Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Criado pelo fotógrafo brasileiro Henrique de Campos em 2017, o projeto “Miséria que Habita” é uma iniciativa que reúne a paixão pela arte visual com sua inquietude frente aos problemas sociais ligados a pobreza

Atua em diversos estados brasileiros através da captação de recursos e registros fotográficos, que tem parceria institucional ONU Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Diante à necessidade de isolamento social e higiene pessoal impostos pelo novo coronavírus, todas as frentes do projeto decidiram agir imediatamente. 

Através de campanha realizada nas redes sociais, arrecadou cerca de 1 mil cestas básicas e kits de higiene. Os itens foram distribuídos para aproximadamente 600 famílias que vivem em locais como a favela do Cantão no Bairro Cristal em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, o Jardim Peri – São Paulo, a favela da Rocinha – Rio de Janeiro e os trabalhadores que dependem do lixão da cidade de Codó – Maranhão.

De acordo com Henrique de Campos, o projeto já atuava nessas comunidades categorizando os diferentes graus de miséria, suas peculiaridades geográficas, além de captar fundos para impactar de maneira sustentável cada um desses ambientes. “O objetivo do Miséria que Habita é combater a pobreza e garantir os direitos desses indivíduos”, destaca.

A campanha de arrecadação que levanta fundos para a compra de alimentos e produtos de higiene contra o Covid19 ainda está no ar. Henrique de Campos alerta para a necessidade de manter as doações ativas: “nós somos muito gratos por todos que ajudaram até agora, mas a necessidade por alimentos é permanente, e não podemos parar de atender essas pessoas”. 

 

Como ajudar?

Para ajudar e acompanhar as ações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto e o site que arrecada as doações, a seguir:

Site, Instagram: @miseriaquehabita, Facebook

 

O projeto

O projeto Miséria que Habita reúne imagens produzidas pelo fotógrafo Henrique de Campos, com a curadoria do também fotógrafo Eder Chiodetto. As principais fotografias serão reunidas em um livro. A ideia é dar rosto e voz as famílias e comunidades mais vulneráveis aos efeitos da crise econômica, vivenciada pelo Brasil nos últimos anos, e da crescente onda de desemprego que atingem, em sua maioria, os mais pobres.

Através da narrativa do dia a dia dos personagens, objetiva-se retratar a luta contra o aumento da pobreza (material e imaterial), e a degradação das condições de vida. Todo dinheiro arrecadado é revertido para os personagens registrados e para os projetos parceiros na forma de assessoria educacional, jurídica, serviços de saúde, beneficiamento de residência, cursos de capacitação profissional ou aquisição de maquinário para trabalho. Saiba mais pelo site.

 

Sobre o idealizador do projeto

Henrique Campos é fotógrafo e documentarista brasileiro especializado em registrar a vida e realidade em projetos assistenciais ao redor do mundo. Desde de 2005 acompanha projetos assistenciais em países como Haiti, Índia, Colômbia, Brasil, Estados Unidos, Bolívia, Cuba, Jordânia, Egito, Japão, Israel e Canadá.

Com uma visão humanitária e poética, o artista vai além do drama, transmitindo sensibilidade e solidariedade onde a maioria vê carência e discrepância. Diante de cenários desconcertantes o fotógrafo seduz o olhar do espectador para realidades invisíveis, fazendo-nos cúmplices.

Informando e contando histórias com sensibilidade artística e humana, Henrique de Campos nos mostra seu interesse pelos aspectos da diversidade da vida. Revela suas evidências através do rigor das composições, com um olhar comprometido 

Inajá, Sertão de Pernambuco<br />Foto Henrique de Campos

Inajá, Sertão de Pernambuco
Foto Henrique de Campos

Iniciativa de fotógrafo contra o Covid19 leva alimentos e materiais de higiene para favelas, lixão e comunidades carente

source
Temma comunição
São Paulo

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided