Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Até 31 de maio, a Casa da Memória Italiana realizará ações virtuais durante a 18ª Semana Nacional de Museus, agenda proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18)

Nesta edição, a Casa da Memória Italiana terá ações conjuntas ao Museu da Cana como lives temáticas e postagens #semanamuseus2020 que estimulam as lembranças de experiências em museus, sendo uma oportunidade para as pessoas expressarem suas ligações afetivas com os espaços.

“Toda a programação será desenvolvida nas redes sociais atendendo às orientações das autoridades de saúde para adoção de medidas de prevenção do coronavírus (COVID-19) e seguindo as recomendações do Ibram”, diz Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana.

Em 23 de maio, às 14h, para fundamentar essa forma de interação cultural inédita e reinvenção do relacionamento entre os visitantes e os equipamentos culturais, os equipamentos farão uma live pelo canal do YouTube  com o tema "A Memória não fecha suas portas: Visões, experiências e estratégias em museus para sobreviver à pandemia" com a participação da Profa. Dra. Giulia Crippa (Università di Bologna) e Prof. Dr. Marco Almeida (USP-Ribeirão Preto).

A articulação em rede também integrará o curso de pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda divulgando parte da coleção museológica por meio do recurso #pracegover. O compartilhamento das descrições integra um exercício de formação dos estagiários e será discutido na live do dia 28, quinta-feira, às 16h, com a presença da professora orientadora do estágio Carla Damasceno, os alunos envolvidos e a professora Maria Paula Moita Pegoraro Lopes (da Rede Estadual e da Adevirp).

Para finalizar a agenda, dia 30, às 14h, acontecerá mais uma live. Dessa vez, a temática “Conservação de acervos museológicos em tempos de pandemia” terá a participação de Leila Heck (conservadora e gestora do Museu da Cana), Tânia Registro (historiadora) e Clark dos Santos (Coordenador de Programa de Conservação do Museu da Cana), que apresentarão suas experiências de conservação do acervo museológico em que atuam.

“A presença e participação do público é essencial para mantermos a cultura viva e celebrar os museus. Os interessados podem conferir todos os detalhes das atividades programadas nas redes sociais e na parte de notícias no site do museu”, finaliza Alice.

Serviços

18ª Semana Nacional de Museu
Data: 18 a 31 de maio

Lives temáticas: YouTube – Casa da Memória Italiana

Data: 23 de maio de 2020
Horário: sábado, às 14h
Tema: A Memória não fecha suas portas: visões, experiências e estratégias em museus para sobreviver à pandemia" - com a Profa. Dra. Giulia Crippa (Università di Bologna) e Prof. Dr. Marco Almeida (USP-Ribeirão Preto).

Data: 28 de maio de 2020
Horário: quinta-feira, às 16h
Tema: Conhecendo #pracegover” - a Profa. Carla Damasceno (Centro Universitário Moura Lacerda), os alunos de Pedagogia e Maria Paula Moita Pegoraro Lopes (Professora da Rede Estadual e da Adevirp).

Data: 30 de maio de 2020
Horário: sábado, às 14h
Tema: “Conservação de acervos museológicos em tempos de pandemia” com Leila Heck (conservadora e gestora do Museu da Cana), Tânia Registro (historiadora) e Clark dos Santos (Coordenador de Programa de Conservação do Museu da Cana).

Celebrando os Museus: postagens #semanamuseus2020 – Facebook e Instagram @casadamemoriaitaliana

Data: 18 a 24 de maio de 2020
Tema: participação de enquetes e postagens para ativar lembranças em experiências de museus em Ribeirão Preto e região.

Acervo virtual acessível: #pracegover - Facebook e Instagram @casadamemoriaitaliana

Data: 18 a 24 de maio de 2020
Tema: compartilhamento de descrições de imagens do acervo museológico do Museu Casa da Memória Italiana por meio de #pracegover. Parte integrante do estágio em pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda.

<br />Foto divulgação


Foto divulgação

Casa da Memória Italiana participa da Semana Nacional de Museus

happens
from 18/05/2020
to 31/05/2020

where

Casa da Memória Italiana
Rua Tibiriçá, nº 776
Ribeirão Preto, SP

source
Núcleo de Noticia Comunicação Corporativa
Ribeirão Preto

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided