Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Francisco Fanucci, sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura, realizará oficina que compreende os processos de projeto de uma peça de mobiliário e suas relações com a construção e com a arquitetura

Objetivos da oficina

Refletir sobre nosso papel como profissionais, professores e alunos de Arquitetura e Design, entendendo questões sobre a nossa atuação nas diversas escalas: da arquitetura ao mobiliário.

Compreender os processos de projeto de uma peça de mobiliário e suas relações com a construção e com a arquitetura.

Programação

Módulo 1
Quinta feira, 25 de abril – aula teórica

Apresentação da produção, processo e metodologia de projetos de mobiliário da Marcenaria Baraúna e suas relações com a produção da arquitetura. Exercício prático de desenho de um mobiliário em madeira.

Módulo 2

Sexta feira, 26 de abril – aula prática

Desenvolvimento de uma peça de mobiliário – atendimento, orientação e análise do projeto pelo arquiteto Fanucci

Investimento

Graduandos de arquitetura e design – R$ 320,00
Profissionais e Pós Graduandos – R$ 450,00
Número de vagas: 24

Público alvo

Profissionais e estudantes de design, arquitetura e áreas afins

Sobre Francisco Fanucci

Francisco Fanucci (1952) é arquiteto formado pela FAU USP (1977), sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura (1979) e da Marcenaria Baraúna (1986), sendo premiados no Brasil e no exterior. Atua como professor e coordenador do Estúdio Vertical da Escola da Cidade desde 2002. Em sua formação trabalhou com Lina Bo Bardi e foi sócio fundador (1986) da Baraúna.

Sobre a Baraúna:

“A Marcenaria Baraúna nasceu como uma extensão do escritório Brasil Arquitetura. Em 1986, já com alguns anos de prática de projeto arquitetônico, criamos coragem para ir ao encontro de um novo caminho, atendendo uma demanda que pulsava forte: executar nossos projetos de mobiliário em marcenaria própria. Queríamos não só projetar móveis e objetos de madeira, mas também acompanhar sua execução, experimentar diferentes soluções, tipos de encaixes e acabamento – enfim, queríamos diminuir a distância e o tempo entre a prancheta e o produto acabado.

Entramos então em outra escala de trabalho – com o obrigatório acabamento in loco – sem, no entanto, abrir mão do projeto de arquitetura lato sensu do escritório: ao contrário: projetávamos tudo, do começo ao fim. E tudo era arquitetura. Era e continua sendo. Os raciocínios, os conceitos, o modo de abordar cada questão são os mesmos adotados nos projetos de edificação ou de urbanismo. A lógica da estrutura, do equilíbrio, do comportamento e da resistência dos materiais, do conforto, da economia de meios e insumos, da essencialidade, sem decorativismos ou disfarces construtivos (...)

(...) Somos arquitetos que projetam móveis.” Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz. Brasil arquitetura. São Paulo, Cosac Naify, 2005. 

Clique aqui para conhecer mais sobre o Escritório Brasil Arquitetura, e aqui para acessar o website da Marcenaria Baraúna.

Informações e Inscrições através do website, via e-mail ou pelos telefones (18) 3928-1285/ (18) 98111-0090.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Francisco Fanucci – Baraúna e Escritório Brasil Arquitetura

happens
from 25/04/2019
to 26/04/2019

where

Escola Aberta no Galpão
R. Professor Hugo Mielli, 338 - Vila Charlote
Presidente Prudente SP

source
Brasil Post Casa e Campo
Presidente Prudente

share


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided