Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A obra fez parte de "Tarsila popular", que, em 2019, se tornou a exposição mais vista da história do MASP com público recorde de 402.850 visitantes

A título de curiosidade, o MASP é, hoje, o museu com maior número de pinturas de Tarsila. Integram essa coleção: "Trabalhadores" (1938), "Porto I" (1953), "Autorretrato com vestido laranja" (1921), "Estudo (Nu)" (1922), cedidas em comodato pelo Banco Central; e "Composição (Figura só)", cedida ao museu por três anos pelo colecionador Ronaldo Cezar Coelho.

Aqueles que quiserem participar da próxima etapa da campanha deverão publicar seus desenhos no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23:59 de sábado, dia 30. No domingo, dia 31, o museu irá postar alguns desenhos selecionados na mesma rede social e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis. Podem participar tanto adultos quanto crianças com obras digitais ou feitas sobre papel.

Na quarta, dia 27, às 16h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP promoverá, também no Instagram, mais um encontro virtual do projeto “Diálogos no acervo”. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. E o trabalho da vez será também "Composição (Figura só)".

Na quinta, dia 28, a live será com Tarsilinha do Amaral, advogada, sobrinha-neta da artista e representante do espólio de Tarsila do Amaral, e Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP. Eles irão conversar sobre a vida e a obra de Tarsila e a respeito do sucesso da exposição individual dedicada à modernista no MASP (que teve curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, curador no museu). O MASP pretende, assim, expandir diálogos sobre o mesmo tema.
Tanto essa live quanto a de "Diálogos no acervo" serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Por fim, na sexta, dia 29, das 11h às 15h30, o MASP apresentará o primeiro seminário de um projeto extenso que antecipa o ciclo curatorial de 2022, que será dedicado às Histórias da Brasil. 
O programa terá falas de Sandra Benites, pesquisadora e curadora adjunta de arte brasileira do MASP, Moacir dos Anjos, pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco, Lilia Schwarcz, professora titular do Departamento de Antropologia da USP e curadora adjunta de histórias do MASP, Heloisa Murgel Starling, professora de História do Brasil da UFMG, e Tom Farias, jornalista, escritor e pesquisador. A mediação será de Isabella Rjeille, curadora no MASP, e Amanda Carneiro, curadora assistente no museu.

O evento pretende apresentar e discutir algumas das complexidades de episódios históricos sociais e políticos no país, como também práticas curatoriais e artísticas que lidam com legados dessas histórias por meio de obras e exposições. A organização é de Adriano Pedrosa, André Mesquita, curador no museu, e Lilia Schwarcz. 

O seminário será transmitido gratuitamente por meio dos perfis do MASP no Facebook, no YouTube e terá tradução em libras. Patrocínio: Aché, Havaianas, Instituto Votorantim e Ultra.

Tarsila do Amaral, ‘Composição (Figura só)’, 1930, Comodato MASP Ronaldo Cezar Coelho

Tarsila do Amaral, ‘Composição (Figura só)’, 1930, Comodato MASP Ronaldo Cezar Coelho

Semana no MASP terá live com Tarsilinha do Amaral e seminário sobre o Brasil

happens
from 25/05/2020
to 31/05/2020

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
Comunicação e Marketing-Masp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided