Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
O livro Cidades em transformação apresenta pesquisa sobre intervenções urbanísticas em zonas portuárias de Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Londres, Nova York e Havana, subsídios para intervenções em outras cidades.

how to quote

COURI, Norma. As feias que me desculpem.... Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 159.01, Vitruvius, mar. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.159/5454>.


...mas beleza é fundamental, cantava Vinicius de Moraes. E os viajantes nunca se cansaram de cantar a beleza do Rio de Janeiro em traços, versos, prosa. “O Rio de Janeiro é uma natureza que se tornou cidade e uma cidade que se dá a impressão de natureza”, encantou-se Stefan Zweig que avistou, ainda do transatlântico, as curvas, os morros, a floresta, as ilhas, a baía, a exuberância do lugar. O resto viria depois, e o que o famoso escritor austríaco viu bastou para reconhecer no Brasil um país do futuro. Não foi difícil incluir o Rio entre os 1001 lugares a conhecer antes de morrer, cotar o Corcovado entre as maravilhas do mundo. E o carioca deitado em berço esplêndido deixou tudo nas mãos de Deus.

Deus é brasileiro, o país bonito por natureza, e desse jeito há décadas a imprensa anuncia a revitalização do centro e da zona portuária do Rio. E nada acontece. Só devastação, estagnação, depredação. Não foram apenas as indústrias que se deslocaram do antigo centro, da urbe mercantil. Foi o declínio dos portos a partir de 1960, com a introdução da navegação de cabotagem e de longas rotas marítimas, agora baseadas em transportes de contêineres, o que exigiu grandes pátios junto às docas, substituindo os velhos cais e armazéns. Além disso, os aeroportos tomaram o lugar dos antigos terminais portuários de passageiros, ninguém mais faz viagens de dois meses de navio para chegar a Europa ou vice-versa. E mais favelas, mais drogas e traficantes, mais violência. Logo o Rio que sempre se gabou de não ser uma cidade, mas um estado de espírito contaminando dos saudáveis matinais aos náufragos da noite.

Que feio, perigoso e invisível ficou o centro. Só o carioca continuava a chamar de maravilhosa a sua cidade. Foi no século 21, há três anos, que um plano para o Porto Maravilha resgatou sítios arqueológicos como o Cais do Valongo e o Cais da Imperatriz, e planeja a visibilidade dos lindíssimos casarios, das ladeiras e becos do Morro da Providência, da velha e portuguesa Gamboa, do Santo Cristo, da Praça Tiradentes e a revitalização do berço do samba, a Praça Onze. Vai recuperar o século 19 estampado na arquitetura do centro da cidade, ali onde tudo acontecia, inclusive a cultura que rolava no Teatro Municipal e na Biblioteca Nacional – e onde a cidade imperial iniciada no Jardim Botânico se estendia até o Paço Imperial: foi na segunda janela da rua Primeiro de Março que D. Pedro I disse o famoso “Fico”, em 1821. Um império que ruiu num último baile de D. Pedro II na Ilha Fiscal, agora aberta à visitação. E o centro projeta um novo padrão imobiliário.

Buenos Aires, Puerto Madero
Foto divulgação [Acervo Clarín]

Qualidade de vida

Daí a importância do livro Cidades em transformação (Edições de Janeiro), assinado pelos arquitetos e urbanistas Ephim Sluger e Miriam Danowski.

A chave do livro-álbum é a pesquisa que os autores fizeram de cinco áreas centrais em Buenos Aires, Cidade do Cabo, Londres, Nova York e Havana. Estudaram a fundo e abriram capítulos com ideias, erros e acertos de intervenções urbanísticas nessas zonas portuárias.

O que é uma sorte para o projeto do Rio, que já abriga um museu do MAR e um Museu do Amanhã, junto à Praça Mauá. O resgate da identidade de uma cidade traz orgulho, estímulo, turismo, bem estar que não combina com violência, fabrica harmonia e até, quem sabe, felicidade. Ephim Sluger cita o Nobel de Economia de 1987, Robert M. Solow, sobre a influência positiva do patrimônio cultural na qualidade de vida de uma cidade:

“A longo prazo, lugares com forte e distinta identidade têm chance de prosperar mais do que aqueles que não possuem. Todas as cidades devem conhecer seus atributos de identidade mais fortes e desenvolvê-los. Ou correrão o risco de serem tudo para todos e nada de especial para ninguém. A qualidade de vida não é um luxo da classe média. É um imperativo econômico”.

Paisagem cultural

O projeto material e imaterial do Porto Maravilha foi o mote para sete artigos assinados por especialistas. O primeiro, “Cidade, Patrimônio e Legado”, do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, que faleceu recentemente, lembra a antropóloga Margareth Mead: “Cultura é tudo o que o povo já não pode esquecer”. Há mais nove artigos sobre as outras cinco cidades analisadas, de autoria de arquitetos, urbanistas, paisagistas, sociólogos, cientistas sociais, administradores públicos. Dois sobre erros e sucessos na implantação do Puerto Madero, em Buenos Aires, aqui ao lado; uma história bem sucedida na zona portuária da Cidade do Cabo, na África do Sul; o plano para Nova York e a transformação dos bairros do West Side Manhattan; o sucesso de Londres em 2012 usando a sustentabilidade ambiental como estratégia; a conservação patrimonial e capacitação de mão de obra na degradada Havana Vieja, em Cuba, e a eficácia da ecologia e da paisagem cultural no dia a dia das pessoas.

Um luxo de 304 páginas que vão virar outra vez assunto de jornal, com uma diferença: agora, sim, o Porto Maravilha é uma realidade.

sobre a autora

Norma Couri é jornalista.

nota

NE – Publicação original: COURI, Norma. As feias que me desculpem... Observatório de Imprensa, São Paulo, n. 823, 04 nov. 2014 <www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed823_as_feias_que_me_desculpem>.

comments

resenha do livro

Cidades em transformação

Cidades em transformação

Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Nova York, Londres, Havana

Ephim Shluger and Miriam Danowski (Orgs.)

2014

159.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

159

159.02

As artes plásticas como encarnação do trabalho livre

Pedro Fiori Arantes

159.03

A simbologia de Brasília na história do Brasil

Carlos Madson Reis

159.04

A aurora turva da vida de meu tio na cidade moderna

Uma leitura dialogada dos filmes Mon Oncle e Aurora

Rossana Honorato

159.05

A vez dos pedestres

Porque estimular a caminhada na cidade é um bom negócio

Mauro Calliari

159.06

O Brasil em movimento ou sob caos

Luiz Costa Lima

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided