Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

competitions

A proposta é reunir um conjunto de intervenções efêmeras que serão propostas para o Buritis, montanhoso bairro de Belo Horizonte, possibilitando uma mudança instantânea em sua paisagem por meio da ocupação de suas “palafitas” (vigas e pilares aparentes)

Uma gama de espaços ignorados e inusitados serão trazidos para a vida da cidade por meio de um evento que irá propor um campo de estudo aberto: as possibilidades latentes da cidade existente. Será uma oportunidade para testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradoras com recursos limitados; e ser um instrumento para se pensar soluções alternativas na recomposição urbana de um tecido esgarçado como é o de Belo Horizonte.

As intervenções serão escolhidas através de uma Chamada de Projetos, de caráter público e internacional, e irão compor uma exposição no inusitado Viaduto das Artes. Em momento posterior, as intervenções serão organizadas em forma de um Festival Cultural, quando se dará efetivamente a construção de algumas das propostas selecionadas.

Além de um roteiro livre de visitação às obras, Outros Territórios pretende se configurar como um espaço para debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

As ideias podem ser apresentadas por profissionais e estudantes atuantes nas áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas. As intervenções sugeridas devem explorar as potencialidades de dez palafitas destacadas no edital e devem ser exequíveis.

Outros Territórios conta com o patrocínio do Banco Mercantil do Brasil e apoio institucional da Belotur (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22/01/2019 através do site.

A divulgação do resultado será em 29/01/2019.

A abertura da exposição e da mesa de debates ocorrem em março de 2019.

O Termo de Referência está disponível aqui.

Site da Chamada com todos os detalhes. 

Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana

inscription dates
from 26/11/2018
to 22/01/2019

source
Carlos M Teixeira
Belo Horizonte MG

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided