Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Para a Semana do Meio Ambiente, que acontece até 6 de junho pelas redes sociais dos equipamentos, o público poderá conferir atividades temáticas, como exibições de vídeos sobre o meio ambiente e sugestões de atitudes diárias sustentáveis

Museu Casa de Portinari

Até 5 de junho, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa das reflexões da Semana do Meio Ambiente com ações temáticas pelas redes sociais.

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, o equipamento apresenta ao público o resultado de um de seus trabalhos de pesquisa. O Museu Casa de Portinari possui uma área privilegiada com relação à arborização urbana e serve de refúgio para as aves que vivem em Brodowski. De fácil observação, o levantamento foi feito com base na identificação visual e/ou sonora das aves e, quando possível, com registro fotográfico. O estudo identificou 46 espécies de aves, pertencentes a 21 famílias. O resultado pode ser conferido por meio da apresentação "4 Estações- A Exposição feita pela Natureza", disponível no site. Ainda é possível conhecer espécies da flora local que transformam os jardins da Casa de Portinari em poesia pura.

Outra atividade será a exibição de pequenos vídeos, com alguns dos pássaros catalogados, e o da poesia “A Travessia do Caminho”, narrado por Susana Carizza ao som da chuva caindo num final de tarde.

O público também será contemplado com informações sobre o Programa de Sustentabilidade Ambiental aplicado pelo equipamento para que as rotinas internas não impactem, de forma negativa, no desenvolvimento sustentável, como a diminuição do uso de copos descartáveis, a instalação de composteira para a produção de adubo orgânico, a instalação de cisterna para captação de água da chuva e plantio anual de mudas para compensação da emissão de gás carbono, entre outras.

Durante o mês, os internautas poderão participar de ações juninas on-line, lives, oficinas, contação de história, leitura de poemas de Portinari e quizzes. Para conferir toda a programação, basta seguir e curtir o Facebook e Instagram do Museu Casa de Portinari (@museucasadeportinari).

Museu Índia Vanuíre

Comemorado em 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente inicia as atividades temáticas e virtuais do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Dentre outras ações da agenda estão oficinas educativas, contação de histórias e dicas de leitura.

Ainda, vídeos apresentarão ensinamentos de desenvolvimento sustentável e compromisso com o futuro; e as educadoras do Museu contarão a história do “Pingo de Chuva”, que faz uma reflexão sobre o ciclo da água, a sua importância para a vida humana e a do planeta.

Durante o mês, aos domingos, o público ainda poderá conferir as publicações anuais lançadas após o Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus (EPQIM), participar do Saberes e Fazeres Indígenas Virtual e fazer imãs com sementes, flor de material reciclável, porta-retrato e lanterna de papel por meio das oficinas ministradas pelos educadores.

Para participar de todas essas atividades, basta curtir e seguir as redes sociais do Museu Índia Vanuíre no Facebook e Instagram (@museuindiavanuire).

Pesquisa - 4 Estações- A Exposição feita pela Natureza - BEIJA-FLOR-DE-PEITO-AZUL<br />Foto divulgação

Pesquisa - 4 Estações- A Exposição feita pela Natureza - BEIJA-FLOR-DE-PEITO-AZUL
Foto divulgação

Semana do Meio Ambiente

happens
from 01/06/2020
to 06/06/2020

where
Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari 298
Brodowski SP
Aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 18h, inclusive em feriados. Entrada gratuita
16 3664.4284
e-mail

where

Museu Índia Vanuíre
Rua Coroados, 521 - centro - Tupã, SP, Brasil
de terça a domingo das 8 às 18h
(14) 3491-2202
e-mail

source
nucleodanoticia
Ribeirão Preto

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided