Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

competitions

A participação é aberta a todos(as) associados(as) do IABsp ou não associados(as), em consonância com os requisitos estabelecidos neste edital até a data limite de inscrição

Categorias

A inscrição dos trabalhos está organizada em 8 categorias, a saber:

1. Edificações 1.1. Residencial unifamiliar
1.2. Residencial multifamiliar e uso misto
1.3. Comercial e industrial
1.4. Institucional
1.5. Restauro/requalificação
1.6.arquitetura de interiores

2. Urbanismo 2.1. Desenho urbano e arquitetura da paisagem 2.2. Planejamento urbano 3. Arquitetura efêmera 4. Publicação de arquitetura 5. Fotografia de arquitetura e cidade 6. Estudantes 7. Ativismo urbano 8. Madeira

1 . Objetivos

A Premiação IABsp 2018 – 75 anos tem a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos, de modo a reconhecer as propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura em todo o território nacional.

2. Condições de participação

2.1. Participação

2.1.1. Autores: poderão se inscrever para as categorias:

a – Arquitetos autônomos;
b – Organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas públicas, empresas privadas e coletivos, desde que o autor ou coordenador técnico seja um(a) arquiteto(a);
c – Para a categoria “Fotografia de Arquitetura”, “Ativismo Urbano”, poderão participar profissionais de outras áreas do conhecimento;
f – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo:

– Estudantes do 3º ano letivo ou mais, excluindo-se trabalhos finais de graduação;
– Os trabalhos deverão informar seus autores, professor orientador e instituição de ensino;
– Poderão ser apresentadas propostas coletivas.

2.1.2. Projetos e obras

Os trabalhos inscritos deverão ter sido elaborados ou concluídos de 2016 até a data limite de inscrição, observando-se a categorização do item 2.2.1;
Trabalhos na categoria de projeto que participaram de concursos promovidos por todos os departamentos estaduais do IAB ou outra instituição não poderão concorrer;
Trabalhos cuja autoria ou co-autoria envolva a coordenação técnica de arquitetos que ocupem cargos no Conselho Diretor ou Conselho Superior de quaisquer departamentos estaduais do IAB, incluindo o IAB Direção Nacional, não poderão concorrer.

2.2. Categorias dos trabalhos

2.2.1. Os trabalhos a serem apresentados deverão estar inseridos em uma das seguintes categorias:
a. Edificações: edifícios em suas diversas tipologias. Na subcategoria “1.5. Restauro e Requalificação”, serão avaliados projetos de restauro e/ou requalificação/ampliação de edifícios considerados patrimônio de caráter histórico tombados em, necessariamente, uma das instâncias públicas;
b. Urbanismo: Projetos urbanos; planos diretores setoriais e municipais; projetos de redes de serviços e infraestrutura urbana; projetos de preservação e recuperação ambiental; projetos de ordenação territorial.
c. Arquitetura efêmera: cenografia, exposição, instalação, desde que o responsável seja arquiteta ou arquiteto;
d. Publicação de arquitetura: trabalhos publicados oficialmente no formato digital ou impresso na forma de livros, revistas, periódicos, ensaios, críticas e pesquisas.
e. Fotografia de arquitetura e cidade: fotos publicadas em revistas ou periódicos, digitais ou impressos ou que tenham participado de alguma exposição;
f. Estudantes de Arquitetura e Urbanismo: trabalhos elaborados a partir do 3º ano letivo, excluindo-se trabalhos finais de graduação. Serão considerados trabalhos cujo tema envolve a categoria “1. Edificações” e “2.Urbanismo”;
g. Ativismo urbano: reconhecimento por ações, práticas, políticas e programas de caráter público e/ou privado que venham a melhorar a qualidade de vida em nossas cidades, reduzir as desigualdades territoriais, sociais, ambientais, de gênero e de raça.
h. Madeira: poderão inscrever nesta categoria projetos de diferentes usos, desde que a estrutura utilizada tenha sido desenhada em madeira ou técnica mista. Esta categoria permite a inscrição duplicada em uma das outras categorias. ex: um projeto de uma residência unifamiliar com estrutura em madeira, poderá ser inscrito e ana categoria 1.1. e na categoria 8, sem que contabilize o limite máximo de 2 inscrições por proponente.

2.2.2. Nas categorias descritas nas alíneas “a”, “b”, “c” e “f”, do item 2.2.1 acima, incluem-se as subcategorias “projeto” e “obra concluída”.

2.3. Apresentação dos trabalhos

2.3.1. Os trabalhos inscritos nas alíneas “a”, “b”, “c” e “f”, do item 2.2.1 deverão ser apresentados em no máximo 2 (duas) pranchas no formato A1 horizontal (841×594 mm), em arquivo digital (PDF);

2.3.2. Deverá ser reservado em cada prancha espaço para carimbo, com 5 (cinco) cm de altura, na parte inferior e no comprimento total dessa.

2.3.3. A linguagem de apresentação das pranchas fica ao critério de cada concorrente devendo constar no carimbo da prancha, obrigatoriamente, as seguintes informações:

a – a identificação PREMIAÇÃO IABsp 2018 – 75 ANOS;
b – a categoria a que pertence o trabalho;
c – o ano de elaboração do projeto ou da conclusão da obra;
d – nome(s) do(s) autor (es) ou equipe;

Ficha técnica do projeto:

a – Com as seguintes informações, nesta ordem:

– Título do projeto
– Autor
– Colaboradores
– Ano do projeto
– Ano de construção
– Localização
– Característica principal do projeto

b – Em arquivo eletrônico, em Word; fonte Arial, tamanho 11; espaço 2;

c – Texto explicativo do projeto com todas as informações julgadas necessárias pelo concorrente para melhor apresentação do trabalho, com no máximo 700 caracteres (incluindo espaços).

Imagem – 01 imagem digital mais representativa do projeto, em formato “.JPEG”, com resolução mínima de 300 dpi.

2.3.5. Para os trabalhos inscritos na categoria 4. Publicações de Arquitetura, deverão ser entregues as seguintes peças:

I – Ficha técnica: Título, autores, colaboradores, ano de produção.

II – Memorial descritivo em arquivo eletrônico, em Word; fonte: Arial, tamanho 12; espaço 2; folhas tamanho A4; com todas as informações julgadas necessárias pelo concorrente para melhor apresentação deste; poderá conter imagens e textos.

III – A publicação deve ser enviada em arquivo pdf, contendo um máximo de 10 páginas, seguindo as especificações do item II.

2.3.6. – O IABsp não se responsabilizará por omissão, informação incompleta ou incorreta em qualquer dos itens acima.

2.4. Inscrições

2.4.1. Para as categorias 1, 2, 3, 4, 7 e 8, só poderão inscrever-se arquitetos habilitados, mediante apresentação do número de registro do CAU na ficha de inscrição.

2.4.2. Para a categoria 6, só poderão inscrever-se estudantes de graduação em arquitetura, mediante apresentação de comprovante de matrícula em instituições de ensino de arquitetura e urbanismo.

2.4.3. Os participantes inscreveram seus trabalhos mediante o preenchimento da ficha de inscrição que está no site do IABsp www.iabsp.org.br

2.5. Cronograma

2.5.1. Início das inscrições: 03 de outubro de 2018.

2.5.2. Anúncio do Júri: 22 de outubro de 2018.

2.5.3. O prazo final para as inscrições e entrega dos trabalhos será dia 04 de novembro de 2018 até às 23:59.

2.5.4. Cerimônia de premiação: dia 30/11/2018 (conforme item 3.6.1)

3. Premiação

3.1. O IABsp conferirá Prêmios Honoríficos e Diplomas aos trabalhos destacados pela Comissão Julgadora.

3.2. Serão conferidas menções honrosas e prêmios exclusivos ou na condição “ex-aequo” (em igualdade/equiparação) por categoria, a critério do Júri.

3.3. O Júri terá a prerrogativa de, na hipótese de não haver trabalhos a serem destacados, não conferir prêmios, prêmios maiores e menções conforme deliberação de seus membros;

3.4. Serão conferidos os seguintes prêmios para os projetos ou obras por sua especial importância enquanto contribuição ao desenvolvimento cultural, tecnológico e social:

a. Prêmio Rino Levi: será outorgado pela Diretoria da atual gestão do IABsp o prêmio máximo pelo conjunto da obra ou pela relevância do trabalho realizado.

3.6. Cerimônia de premiação

3.6.1. A Cerimônia de Premiação será realizada na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp), localizado na Rua Bento Freitas, 306, no Espaço Calder.

3.7. Catálogos premiação IABsp 2018 – 75 anos

3.7.1. O IABsp pretende confeccionar o catálogo da Premiação IABsp 2018 – 75 anos e para tanto, os concorrentes deverão ceder licença de publicação bem como, zelar, assumindo total responsabilidade, pela correção / propriedade / adequação dos créditos referentes aos trabalhos.

3.7.2. O conjunto dos trabalhos inscritos será disponibilizado no catálogo, representados, ao menos, por uma imagem que os identifiquem.

4. Comissão Julgadora

4.1. A Comissão Julgadora será formada por profissionais de reconhecida atuação e experiência buscando conferir um caráter de diversidade de opiniões, olhares e representatividade.

4.2. A Comissão Julgadora da Premiação IABsp 2018 – 75 anos será constituída por 3 (três) corpos de jurados titulares e 03 suplentes, conforme as categorias indicadas no item 2.2.1.

4.2. A composição da Comissão Julgadora será divulgada no site do IABsp www.iabsp.org.br.

4.3. A ausência de qualquer membro da Comissão Julgadora na abertura dos trabalhos autoriza à Comissão Organizadora a convocar e efetivar o suplente.

4.4. Os trabalhos realizados pela Comissão Julgadora serão abertos em hora e local determinados pela Comissão Organizadora.

4.5. A Comissão Julgadora apresentará uma Ata dos Trabalhos, onde constarão os critérios estabelecidos para análise, entre eles critérios relacionados à valorização da representatividade, e apreciação de todo o material inscrito, assim como a justificativa para os destaques atribuídos mediante Prêmios e Menções Honrosas que será publicado no site do IABsp e seus canais virtuais.

4.6. Os membros da Comissão Julgadora deliberarão por maioria simples e suas decisões serão definitivas, não cabendo qualquer recurso.

4.7. Os participantes das Comissões Organizadoras e Julgadoras não poderão inscrever trabalhos para a Premiação.

5. Disposições gerais

5.1. A inscrição na Premiação IABsp 2018 – 75 anos implica em total e absoluta concordância com os termos deste regulamento.

5.2. As dúvidas serão resolvidas pela Comissão Organizadora.

5.3. Mais informações poderão ser obtidas junto à Secretaria do IABsp.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Edital premiação IABsp 2018 – 75 anos

inscription dates
from 03/10/2018
to 04/11/2018

IAB-SP
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo
Rua Bento Freitas, 306, 4º andar Vila Buarque
São Paulo SP Brasil

source
IABsp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided