Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Envio de resumos até 30 de junho de 2012.

O tema dos vazios urbanos vem sendo discutido neste início do século XXI, como alternativa na busca de soluções para as áreas centrais das cidades de médio e grande porte, em escala internacional.

Estudos acadêmicos, seminários científicos e intervenções urbanas têm demonstrado a pluralidade deste conceito, mas ao mesmo tempo têm contribuído para uma melhor compreensão do tema, fornecendo, em consequência, diretrizes para tratar do problema.

Nesta edição, o Si CWB 2012 propõe-se a dar continuidade ao debate dos vazios urbanos, promovendo atividades de ateliê de projeto urbano, na busca por soluções para o problema dos vazios urbanos de Curitiba, e seminário internacional, para, mediante apresentação de conferências e comunicações, ampliar o debate acerca da questão.

Assim, convidam-se aqui os interessados em participar do Si CWB 2012, para inscreverem-se em uma ou duas das suas modalidades:

Ateliê de Projeto Urbano

Atividade de caráter projetual, desenvolvida em quatro ateliês, dirigidos por professores de escolas de arquitetura do exterior, com a participação de estudantes brasileiros e estrangeiros.

Os detalhes desta atividade e informações sobre inscrições estarão disponíveis no site sicwb2012.up.com.br, a partir de 30/06/2012

Seminário Internacional

Para incentivar a ampla participação de pesquisadores, profissionais e acadêmicos, com projetos de iniciação científica, o tema foi subdividido em três seções:

Vazios urbanos: espaços públicos

Numa ótica tradicional, são vazios urbanos os espaços abertos da cidade, as praças, verdes e secas, e os parques que funcionam como refúgio e lugar de convívio dos cidadãos. Nas cidades brasileiras, tais espaços passaram a ser valorizados no século XIX, com propósitos de embelezamento da cidade, numa visão sanitarista, pontual, sem a intenção de compreendê-los como parte de um sistema urbano articulado. Em  cidades europeias, como Barcelona, Paris e Londres, os vazios são parte intrínseca dos seus planos tradicionais de urbanismo. Foram previamente pensados, de modo a garantir a preservação dos espaços públicos, quer seja com a criação de pátios no interior de edifícios, bulevares ou mini praças, quer seja, como no caso de Cerdá em Barcelona, para garantir o melhor modo de circulação de veículos.

Esta seção é voltada a estudos de cunho histórico e análises dos espaços públicos vazios das cidades, do modo como foram idealizados e executados.

Vazios urbanos: experiências práticas

Nos anos oitenta Curitiba deu sinais de criatividade na reutilização de seus vazios urbanos, com a criação da Rua 24 horas, implantada num miolo de quadra da região central, transformando a área residual de antigos quintais em um centro de comércio, serviços e lazer, recentemente restaurada.

No início da década de noventa, o Governo da Bahia promoveu a recuperação do Pelourinho, em Salvador, substituindo os antigos quintais por praças voltadas a eventos de cultura e lazer. Passados vinte anos, alguns desses espaços vazios, os largos, foram objeto de concurso público, para sua revitalização.

O relato dessas e de outras experiências semelhantes é o que se propõe nesta seção.

Vazios urbanos: o tema na atualidade

Na atualidade, o conceito de vazios urbanos se ampliou e na realidade brasileira serve para designar os espaços residuais das cidades, que foram sendo deixados de lado, na constante e desenfreada expansão urbana. Os  vazios urbanos  hoje incluem terrenos vazios que outrora abrigaram estruturas industriais e/ou ferroviárias, os terrenos de antigos galpões e lojas, que foram demolidos, mas também os espaços vazios, desabitados, de velhas estruturas existentes, industriais, comerciais e mesmo edifícios residenciais. Mas são também vazios, os espaços de circulação, as calçadas e as vias, que interferem e interagem no ambiente construído da cidade.

Esta seção propõe um debate do tema dos vazios urbanos na cidade contemporânea, incluindo diagnósticos e tendências.

Maria da Graça Rodrigues Santos, (Coordenação Geral do SiCWB2012)

Apresentação de Comunicações

Resumo

Os interessados devem encaminhar resumo estendido, com o máximo de 500 palavras, para sicwb@up.com.br. Os resumos devem conter os objetivos do trabalho, a justificativa, o referencial teórico e as referências bibliográficas. O texto deve ser apresentado em Word, fonte arial 12, título em caixa alta e negrito. O arquivo do resumo deve ser denominado com o sobrenome do autor. Em arquivo separado deve ser enviado breve currículo do autor e vínculo institucional. Os trabalhos resultantes de iniciação científica deverão ser encaminhados pelo orientador, junto com o acadêmico.

Trabalho completo

As regras para envio do trabalho completo estarão disponíveis no site, a partir de 30/06/2012.

Prazos

Envio de resumos
30 de junho de 2012

Divulgação dos resultados
23 de julho de 2012

Envio do trabalho completo
23 de setembro de 2012

Comitê Organizador do Si CWB 2012 (Universidade Positivo)

Jussara Maria Silva
Coordenação  Acadêmica

Armando Ito, Gisele Pinna, Heverson Tamashiro
Projeto Gráfico, Site e Logística

Alexandre Ruiz da Rosa, Thais Saboia Martins
Ações de Intercâmbio

Daniel Arantes, Rivail Andrade, Tami Zucman
Pesquisa

Comitê Científico

Clovis Ultramari (PUC/PR)
Gislene Pereira (UFPR)
Giselle Chalub Martins (Ministério das Cidades)
Joseli Macedo (University of Florida - UF)
Jussara Maria Silva (Universidade Positivo - UP)
Luiz Salvador Gnoato (PUC/PR
Maria da Graça Rodrigues Santos (Universidade Positivo - UP)

Promoção

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo
Norimar Ferraro - Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

SI CWB 2012: I Seminário Internacional Curitiba e I Ateliê de Projeto Urbano

happens
from 04/10/2012
to 12/10/2012

more
Envio de resumos até 30 de junho de 2012

source
Maria da Graça Santos, Universidade Positivo
Curitiba PR Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided