Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Quais são os pontos de contato entre as narrativas e a física? Um astrofísico e um escritor mostram exemplos bem-sucedidos da união entre ciência e arte e discutem perguntas da plateia, com a mediação de um físico

Os avanços tecnológicos e científicos, especialmente do século passado, inspiraram muitos escritores a compor obras literárias imaginativas. O gênero da ficção científica deixou sua marca na literatura e no cinema, fiel ou não às leis de Newton ou Einstein.

Se não há consenso entre a definição precisa do gênero, tampouco dos seus limites em relação à ciência, não há dúvidas de que o gênero está presente a sociedade contemporânea. Talvez nunca se tenha discutido tanto a relação homem-máquina como agora, com tantos avanços em inteligências artificiais.

Quais são os pontos de contato entre as narrativas e a física? O astrofísico Rodrigo Nemmen e o escritor Antônio Xerxenesky mostram exemplos bem sucedidos da união entre ciência e arte e discutem perguntas da plateia, com a mediação do físico Pedro Vieira. A conversa no IMS Paulista é parte da série Ciência em Diálogo: Física e Arte.

Sobre os participantes

Rodrigo Nemmen é físico, professor do IAG-USP e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Tem pesquisa nas áreas de astrofísica e buracos negros.

Antônio Xerxenesky é escritor, tradutor e doutor em literatura pela FFLCH-USP. É autor de As perguntas, F (finalista do Prêmio São Paulo e primeira seleção do Prix Médicis Étranger) e A página assombrada por fantasmas.

Pedro Vieira é professor em conjunto no Perimeter Institute (Canadá) e no ICTP-SAIFR/IFT-UNESP. Trabalha em Teoria de Campos e recebeu diversos prêmios por sua pesquisa

incluindo a Medalha Gribov em 2015, o Prêmio Sackler em 2018, e o Prêmio New Horizons em 2019.

Detalhe da capa do livro I, <i>Rocket in Amazing Stories</i> (1944), de Ray Bradbury<br />Imagem divulgação

Detalhe da capa do livro I, Rocket in Amazing Stories (1944), de Ray Bradbury
Imagem divulgação

Ficção científica

happens
in 01/02/2020

more
Sábado, 1 de fevereiro de 2020, às 11h

where
Instituto Moreira Salles São Paulo
Rua Piauí 844, 1º andar – Higienópolis
São Paulo SP
de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 13h às 18h

source
Instituto Moreira Salles
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided