Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

ROZESTRATEN, Artur Simões. Mãos que moldaram a si mesmas. Resenhas Online, São Paulo, ano 08, n. 088.02, Vitruvius, abr. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/08.088/3043>.


Imagine as estórias que um arquiteto que conviveu 30 anos com Le Corbusier, como seu assistente direto, tem para contar.

Pois são mesmo estórias fascinantes que André Wogenscky (1916-2004) nos conta em seu livro “Mãos de Le Corbusier”, traduzido por Vera Ribeiro e reeditado, sem alarde, pela Martins Fontes.

As memórias de André, publicadas pela primeira vez há 10 anos, formam um texto leve, encadeado em fragmentos curtos, em tom entre o prosaico e o poético. É um livro compacto e denso.

Da primeira visita ao escritório na rua Sèvres aos vários momentos de convivência muito próxima, André compartilha conosco suas memórias e nos aproxima de Le Corbusier em sua humanidade cotidiana, complexa e contraditória.

O título faz pensar em Focillon e seu “Elogio à mão”, e de fato, tomando a parte pelo todo, as mãos de Corbusier são uma espécie de escultura-viva, criaturas, que acionam as lembranças e as trazem à luz.

E assim, a memória de André constrói cenas da vida deste arquiteto singular. Certas passagens são tão visualmente sugestivas que poderíamos chamá-las de cinematográficas, como as que se referem às visitas ao canteiro de obras da Unidade de Habitação de Marselha. Primeiro Pablo Picasso, depois Auguste Perret, depois a própria mãe do arquiteto. Ou o almoço em que o padre Couturier conseguiu, finalmente, convencer o resistente Corbu a aceitar o convite para projetar a capela de Ronchamp.

É encantador acompanhar as relexões de André sobre a fala e o comportamento de Corbusier: suas oscilações, suas fragilidades, suas convicções, seus exageros, sua força e confiança.

Cada página é como um outro dia, em que voltamos ao escritório do arquiteto ou visitamos um canteiro de obras e presenciamos novos comentários, a narrativa de outro episódio, uma reflexão ou um poema.

Percebemos na persistência do homem, na rotina do arquiteto, a grandeza do artista. Reconhecemos no traço do gravador, a intenção escultórica do arquiteto. E no desenho do arquiteto, o traço do pintor, que comentou, certa vez – revelando sua rara admiração –, que Picasso pintava melhor do que ele.

E permeando tudo, a arquitetura, o projeto e a atividade artística. Nestes momentos, em silêncio, ouvimos atentos as considerações de André sobre a maneira como Corbusier pensava o espaço, sua concepção do “espaço indizível”, ou seu desejo, pouco conhecido, de trabalhar com estruturas em aço. Seu gosto pela madeira, seu sonho de uma “grade de proporções” a orientar os trabalhos nos canteiros, seu entendimento tátil das formas arquitetônicas.

Exposto em sua singeleza humana Le Corbusier não se apequena, ao contrário, adquire a estatura do grande artista que foi, e não nos surpreenderíamos, como sugere André, se ele medisse 5 ou 6 metros de altura.

sobre o autor

Artur Rozestraten é arquiteto e urbanista (FAUUSP, 1995); Doutor pelo Depto. de História da Arquitetura e Estética do Projeto (FAUUSP, 2007); Professor junto ao Depto. de Tecnologia da FAUUSP (2008), São Paulo-SP

comments

resenha do livro

Mãos de Le Corbusier

Mãos de Le Corbusier

André Wogenscky

2007

088.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

088

088.01

Nascimentos e renascimentos urbanos no Brasil

Amilcar Torrão Filho

088.03

A invenção da casa bandeirista

Carlos Alberto Cerqueira Lemos

088.04

Outras arquiteturas possíveis

Roberto Andrés

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided