Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Da figura humana à geometria, mostra traz trabalhos significativos que representam os pensamentos atuais em torno da esculturas

Os escultores contemporâneos têm se apropriado das mais diversas práticas escultóricas para representar tanto figuras humanas, quanto formas geométricas. Do conjunto diversificado de práticas, coloca-se em dúvida a validade atual do termo "escultura", ao se preferir a noção mais ampla de "tridimensional". Essa é a reflexão proposta pela exposição Do volume e do espaço: modos de fazer, coletiva em cartaz de 27 de julho a 13 de outubro, na Casa de Cultura do Parque.

A mostra tem texto de apresentação de Ana Avelar e reúne trabalhos dos artistas brasileiros Alexandre da Cunha, Claudio Cretti, Edgar de Souza,Eduardo Frota, Felipe Cohen, Flávio Cerqueira, Ivens Machado, José Rezende,Laura Vinci, Nino Cais, Pablo Reinoso, Ricardo Becker, Rodrigo Cardoso eTatiana Blass.

Dois eixos centrais dividem os trabalhos expostos. O primeiro, endereçado à figura humana, indica a história tradicional da escultura, com o corpo aparecendo em diversas escalas ou fragmentos, ora como metáfora para uma conduta moral e ética, ora para fins religiosos ou místicos.

"As atuais poéticas do corpo debatem politicamente convenções sociais, culturais e sexuais. Se artisticamente o corpo humano serviu, ao longo do tempo, como suporte de nossa relação com o mundo, uma relação física que diz respeito também à nossa compreensão desse mundo, o que pensar sobre corpos que não se completam ou que não seguem proporções exemplares?", provoca Ana Avelar.

A geometria, elemento que unifica o segundo eixo da exposição, não aparece mais oposta à realidade do corpo, mas sim conjugada a ele. O Minimalismo, marco da arte contemporânea, rompe com o gesto heroico do artista sobre o material e revela a experiência do corpo do indivíduo em contraponto aos objetos sem detalhes, ordenados em série, dentro de uma lógica evidente e simples. "É o corpo que experimenta a geometria, é ele quem a produz", explica a curadora.

Formas geométricas, tridimensionais e humanas na obra de Laura Vinci<br />Foto divulgação  [Casa de Cultura do Parque]

Formas geométricas, tridimensionais e humanas na obra de Laura Vinci
Foto divulgação [Casa de Cultura do Parque]

Do volume e do espaço: modos de fazer

happens
from 27/07/2019
to 13/10/2019

where

A Casa do Parque
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros
São Paulo SP Brasil

source
A4&Holofote Comunicação
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided