Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694

abstracts

português
O livro “A segurança contra incêndio no Brasil” é o primeiro livro técnico em português que apresenta aspectos de segurança contra incêndio requerido nos projetos de arquitetura e urbanismo, engenharias civil e elétrica

english
The book “A segurança contra incêndio no Brasil” (Fire safety in Brazil) is the first technical book in Portuguese which presents topics about the fire safety required for the designs of Architecture and Urbanism, Civil and Electric Engineering

how to quote

COSTA, Carla; MIRA, Claudete. Panorama da segurança contra incêndio no Brasil. Resenhas Online, São Paulo, ano 10, n. 118.04, Vitruvius, out. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/10.118/4075>.


Incêndio no Edifício Grande Avenida em 14 de fevereiro de 1981, na Avenida Paulista, São Paulo
Foto Rosana Maria Machado Marques [Wikimedia Commons]

Lançado em 2008, a versão impressa do livro “A segurança contra incêndio no Brasil” (1)está com a primeira edição esgotada desde o final de 2009. O livro é resultado de um trabalho conjunto de editores pesquisadores, apoiadores e patrocinadores, publicado pela Projeto Editora de São Paulo.

A obra está estruturada em trinta capítulos, ocupando 496 páginas que contém ilustrações em preto e branco, e texto em linguagem simples e objetiva voltada para engenheiros, arquitetos, tecnólogos, bombeiros e profissionais da área de SCI (Segurança Contra Incêndio) de edifícios.

A redação de cada um dos capítulos teve a coordenação de diversos pesquisadores do GSI/NUTAU/USP (Grupo de Pesquisadores em Segurança Contra Incêndio do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da Universidade de São Paulo) (2).

Os capítulos de maior destaque são: capítulo 2 “A segurança contra incêndio no Brasil”, capítulo 3 “Aprendendo com os grandes incêndios, capítulo 7 “Comportamento humano em incêndios”, capítulo 8 “Saídas de emergência em edificações” e capítulo 20 “Papel do corpo de bombeiros na segurança contra incêndio”.

Até a publicação da obra, as únicas literaturas técnicas referentes ao tema “Segurança Contra Incêndio de Edificações” eram: as monografias, as dissertações de mestrado, as teses de doutorado, os relatórios técnicos de institutos de pesquisa, os códigos legais e as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O interessado tinha que ir até as instituições responsáveis pela publicação e pelo acervo. Além disso, os textos possuíam uma linguagem com jargões da área tecnológica ou jurídica. O acesso era restrito ao público acadêmico.

Inconformados com a escassez de literaturas da área de SCI no Brasil, os pesquisadores ligados ao GSI/NUTAU/USP e ao CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo) organizaram-se em prol da elaboração de uma literatura nacional de fácil acesso ao público em geral, que sirva de base para estudos de graduação, pós-graduação, pesquisas e estudos de elaboração e revisão de normas técnicas e da legislação em segurança contra incêndio. Assim nasceu o livro “Segurança contra Incêndio no Brasil”.

Na sua essência, é um manual completo de orientações e relatos dos grandes sinistros que já ocorreram na história do Brasil e do mundo. Para apresentá-lo aos futuros leitores, foi escolhido o seu capítulo 2 “A segurança contra incêndio no Brasil”, de autoria do dr. Ualfrido Del Carlo, professor titular da FAUUSP. Ele resume a realidade no Brasil:

“A urbanização brasileira continua a ser grande, com aumento concomitante dos riscos de incêndio. A formação em SCI é praticamente inexistente no país.” (p. 17);

“não temos curso de engenharia de SCI no Brasil; nos países em que a especialidade em SCI existe, verificamos total absorção dos engenheiros de SCI pelo mercado” (p. 12).

“As práticas de manutenção nas edificações dificilmente levam em conta os riscos da SCI. Incêndios e explosões têm ocorrido em função da manutenção e que não levaram em conta os perigos de ocorrência de incêndio ou explosão” (p. 16).

“Os técnicos têm pouco tempo para seus estudos e pesquisas, visando aprimorar seus conhecimentos e sua capacidade como pesquisadores” (p. 14).

“Os laboratórios de SCI estão sobrecarregados de serviço. Devemos construir laboratórios regionais de maneira a atender melhor à demanda por ensaios no país” (p. 17)[1].

Nos relatos de Del Carlo, percebe-se que a SCI no Brasil nunca esteve na lista de assuntos emergentes do país e não figuram o programa de prioridades do Ministério da Ciência e Tecnologia e nem do Ministério da Educação.

A obra pode ser considerada um “vetor de transmissão” de informações da evolução internacional e nacional da engenharia de SCI, porque dá subsídios para o leitor comparar a realidade de países desenvolvidos com a nossa dentro da temática, permitindo formar opiniões sobre políticas públicas de segurança e educação.

notas

1
O livro está disponível ao público nas bibliotecas das maiores Universidades, em destaque, na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, sito Rua do Lago, 876 – Butantã (Cidade Universitária), São Paulo, SP, ou no site do CBPMESP, para download gratuito: http://www.ccb.polmil.sp.gov.br/livro_seg/Aseguranca_contra_incendio_no_Brasil.pdf. É uma contribuição “sem preço” para o desenvolvimento da “cultura de proteção contra-incêndio” no Brasil, oferecendo: subsídios para a criação de regulamentações, normas e procedimentos, programas educacionais e o aperfeiçoamento dos recursos já existentes; suporte acadêmico para a formação dos futuros profissionais e a atualização dos que já atuam na SCI.

2
Alexandre Itiu Seito, eng. químico, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, ex-pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo); Alfonso Antonio Gill, eng. mecânico, Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pesquisador-mestrando em Arquitetura e Urbanismo em Situação de Incêndio da FAUUSP; Fabio Domingos Pannoni, eng. químico, mestre e doutor em engenharia de metalurgia pela EPUSP, gerente de desenvolvimento de materiais do grupo Gerdau-Aço-Minas®; Rosaria Ono, arquiteta e urbanista, mestre, doutora e livre-docente em Arquitetura e Urbanismo em Situação de Incêndio, ex-pesquidadora do IPT e atual professora da FAUUSP; Silvio Bento da Silva, tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, consultor da Firek Segurança® (empresa especializada em consultoria, projetos e treinamentos de segurança contra-incêndio para empresas); Ualfrido Del Carlo, eng. eletrônico, doutor em Arquitetura e Urbanismo, professor titular da FAUUSP; Valdir Pignatta e Silva, eng. civil, mestre, doutor e pós-doutor em Engenharia Civil – área de estruturas metálicas em situação de incêndio, professor da Escola Politécnia da USP.

sobre as autoras

Carla Neves Costa é engª civil pela UNISANTA, mestre e doutora em Engenharia Civil (área Estruturas) pela Escola Politécnica da USP, pós-graduanda do curso de especialização em Divulgação Científica do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP e estagiária na Assessoria de Imprensa do IPT (bolsista do projeto MídiaCiência/FAPESP de Divulgação Científica).

Claudete Aparecida Bernardes Mira é licenciada em Letras pela UNINOVE, pós-graduanda do curso de especialização em Divulgação Científica do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP e Secretária da Disciplina Clínica Geral e Propedêutica do HCFMUSP.

comments

resenha do livro

A segurança contra incêndio no Brasil

A segurança contra incêndio no Brasil

Alexandre Itiu Seito, Alfonso Antonio Gill, Fabio Domingos Pannoni, Rosaria Ono, Silvio Bento da Silva, Ualfrido Del Carlo and Valdir Pignatta e Silva (Orgs.)

2008

118.04 segurança
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

118

118.01 paisagismo

As flores do bem

Hugo Segawa

118.02 crítica

Espelhos

A crítica latino-americana segundo Josep Maria Montaner

Sérgio Moacir Marques

118.03 projeto

Form Follows Fiction

La arquitectura doméstica de Kazuo Shinohara

David Hernández

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided