Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Primeira Pedra chega agora à sua fase final com a apresentação dos últimos outputs de um programa que, ao longo de cerca de dois anos, juntou 23 dos designers e arquitectos mais reconhecidos a nível internacional.

Primeira Pedra chega agora à sua fase final com a apresentação dos últimos outputs de um programa que, ao longo de cerca de dois anos, juntou 23 dos designers e arquitectos mais reconhecidos a nível internacional. A concretização deste programa, cujo promotor é a Assimagra, é agora celebrada com o lançamento de três documentários e três aplicações digitais, realizadas pela experimentadesign em parceria com a ALTA_International Creative Alliance, que registam o seu contexto, a concepção dos seus projectos, a produção de parte das 54 peças realizadas em Pedra Portuguesa e as suas várias apresentações internacionais.

Documentários

Em parceria com a RTP foram realizados três documentários sobre a Pedra Portuguesa e os diversos projectos a que deu origem, com o objectivo de dar a conhecer as várias vertentes da vida desta matéria-prima, desde a sua existência na natureza, à sua extracção e por fim transformação, segundo ideias inovadoras e o desenvolvimento de projectos específicos. Os três filmes documentam os três projectos centrais e as suas apresentações internacionais, realizados entre 2016 e 2017:

RESISTANCE envolveu um grupo de 10 ateliers de arquitectura e foi apresentado durante a Bienal de Arquitectura de Veneza em 2016 e em Weil am Rhein no campus da Vitra durante a Art Basel em 2017.
Álvaro Siza (PT), Amanda Levete (GB), Bijoy Jain (IN), Eduardo Souto de Moura (PT), ELEMENTAL (CL), João Luís Carrilho da Graça (PT), Mia Hägg (SE), Paulo David (PT), Studio mk27 (BR), Vladimir Djurovic (LB)

STILL MOTION juntou 6 estúdios de design gráfico, numa exposição na Trienal de Milão durante a Feira de Arte de Milão e o Salone del Mobile di Milano.
Ian Anderson (GB), Jonathan Barnbrook (GB), Jorge Silva (PT), Pedro Falcão (PT), Peter Saville (GB), Sagmeister & Walsh (US)

COMMON SENSE integrou os trabalhos de design de produto de 8 estúdios em duas exposições na cidade de São Paulo, uma na Casa de Vidro Lina Bo Bardi e outra no MADE. 
Claudia Moreira Salles (BR), Estudio Campana (BR), Fernando Brízio (PT), Jasper Morrison (GB), Michael Anastassiades (CY), Miguel Vieira Baptista (PT), Ronan & Erwan Bouroullec (FR)

Estes documentários serão transmitidos pela RTP2 durante o primeiro trimestre de 2018.
Veja os teasers aqui.

<br />Divulgação


Divulgação

O programa Primeira Pedra termina com a apresentação de 3 documentários e 3 aplicações digitais

source
(experimentadesign)
Lisboa, Portugal

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided