Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Das análises feitas, destaca-se os Pius, corredores de ônibus; parques planejado e desenvolver projetos de urbanismo social nas áreas de maior vulnerabilidade

Há cinco anos foi aprovado o Plano Diretor de São Paulo, um pacto social pela transformação da cidade até 2029. Um conjunto significativo de ações previstas foram realizadas ou estão em andamento, ainda assim outras tantas não saíram do papel. Realizar um balanço desse período é fundamental para que a objeto final de todo esse processo possa ser efetivado: qualificar a vida das pessoas, especialmente de quem mais precisa.

Das análises feitas destacamos, como prioridades para os próximos 10 anos: consolidar e aprovar os Pius (projetos de intervenção urbana) localizados nas orlas fluvial e ferroviária da cidade (Tietê, Tamanduateí, Jurubatuba e Pinheiros), a maior parte deles já em tramitação na câmara municipal; priorizar a construção dos corredores de ônibus previstos; implementar os parques planejados; e desenvolver projetos de urbanismo social, voltados à integração de políticas urbanas, sócio-econômicas e ambientais nas áreas de maior vulnerabilidade.

Por fim é importante fazer um alerta: sem fundamentos técnicos e com um processo participativo questionável, foi dado início ao processo de nova revisão da lei de zoneamento.

Na realidade o alvo principal das alterações recaem sobre o plano diretor, regredindo ao insustentável modelo de desenvolvimento urbano paulistano do século 20.

Para isso fizemos um infográfico com a análise desse período.

Confira o infográfico no site do IAB SP.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Cinco anos do Plano Diretor de São Paulo

source
IAB SP
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided