Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Com curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, a exposição “SB100 – Sergio Bernardes 100 anos”, em exibição no Centro Carioca de Design, comemora os cem anos do nascimento do arquiteto Sergio Bernardes.

how to quote

MATTOS DE CAÚLA E SILVA, Adriana; BERNARDES, Kykah. Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos. Resenhas Online, São Paulo, ano 18, n. 208.06, Vitruvius, abr. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/18.208/7336>.


Sergio Wladimir Bernardes (1919-2002), arquiteto natural do Rio de Janeiro, formado em 1948 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, teve uma trajetória bastante singular e inegavelmente profícua.

A exposição SB100 marca o início do Centenário do Arquiteto Sergio Bernardes (2019-2020) e reúne alguns recortes de sua extensa produção. Propomos a (re)descoberta deste inquieto e bem humorado arquiteto carioca, criador de sua própria linguagem.

A exposição contextualiza Sergio Bernardes com o próprio Sergio Bernardes. 

Cartaz da Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos, curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, Centro Carioca de Design, 17 de abril a 01 de junho de 2019
Imagem divulgação

Sempre atento ao contexto vivido, Bernardes deixa transparecer em cada projeto o acúmulo de ideias e pensamentos que se transformam a cada nova criação do arquiteto. Inventivas no uso e exploração da produção em escala industrial, da técnica e da tecnologia, suas propostas respondiam a diferentes momentos e acontecimentos de nosso país e do mundo. Sua produção, iniciada precocemente aos 15 anos de idade, estende-se entre 1934-2000.

Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos, curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, Centro Carioca de Design, 17 de abril a 01 de junho de 2019
Foto Tadeu Asevedo

São numerosas as conexões possíveis entre obras, projetos, ideias e reflexões de Bernardes. Partimos da ideia de fluxos. Fluxos estes que criam uma malha de relações na trajetória do arquiteto. Graficamente nós sugerimos fluxos e conexões que são parte da complexa malha do pensamento de Bernardes, plena de fios que se sobrepõe, se conectam, criam camadas.

Assumimos a postura provocativa de Sergio Bernardes e pretendemos aguçar a curiosidade do visitante, incentivando-o a traçar suas próprias conexões, livremente interpretar desenhos e imagens (muitos destes inéditos), aproximar-se e transitar por entre blocos que abarcam do design à escala urbana. 

Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos, curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, Centro Carioca de Design, 17 de abril a 01 de junho de 2019
Foto Carlos Peder

A disposição e agrupamento do material exposto quebra com o ordenamento cronológico, sendo organizado em três blocos de pensamento que se atravessam. Os caminhos são abertos, permitindo ao visitante o livre percurso, como o próprio modo de pensar e criar de Sergio Bernardes que transitava entre distintas escalas, projetos, campos... no mesmo momento.

O primeiro bloco reúne um grupo de obras construídas na cidade do Rio de Janeiro, indicados a tombamento pelo IRPH neste ano de 2019. Neste bloco já se revela a variedade da produção arquitetônica de Bernardes e a presença de sua arquitetura como parte integrante da cidade do Rio de Janeiro. Partida da exposição, este bloco incentiva o estabelecimento de conexões entre obras, elementos, soluções... e entre o conteúdo dos demais blocos. Os dois outros blocos são conformados, respectivamente, por suas propostas de design e por seu projeto para o ‘Rio do Futuro’. Mobiliário, carro, bicicleta, avião, habitáculo... o próprio design do arquiteto ramifica-se e se espalha em muitas direções, ampliando a malha e criando outras camadas.

Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos, curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, Centro Carioca de Design, 17 de abril a 01 de junho de 2019
Foto Tadeu Asevedo

Sempre atento à sua cidade e às problemáticas contemporâneas, Bernardes mostra sua potência criativa apresentando uma visão futura para o Rio (ideias para uma civilização tropical), em momento político sensível e de luta por reconhecimento do saber e competência de nossos arquitetos e urbanistas. Propomos uma imersão nas imagens do Rio de Janeiro do futuro, publicadas em 1965 em edição especial da Revista Manchete. Estas imagens potentes transbordam em ideias e congregam temas, abordagens e reflexões - com intensidades e transformações várias - presentes em toda a sua produção. 

Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos, curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes, Centro Carioca de Design, 17 de abril a 01 de junho de 2019
Foto Tadeu Asevedo

nota

NA – Exposição SB100 – Sergio Bernardes 100 anos, curadoria de Adriana Caúla e Kykah Bernardes. Centro Carioca de Design, Rio de Janeiro, de 17 de abril a 01 de junho de 2019. A exposição, com recorte geográfico no Rio de Janeiro, é o primeiro módulo de uma exposição maior que estará sendo construída ao longo do ano, que terá como enfoque a lista de projetos presente no dossiê da proposta de tombamento das obras do arquiteto Sergio Bernardes.

ficha técnica

curadoria e concepção
Adriana Caúla e Kykah Bernardes

realização
Projeto Memória – Bernardes Arquitetura / Centro Carioca de Design

colaboração científica
Thaysa Malaquias (PROARQ/ FAU/UFRJ), Fausto Sombra (PPGAU-FAU Mackenzie)

projeto gráfico e expografia
Pedro Medina / Tadeu Asevedo

desenvolvimento e montagem
Fabio Velasco, Gabriel Deslandes, Kauê Carvalho, Pedro Medina, Tadeu Asevedo

cenotécnico
Cristiano Ruiz

edição, imagens, montagem e projeções “design” e “rio do futuro”
Adriana Caúla / Gabriel Deslandes

fotografia, imagens e desenhos
Acervo Sergio Bernardes / Lu Torres

modelagem da poltrona rampa
Marcelo Jabor

ilustração de sergio bernardes
André Costa Abreu

consultor em design
Emmanuel Bellard

assessoria de comunicação
Tiago Costa (Secretaria Municipal de Urbanismo)
Nicolas Braga / Marta Valim (CAU/RJ)

equipe de apoio
Rangel Luiz da Cruz

apoio
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU/RJ
Escola de Arquitetura e Urbanismo – EAU/UFF
Núcleo de Pesquisa e Documentação – NPD/FAU/UFRJ
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ/UFRJ
Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – SMU/IRPH

sobre as autoras

Adriana Caúla e Kykah Bernardes são curadoras da exposição comemorativa dos cem anos do nascimento do arquiteto Sergio Bernardes.

comments

208.06 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

208

208.01 livro

Norte e Sul

Uma versão feminina de A situação da classe operária inglesa

José Roberto Fernandes Castilho

208.02 exposição

Exposição Tutto Ponti

Gio Ponti Archi-Designer

Angelica Ponzio

208.03 filme

Disengagement, um filme de Amos Gitai

Uma aproximação pela diversidade

Eliane Lordello

208.05 livro

Acerca da cidade e do urbano

Sobre o recente livro de Stella Bresciani

Adalberto Retto Jr.

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided