Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Revelados também os finalistas do Prémio Début e Universidades

A pouco mais de dois meses do início da edição de 2019 "A Poética da Razão", a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Fundação Millennium BCP têm o prazer de anunciar a vencedora da 5ª edição do Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp.

Com este prémio, “celebramos o legado de Denise Scott Brown para o futuro, como um presente para as próximas gerações de arquitectos no panorama mundial”, refere o júri composto por Amale Andraos, Cláudia Taborda, Enrique Walker, Éric Lapierre, Kunle Adeyemi, Momoyo Kaijima e Sharon Johnston.

O reconhecimento é dado a uma voz incontornável da arquitectura, nome que ao longo de 40 anos consolidou a sua relevância enquanto arquitecta, urbanista, professora, escritora, fotógrafa e realizadora. A visão e consistência do seu corpo de trabalho transformou-a num ícone, uma referência inultrapassável no mundo da arquitectura e da arte contemporânea.

Leonor Antunes, representante de Portugal na última Bienal de Arte de Veneza (2019), é a artista a quem foi encomendada uma peça original para galardoar Denise Scott Brown que se junta assim aos anteriores vencedores: Vittorio Gregotti (2007), Álvaro Siza Vieira (2010), Kenneth Frampton (2013) e a dupla Lacaton & Vassal (2016).

A par do Prémio Carreira, anunciamos hoje também os dez finalistas do Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp, que distinguem novas vozes cujo trabalho se está a revelar inovador. Das 146 candidaturas recebidas, provenientes de 39 países, foram seleccionadas 4 autorias com sede na Europa e 6 no continente americano.

São eles: Bast (França), Bonell+Dòriga (Espanha), Comunal: Taller de Arquitectura (México), gru.a (Brasil), Lacol (Espanha), Lanza Atelier (México), Lluís Alexandre Casanovas Blanco (EUA), Norman Kelley (EUA), Sauermartins (Brasil), Supervoid Architects (Itália).

O vencedor deste prémio será anunciado durante os dias inaugurais da Trienal 2019, de 3 a 5 de Outubro, seguido por uma conferência de apresentação do seu trabalho.

Nesse mesmo momento, será ainda conhecido o vencedor do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp que, convidou alunos de mestrado de escolas de Arquitectura de todo o mundo a apresentar uma proposta para um Centro Comunitário e Interpretativo para Marvila. Realizado em parceria com o programa Rock (Regeneration and Optimization of Cultural Heritage in Creative and Knowledge Cities), liderado pela Câmara Municipal de Lisboa, esta é uma iniciativa co-financiada pelo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, Horizonte 2020. Visa contribuir para regenerar aquela zona ribeirinha, estabelecendo a sua ligação ao centro histórico da cidade de Lisboa e mostrando o património cultural local como poderoso motor de desenvolvimento sustentável e crescimento económico de toda a cidade. A lista de doze finalistas é composta por 9 projectos de Escolas portuguesas, 2 de escolas da Roménia e outra da Alemanha.Consultar aqui.

Estes três prémios conseguem abranger assim os três momentos cruciais de um percurso na arquitectura, contando a Fundação Millennium BCP como mecenas exclusivo. O júri dos três prémios é constituído por figuras de destaque nas áreas da prática, curadoria, escrita e crítica de arquitectura, representando alguns dos contextos internacionais mais dinâmicos da disciplina.

Composição do júri do Prémio Début: Ana Dana Beroš, Anna Ramos Sanz, Fosco Lucarelli, Go Hasegawa, Joaquim Moreno, Mariabruna Fabrizi e Sofia von Ellrichshausen.

Composição do júri do Prémio Concurso Universidades: Anna Rosellini, Eugeni Bach, Laurent Esmilaire, Patrícia Barbas, Sophie Deramond, Tristan Chadney e Véronique Patteeuw.

“A Poética da Razão”, com curadoria-geral de Éric Lapierre, é a 5ª edição da Trienal de Lisboae pretende olhar como as diferentes formas de expressão da racionalidade na arquitectura, funcionando como ponto de partida para uma compreensão global. Decorre entre os dias 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019. Mais informações no site do evento.

Sobre Denise Scott Brown

"Urban design should not be confused with the design of large scale architecture or the search for pretty vistas. Our ideas should arise from an understanding of urban processes and the patterns urban activities form." Denise Scott Brown, Learning from Las Vegas, 1972.

Nascida na Zâmbia, cresceu na África do Sul, mas foi nos Estados Unidos da América onde, juntamente com seu falecido marido Robert Venturi, marcou indelevelmente a arquitectura – tanto com as suas teorias pioneiras como pela prática provocadora. A sua abordagem multidisciplinar da arquitectura redefiniu a ligação da disciplina projectual com o planeamento urbano, desafiou as regras do design, da fotografia e levantou questões essenciais no campo da responsabilidade social. Questionou os modernistas ao projectar o espaço exterior com a mesma importância que o espaço interior, tendo sido um dos nomes de proa da vanguarda do movimento pós-moderno.

Autora do ainda seminal “Learning from Las Vegas”, arriscou um vocabulário formal não dogmático, defendeu as suas intervenções urbanas modestas e não se privou de riscos Maneiristas. Num mundo dominado pelos homens, ainda se destacou por um humor que tem tanto de livre como de inteligente e transgressor.

O júri destacou “no momento em que arquitectos, estudiosos urbanos e profissionais são convidados a pensar em todas as escalas do ambiente construído em conjunto, o trabalho de Denise Scott Brown é um exemplo inspirador do que é possível: ultrapassar as fronteiras disciplinares para projectar novas possibilidades para a arquitectura como forma de pesquisa e como prática. (...) Scott Brown ensinou-nos a liberdade”.

Denise Scott Brown<br />Foto Columbia GSAPP  [Wikimedia Commons]

Denise Scott Brown
Foto Columbia GSAPP [Wikimedia Commons]

“A Poética da Razão”

source
Trienal de Lisboa
Lisboa

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided