Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

SOUZA, Renata Martins de. Méier e Engenho de Dentro: dos coretos às serenatas no ritmo do trem. Resenhas Online, São Paulo, ano 07, n. 082.01, Vitruvius, out. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/07.082/3058>.


O livro Bairros do Rio: Méier & Engenho de Dentro faz parte de uma coleção editorial que abrange diversos bairros diferentes e incita o morador a desbravar o local onde mora, redescobrindo sua história, opções de lazer, características culturais e sobretudo, a reconhecer a “imagem” do bairro, o que reforça os sentimento de saudosismo e orgulho do morador em relação à sua vizinhança. Além disso, apresenta uma versão paralela para o inglês, mapas e endereços, o que facilita os turistas brasileiros e estrangeiros a criarem seus próprios roteiros para conhecer o bairro. O projeto foi viabilizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com realização do SESC Rio de Janeiro.

Logo no início da publicação, nos deparamos com um texto apaixonado de Vera Dias, arquiteta e moradora do Méier, ressaltando a importância do morador para a história do bairro. Apresenta-nos de tal forma que se pode sentir a paisagem, ouvir os sons nas ruas, quase sentir o cheiro dos jardins e das padarias. Se seguem cinco capítulos caracterizando a região.

No primeiro, “A história do Méier e do Engenho de Dentro” nos leva de volta no tempo, direto ao século XVIII, quando os jesuítas eram os maiores donos de terras na região conhecida como suburbana do Rio de Janeiro. Época da produção de melaço e açúcar para exportação, e momento no qual surgem os primeiros engenhos, que mais tarde darão origem aos bairros do Méier e Engenho de Dentro. Com a expulsão da Ordem da Companhia de Jesus e o confisco de suas terras, e, principalmente, com o declínio da cana-de-açúcar, os grandes engenhos da região se fragmentaram em fazendas, que foram desmembradas novamente com a chegada do trem. O livro nos trás em detalhes, o nome das famílias e seus membros, mostrando sua importância para as mudanças ocorridas na história dos bairros; aborda como a chegada da Estrada de Ferro foi importante para o crescimento da região; e fatores como o surgimento das oficinas de trens de Engenho de Dentro, dos clubes dramáticos, grêmios esportivos, e outros fatores que caracterizavam o bairro e são até hoje motivo de orgulho de seus moradores, como as serenatas, os blocos de carnaval e o cinema, como o famoso Imperator. A modernização ocorrida a partir de 1950 introduz o segundo capítulo: “Méier e Engenho de Dentro Hoje”.

Descritivamente, o livro retrata como a desordenada expansão dos bairros, ocorreu principalmente devido à relação destes com a linha férrea. A imensa movimentação nas oficinas de trens na década de 60 e a chegada dos shopping centers, a facilidade dos acessos com a construção da Linha Amarela, a construção do Engenhão, e posteriormente a desaceleração do comércio que fez com que a população ficasse saudosa dos tempos passados, já que os bairros perderam ao longo do tempo suas opções de cultura e lazer, como o fechamento do Imperator. Mesmo com o abandono em algumas áreas, a esperança vem sendo reascendida nos corações suburbanos, com a chegada do Rio Cidade, os moradores se viram novamente ansiosos pelas melhorias, que acreditam ir chegando aos poucos, como a criação de ruas de pedestres; o teatro de bonecos e marionetes, uma tradição no local; a revitalização do Jardim do Méier e a chegada do Engenhão no bairro de Engenho de Dentro, uma das sedes dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

No capítulo seguinte, “Uma volta pelo Méier e Engenho de Dentro”, o livro apresenta pequenos mapas, com indicação de lugares importantes para a região e interessantes de se conhecer. Localizados nos arredores das ruas Dias da Cruz e Arquias Cordeiro, no Méier, ainda conta com um subcapítulo sobre Engenho de Dentro. Além de algumas imagens e um pequeno histórico, algumas ainda constam de endereço e telefones. Terminando o livro, há ainda um pequeno guia com dicas gastronômicas, de cultura e lazer, e uma relação dos shopping centers e grandes lojas, além de um guia de serviços.

Com este livro nas mãos, qualquer um sente-se capaz de entender o surgimento e crescimento do bairro, e ainda arriscar possíveis mudanças futuras. Além de estar familiarizado com os bairros, o que torna ainda mais fácil uma visita à região para conhecer os lugares sugeridos pelos autores deste projeto.

sobre o autorRenata Martins de Souza é estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal Fluminense e bolsista de iniciação científica – CNPq, no grupo de pesquisa interdepartamental “Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano”, GPDU, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF

comments

resenha do livro

Méier e Engenho de Dentro

Méier e Engenho de Dentro

Silvia Fraiha

1999

082.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

082

082.02

David Libeskind, a arquitetura moderna e a modernidade brasileira

Sergio Kopinski Ekerman

082.03

Hitchcock arquitecto

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided