Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Ovacionada e aplaudida de pé e visivelmente emocionada, Rosa Kliass fez um pronunciamento marcado por um alerta: o cada mais frequente desrespeito aos projetos arquitetônicos executados, inclusive aqueles oriundos de concursos públicos

Rosa Grena Kliass
Foto divulgação [Acervo CAU BR]

Em comovente cerimônia realizada na abertura da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, dia 13 de setembro, a arquiteta e urbanista Rosa Kliass recebeu o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, símbolo do reconhecimento da entidade para profissionais e personalidades que colaboraram para o engrandecimento da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Ela foi a primeira mulher agraciada com a comenda, assim como foi a primeira arquiteta a integrar a diretoria do IAB. E participou da criação da comenda em 1967.

Em seu discurso de saudação à homenageada, Nivaldo Andrade, presidente do IAB, afirmou que “Rosa é um dos mais importantes nomes da arquitetura da paisagem no Brasil, que tem uma tradição reconhecida internacionalmente desde Roberto Burle Marx”. Ele lembrou que a arquiteta tem projetos importantes espalhados por todas as regiões do país, do Amapá (Parque do Forte) a São Paulo (espaços da relevância da avenida Paulista e do Vale do Anhagabaú), de Belém (Mangal das Garças) a Salvador (Parque das Esculturas, junto ao Museu de Arte Moderna, de Lina Bo Bardi).

“Além disso, Rosa teve uma intensa e constante atuação nas entidades profissionais, tendo sido a primeira mulher a compor a diretoria do IAB SP, em 1959, e fundadora e primeira presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Abap, em 1976”.

Nivaldo Andrade saudou Rosa Kliass em nome do IAB

Ovacionada e aplaudida de pé, visivelmente emocionada, Rosa Kliass fez um pronunciamento marcado por dois significativos momentos. Um deles o alerta contra o cada mais frequente desrespeito aos projetos arquitetônicos executados, inclusive aqueles oriundos de concursos públicos.

“Como é da natureza da própria arquitetura paisagística, fui responsável por projetos de diferentes escalas e significados. Desde a introdução de elementos paisagísticos no âmbito da edificação até o planejamento paisagístico de todas as escalas – regional, metropolitano e municipal”, disse ela.

Nesse processo, lembrou a homenageada, “a luta pela realização de concursos públicos para projetos de importância estratégica sempre fez parte de nossa militância. Transparência, participação e democracia são ingredientes fundamentais para que a qualidade da intervenção no espaço seja voltada ao atendimento das necessidades da maioria”.

“Aqui mesmo em São Paulo, temos hoje o exemplo de dois casos em que estou diretamente envolvida. Refiro-me aos projetos da avenida Paulista e do Vale do Anhangabaú. O abandono dos projetos originalmente executados e a tentativa de passar ao largo dos mesmos para introduzir inovações sem uma discussão com os autores nem com os atores da cidade estão em flagrante contradição com as práticas da gestão democrática do espaço público”.

Rosa Kliass fez um pronunciamento marcante

Outro trecho marcante do pronunciamento de Rosa Kliass foi quando lembrou da criação do Colar de Ouro, em 1967, declarando estar orgulhosa de perfilar ao lado de figuras como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Burle Marx e Vilanova Artigas, entre outros.

“Mas não poderia deixar de mencionar um aspecto que também é relevante. Depois de mais de 50 anos de homenagens, apenas esse ano uma mulher recebe o colar de ouro. Tenho a certeza que tal fato não deriva da ausência de profissionais mulheres com qualidade para receber o prêmio antes de mim. Sou muito grata e espero que essa decisão possa incluir a questão de gênero também dentre os demais critérios de atribuição do prêmio daqui em diante”.

A cerimônia foi presenciada por centenas de pessoas que lotaram o Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, onde ocorreu a abertura para visitação pública da 12ª Bienal de Arquitetura – BIA, cujo tema é “Todo Dia/Everyday”.

Pelas entidades, prestigiaram o evento o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU BR, Luciano Guimarães; a presidente da Abap, Luciana Schenk; o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos – FNA, Cícero Alvarez; Henrique Mélega Re pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – Asbea; Beatriz Vicentin Gonçalves pela Federação Nacional dos Arquitetos – FeNEA; e Rose Guedes, conselheira do CAU MG. Fernando Túlio Salva Rocha Franco, presidente do IAB SP, conduziu a cerimônia.

Para Luciano Guimarães, o Colar de Ouro que Rosa Kliass recebeu “é merecidíssimo”. Os projetos da arquiteta, destacou, marcaram a paisagem de inúmeras cidades brasileiras. “Sem exceção, eles são admiráveis exemplos de transformações de espaços com visão social e respeito à cultura e à natureza local. Podemos mesmo dizer que eles provocaram mudanças no cotidiano dessas cidades e para melhor”.

O presidente do CAU BR também ressaltou a militância da homenageada pela profissão. “Nos os anos 70, Rosa liderou a criação da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Abap, sendo sua primeira presidente, cargo que ocuparia por mais quatro vezes. Também foi vice-presidente da Região Ocidental (Américas) da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas – Ifla. E conselheira suplente do CAU SP”.

“Por isso tudo, os arquitetos e urbanistas brasileiros têm muito a te agradecer pelo que fez e continuará fazendo pela sociedade e pela profissão”.

Colar de Ouro

Criado em 1967, sob direção nacional de Fábio Penteado, o Colar de Ouro do IAB homenageia ex-presidentes do instituto, sócios honorários e titulares com mais de vinte anos de vida profissional, sócios beneméritos e sócios titulares premiados em concursos públicos ou que realizaram obra notável, além de personalidades que contribuíram para a valorização da Arquitetura e Urbanismo no país.

Sérgio Bernardes, Severiano Mário Porto, João Vilanova Artigas, Roberto Burle Marx, Oscar Niemeyer, Jaime Lerner, Carlos Bratke, Eduardo Corona, Gian Carlo Gasperini, Ícaro de Castro Mello, Joaquim Guedes, Miguel Pereira, Paulo Mendes da Rocha, Pedro Paulo de Mello Saraiva e Ruy Othake, estão entre os profissionais homenageados com o Colar.

nota

NE – Este texto foi inicialmente reproduzido no site oficial do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil – CAU BR, em 15 set. 2019.

Prêmio IAB SP 2019

source
IAB SP
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided