Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

São Paulo é uma mistura de cores, cheiros, olhares, sons. Cada um vê a cidade por uma perspectiva diferente, e todo mundo tem uma foto boa da cidade. Essa é a premissa do Nossa São Paulo

Um projeto fotográfico editorial colaborativo que chega agora à sua fase final: o financiamento coletivo para a publicação de um fotolivro.

O projeto, encabeçado pelos designers Gabriel Miranda e Paulo Moretto, é pioneiro ao buscar resgatar a multiplicidade de olhares sobre a cidade por meio da organização de um concurso fotográfico e posterior publicação de um livro, dando voz não só a fotógrafos profissionais e amadores, mas também aos apaixonados pela metrópole, que gostam de “flanar”, caminhando e capturando momentos únicos.

A primeira fase do projeto foi um concurso fotográfico divulgado principalmente pelo Facebook e pelo Instagram. Nessa fase, os organizadores receberam 447 fotos de 160 participantes, das quais 115 foram selecionadas para compor o livro, ao lado de fotos dos jurados, e dez foram premiadas com livros sobre fotografia. “Busquei imagens que trouxessem a essência do urbano, da alma, mesmo, desse lugar”, conta Leandro Selister, um dos premiados no concurso.

Para o júri, os organizadores do projeto convidaram mais seis apaixonados por fotografia e por São Paulo com diversas atuações profissionais: fotógrafos, professores e designers. Angela Di Sessa, Glauco Tavares, Marcos Cartum, Marcos Mello, Maria Teresa Arruda e Nara Kassinoff se reuniram para escolher as fotografias que seriam premiadas e as que serão incluídas no livro, que busca reunir diversas visões.

“Dependendo de por onde andamos, vivemos e trabalhamos, enxergamos São Paulo de maneiras diferentes. O projeto Nossa São Paulo abre essa janela para que possamos conhecer um pouco mais outros olhares sobre a cidade”, reflete Vanderson Mascarenhas, que também teve fotos selecionadas para o livro.

Já o fotógrafo Paulo Henrique Camargo chama a atenção para a importância da coletividade: “Acho importante reforçar o caráter de um projeto como este, a experiência e a expressão particular somadas a um contexto coletivo: de constituição, de concepção, de expressões múltiplas, de desejos e, agora, na etapa atual, de iniciativa de concretização coletiva por pessoas engajadas nesse tipo de projeto cultural e de memória”.

O livro será bilíngue (português e inglês), no formato 22 x 27 cm, com cerca de 160 páginas impressas em quatro cores e em capa dura. Caso opte por uma das outras recompensas, o apoiador poderá escolher entre dois tamanhos de fotografias impressas em papel especial, uma caixa de postais com fotos selecionadas para o projeto e até mesmo duas opções de workshops de fotografia com a professora Angela Di Sessa, da PUC de São Paulo.

Para conhecer as opções de recompensas e apoiar o projeto, basta acessar.

A campanha ficará no ar a partir de 23/03, por 60 dias.

Sobre os idealizadores

Gabriel Miranda é artista gráfico e trabalha experimentando as técnicas de letterpress e estêncil. Vê a cidade como suporte para seus estudos e projetos.

Paulo Moretto, arquiteto pela FAUUSP, atua como designer gráfico, com especial interesse pela gráfica urbana, além de ministrar palestras e cursos e de fazer a curadoria de exposições.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Projeto Nossa São Paulo

source
nossasaopaulo
São Paulo

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided