudos devam se encaminhar antes de tudo como contribuição para a produção e a atividade do arquiteto.

Em anexo, há um relato do modo como se desenvolveram dois trabalhos acadêmicos da autoria do próprio Júlio Katinsky – um deles sobre as casas bandeiristas e o outro sobre a perspectiva exata. O interesse deste anexo está não apenas na exposição do raciocínio empregado para tratar daqueles assuntos, mas também em trazer à luz os bastidores da pesquisa, mostrando o valor do acesso a documentos, do apoio de um amigo ou de um livro que um dia lhe veio às mãos.

Em seu conjunto, esses textos introduzem bases para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na FAU e incentivam a capacidade criadora do pesquisador, cujo trabalho, afinal, é também descobrir o objeto de estudo e conquistar os meios de análise mais apropriados. Lamenta-se apenas que as questões teórico-metodológicas específicas da Arquitetura não tenham tido um tratamento mais extenso. Como se sabe, desde a sua implantação, a FAU sempre foi fértil em reflexões e debates sobre o ensino em sua área. Mas, fora das disciplinas especializadas em metodologia de pesquisa, ainda se dá pouca atenção ao conhecimento mais aprofundado dos modos de trabalhar a pesquisa em Arquitetura e das implicações de determinados métodos, fontes e referenciais teóricos.

[resenha publicada originalmente na Revista Pós – revista do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, n. 20 em dezembro de 2006.]

notas

1
SEMINÁRIO NATUREZA E PRIORIDADES DE PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO, 1990, São Paulo. Anais. São Paulo, USP/FAU/Comissão de Pesquisa/ FUPAM/FAPESP, 1990; REVISTA PÓS. Anais do Seminário Nacional: O estudo da história na formação do arquiteto. São Paulo, FAUUSP/FAPESP, nº especial, out. 1994; LAMPARELLI, Celso. “Metodologia de pesquisa aplicada à arquitetura e ao urbanismo: uma experiência pedagógica no programa de mestrado da FAU-USP”. Cadernos de Pesquisa do LAP, n. 15, São Paulo, FAUUSP, set./out. 1996.

2
Nos Anais do Seminário Natureza e Prioridades de Pesquisa (op. cit.), ver em especial: GOMES, José Cláudio. “A pesquisa no projeto de arquitetura e urbanismo: sete paradigmas”, p. 29-35; SANOVICZ, Abrahão Velvu. “A pesquisa na área de projeto”, p. 109-115; JORGE, Wilson Edson. “Arquitetura, pesquisa e crítica”, p. 149-151; GASPERINI, Gian Carlo. “Pesquisa básica, pesquisa aplicada e metodologia em arquitetura e urbanismo”, p. 245-250.

3
KATINSKY, Júlio Roberto. “Sete proposições sobre a história da arquitetura”. Anais do Seminário Nacional: O estudo da história na formação do arquiteto (op. cit.), p. 119-121.

sobre o autor Maria Fernanda Derntl, arquiteta, mestra e doutoranda na área de História da Arquitetura e do Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

comments

resenha do livro

Pesquisa acadêmica na FAUUSP

Julio Roberto Katinsky

2005

075.05
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

075

075.01

A viagem do Oriente – Le Corbusier

Matheus Gorovitz

075.02

Julius Shulman. Imágenes de tiempos modernos

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

075.03

Curtis, sustancia crítica

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

075.04

Subjetividades domésticas

Guilherme Wisnik

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided