Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Mostra apresenta parte da produção residencial contemporânea, com obras dos escritórios SPBR, MMBB, Siaa, Grupo SP, Longato Pirondi, Apiacás, Brasil Arquitetura, Andrade Morettin, UNA, Obra, Terra e Tuma, Drucker Arquitetura

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo lança no dia 4 de setembro a exposição ‘Casas Paulistas: 2000 – 2017’. Com curadoria de Romullo Baratto e concepção de Ruben Otero, a exposição reúne 12 projetos de residências paulistas construídas a partir da virada do século, e faz parte de uma série de exibições brasileiras na capital europeia da cultura de 2019.

É possível identificar em São Paulo, talvez mais que em qualquer outro lugar do Brasil, uma prática arquitetônica singular, pautada por algumas ideias que têm origem décadas atrás e cujo debate não raro levanta nomes bem conhecidos. Tendo João Vilanova Artigas como figura mais proeminente, a arquitetura paulista — e sobretudo paulistana — da segunda metade do século passado fincou raízes profundas que nutrem e informam a produção contemporânea.

As casas reunidas na exposição — projetadas pelos escritórios SPBR, MMBB, SIAA, Grupo SP, Longato e Pirondi, Apiacás, Brasil Arquitetura, Andrade Morettin, UNA, Obra, Terra e Tuma, e Drucker Arquitetura — apresentam congruências com a produção dos anos 1960, aspecto especialmente notado em um elemento chave: o pátio, jardim interno ou vazio central.

Estes pátios e vazios centrais, chamados pela arquiteta Marlene Milan Acayaba de "espaços de convite ao sonho", articulam as obras exibidas na mostra, constituindo um conjunto coerente que, de alguma forma, sintetiza a produção contemporânea paulista —que, embora influenciada por ideias do passado, carece do componente ideológico presente naquela arquitetura.Distantes do “sonho” político entranhado nas residências paulistas dos anos 60, que priorizava um projeto social em detrimento de sua forma e caráter simbólico, estas casas contemporâneas parecem, entretanto, guardar algumas semelhanças com aquela produção, notadamente, em relação a aspectos plásticos e compositivos. Os sonhos já não são os mesmos, porém, o espaço do devaneio conserva-se enquanto desígnio.

Serviço

Casas Paulistas 2000|2017

curadoria
Romullo Baratto

concepção
Ruben Otero

produção de imagens
Nichollas Rottmann

projeto gráfico e diagramação
Três Design

Parceria Escola da Cidade / Archdaily

Casas Paulistas: 2000 – 2017

happens
from 04/09/2019
to 04/10/2019

opening
Quarta-feira, 04 de setembro de 2019, às

more
Abertura com apresentação dos Professores Romullo Baratto e Pedro Ivo C. Freire

where
Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65 Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
Segunda à sexta, das 10h às 20h Sábados, das 10h às 14h
11 3258-8108

source
Assessoria de imprensa Escola da Cidade
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided