Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Juntar os pontos do mapa do centro de São Paulo ao se perder pelo caminho, ao caminhar pelas instruções do guia: instrução para usar o Triângulo São Paulo – um guia para se perder no centro.

how to quote

MORAES, Marcos Ribeiro de. Como se perder no centro de São Paulo. Resenhas Online, São Paulo, ano 13, n. 155.01, Vitruvius, nov. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/13.155/5331>.


Teoricamente um guia pretende ser uma manual de instruções, um apanhado de dicas retiradas das experiências vividas por seus autores em relação a algum assunto específico. Há guias de como se virar em termos básicos e práticos numa lingual estrangeira; há guias turísticos; guias de gastronomia; guias das estradas off-road mais radicais para se praticar mountain-bike. Em tempos de ocupação frenética e quase-obrigatória de nosso tempo livre, guias são essenciais, potenciais best-sellers.

Mas quando um guia não se propõe a uma utilização específica? Não se molda a um modelo clichê de listar opiniões e julgamentos sobre um tema em especial?

De início, pela proposta gráfica e conceitual, Triângulo São Paulo – um guia para se perder no centro já se mostra uma desconstrução da caretice a assombrar todo e qualquer guia. Primeiro porque a beleza do livro importa. E muito. Desejamos nos perder nele, sem tempo definido, folheando as páginas, de frente para trás, de trás para frente, detendo-nos nos detalhes, na descoberta de cada inovação gráfica, de cada imagem, de cada solução de design. Um livro que transborda o conceito de guia e que, nesse fluxo, transborda o tema proposto.

E qual é o tema proposto? Triângulo São Paulo é o centro de São Paulo recontado em sua trajetória histórica, em suas origens e desdobramentos. Um roteiro com instruções próprias a redirecionar o olhar para além da perspectiva cotidiana, opaca. Além do objeto-livro, o guia se desencarta em mapas, sugerindo e invocando um centro de São Paulo vivo, pulsante; convidando o leitor aventureiro a se perder numa missão ímpar: observar o espaço urbano central dessa cidade – de todos e de ninguém – sem nenhum julgamento pré-concebido, sem demandar do leitor um conhecimento histórico pregresso. Acima de tudo, o guia nos convidada e nos seduz a mergulhar numa nova experiência de se relacionar com o centro dessa metrópole tão subestimada. A partir de novas camadas de interpretação, de uma contribuição artística ousada, substituindo as convenções de títulos e denominações conhecidas – e muitas vezes esquecidas – por uma história nada oficial, uma caminhada de contos poéticos que redesenham sítios e locais existentes do centro paulistano. A Praça do Patriarca vira Arco; o Largo São Francisco, Beijo Roubado. E assim por diante, em sucessivas redescobertas.

A invisibilidade assola o tempo no qual vivemos. Assola São Paulo. Assalta a cidade, rouba dela o passado, compromete o presente e, por tabela, seu futuro. A invisibilidade gera o medo em nós. Medo de sair às ruas, ocupar os lugares públicos. Medo, o maior inimigo de um sentimento atávico e essencial para nós, seres culturais – o sentimento de pertencimento. Para pertencer, se sentir acolhido, é preciso ver, enxergar. Conhecer e reconhecer nosso entorno. Um guia para se perder no centro cria essa possibilidade única. Dentro e fora do livro. Desenhe seu próprio mapa do centro de São Paulo, o mapa da sua relação afetiva com essa cidade. É a aventura a qual Fernando Östlund e Rafael Pavan nos convidam a adentrar.

sobre o autor

Marcos Ribeiro de Moraes é doutor em economia pela Universidade J. W. Goethe em Frankfurt am Main, Alemanha, atua na área do audiovisual – cinema, tv e web – desde 2004. Foi superintendente da Ancine por 4 anos e gerente de produção independente e aquisições internacionais na TV Cultura. Docente do curso de Pós Graduação de Produção Audiovisual – Projeto e Negócio do Senac. Atua na área de curadoria e produção de festivais de cinema e mostras de artes visuais, além de criar e produzir programas de produção independente sobre cinema, artes visuais e literatura para TV e internet.

comments

resenha do livro

Triângulo São Paulo

Triângulo São Paulo

Um guia para se perder no centro

Fernando Östlund and Rafael Pavan

2014

155.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

155

155.02

O brutalismo a partir de uma pesquisa contemporânea

Josep Maria Montaner

155.03

Entre o semeador e o ladrilhador

Hugo Segawa

155.04

A mídia nas eleições presidenciais

A persuasão discreta da Folha de S.Paulo

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided