Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Instagram e Facebook apresentam todos os dias abordagens inéditas sobre diferentes aspectos da vida e obra de Lina Bo e P. M. Bardi pouco conhecidos do público, de forma fácil e acessível

Com o objetivo de ampliar o acesso a conteúdos e temas ainda desconhecidos do universo do casal Lina Bo e P. M. Bardi, o Instituto Bardi/Casa de Vidro apresenta uma nova estrutura de divulgação nas suas redes sociais, visando aproximar o público da vida e obra destes dois ícones da cultura brasileira.

A nova estrutura reúne um leque de temas, envolvendo a Casa de Vidro- ambientes interno e externo, mobiliário, projetos, arquitetura, exposições, publicações, arte, história, além da vida e pensamento de Lina Bo e P. M. Bardi.

Para o diretor-presidente do Instituto, Waldick Jatobá, a iniciativa busca mostrar, que apesar das restrições deste momento impar no cenário mundial, é importante olhar para frente, continuar produzindo e nos inspirando em grandes exemplos de superação, como Lina e Pietro durante e no Pós-Guerra na Itália, antes da chegada do casal ao Brasil em outubro de 1946.

O diretor explica que 2020 é um ano marcante também para o Instituto, que completará 30 anos de fundação em maio próximo. "Esta e outras datas importantes ganharam arte diferenciada e conteúdos fixos, a exemplo dos 120 anos de nascimento de P. M. Bardi, revelando toda semana um traço da intensa produção intelectual e prática do fundador do MASP, ao lado de Assis Chateaubriand, e diretor do Museu por mais de 45 anos", observa Waldick Jatobá.

O diretor-presidente cita um fato curioso: "Em 1990, o Museu convidou o Professor Bardi, como ele gostava de ser chamado, para ser diretor honorário e este recursou o convite, aceitando a homenagem apenas no ano seguinte, um traço da personalidade inquieta e pouco convencional de um dos grandes pilares da cultura no Brasil".

"Lina Bo é uma caixa de surpresas, atuando e produzindo em diferentes áreas como arquiteta, mulher e, acima de tudo, pensadora", ressalta o diretor, destacando dois temas inéditos relacionados ao acervo que estarão nas redes sociais em breve: o estudo da ‘personalidade’ das escadas projetadas por Lina e uma coleção em 3D do conjunto de cadeiras desenhadas pela arquiteta, entre 1947 e 1986.

Outro destaque é a relação dos Bardi com o arquiteto suíço naturalizado francês, Le Corbusier, criador do conceito Unité d'Habitation, grandes edifícios modulares e inovadores no modelo de construção, que poderá ser acessada a partir de textos e desenhos inéditos.

Instituto Bardi/Casa de Vidro

Criado em 1990 como Instituto Quadrante pelo casal Bardi, passou a chamar-se Instituto Lina Bo e P. M. Bardi partir de 1993. Hoje, como Instituto Bardi/ Casa de Vidro mantém o objetivo inicial de promover e estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de arquitetura, design, arte e urbanismo no Brasil.

Os Bardi atuaram de forma relevante e incansável para a consolidação da área cultural no país. Historiador, crítico de arte e de arquitetura, Pietro Maria Bardi foi cofundador do MASP, dirigindo o Museu de 1947 a 1996. Lina Bo Bardi assinou o projeto arquitetônico, museográfico e educativo do MASP, atuando de forma arrojada também em design, educação, cinema, teatro e moda.

Com foco em exposições, publicações, workshops e conferências, o Instituto possibilita o acesso a diferentes aspectos do pensamento e da produção artística e cultural do país a partir do legado de Lina Bo e P. M. Bardi, preservado no acervo existente na Casa de Vidro.

Residência dos Bardi desde 1951, a Casa de Vidro, como ficou conhecida a primeira obra construída de Lina Bo Bardi, tornou-se um ícone da arquitetura moderna e representa de forma atemporal o pensamento e o modo de vida simples e engajado do casal.

Tombada pelo CONDEPHAAT, como patrimônio histórico em 1987, a Casa de Vidro abriga, hoje, a sede do Instituto e o acervo de Lina e Pietro, composto por mais de 40 mil itens.

<br />Foto divulgação


Foto divulgação

Instituto Bardi/ Casa de Vidro

happens
from 23/04/2020
to 10/05/2020

where

Instituto Bardi / Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura 200
São Paulo SP Brasil
+55 11 37449902
+55 11 37449830

source
comporcomunicacao
São Paulo

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided