Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Resenha do filme Minha Irmã (L'enfant d'en haut, França/Suíça, 2012), dirigido por Ursula Meier.

english
Review on the film Sister (France,Switzerland/ 2012).

how to quote

LORDELLO, Eliane. Minha irmã. Calor humano em meio ao gelo. Resenhas Online, São Paulo, ano 13, n. 154.04, Vitruvius, out. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/13.154/5327>.


Uma rodovia, um conjunto habitacional modernista bastante impessoal, um teleférico, um protagonista, uma coadjuvante – eis os elementos com os quais a diretora suíça Ursula Meier faz um grande filme deste que é seu segundo longa-metragem.

Minha irmã (França, Suíça/ 2012), cujo título original é L'Enfant en Haut é a história de Simon, um menino de doze anos, que vive com sua irmã Louise em um conjunto habitacional ao lado de uma rodovia e aos pés do teleférico para uma estação de esqui na Suíça.

Simon é vivido por Kacey Mottet Klein em primorosa atuação e Louise é interpretada pela tarimbada Léa Seydoux, protagonista de Azul é a cor mais quente e com passagem por filmes de Woody Allen.

Não tendo Louise um emprego fixo, e sendo ela uma pessoa que não sabe guardar dinheiro, o menino Simon toma para si a subsistência de ambos e a administração da casa dos dois.

Todos os dias, ele sobe para a estação de ski, onde pratica o que é o seu ganha-pão: pequenos furtos, que vão desde sanduíches até pares de ski. Simon não é violento, não usa armas, e até para furtar comporta-se como um menino levado. De qualquer modo, é repreendido por seu comportamento, e leva algumas lições que lhe marcam afetivamente também.

Seu roubo é comercializado por ele mesmo na própria estação de ski, ou entre os colegas do conjunto habitacional.

Até aqui, ao que parece, tudo é muito simples neste filme econômico em elenco, em  ambientes e situações. Ledo engano, tudo é muito complexo, por que complexos são os relacionamentos humanos, complexa é a vida afetiva. E é o afeto o grande tema deste filme.

Com uma fotografia excepcional, dois atores em interpretações impecáveis, Minha irmã é um filme tocante e que faz refletir muito sobre a afetividade, num mundo em que cada vez mais essa reflexão é necessária.

Ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim 2012, o filme vale cada instante projetado na tela.

ficha técnica

título
Minha irmã (L'enfant d'en haut)

ano
2012

duração
97 minutos

diretora
Ursula Meier

roteiristas
Antoine Jaccoud e Ursula Meier

atores
Léa Seydoux, Kacey Mottet Klein e Martin Compston

sobre a autora

Eliane Lordello é arquiteta e urbanista (UFES, 1991), mestre em arquitetura (UFRJ, 2003), doutora em Desenvolvimento Urbano (UFPE, 2008). Arquiteta da Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

comments

154.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

154

154.01

Ressemantizando a arquitetura moderna brasileira

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

154.02

Derivas urbanas, memória e composição literária

Fernanda Arêas Peixoto

154.03

A arquitetura de Vilanova Artigas e a construção da cidade moderna

Mônica Junqueira de Camargo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided