Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Na ocasião, a jornalista Luana Fortes conduz uma conversa com o crítico Jacopo Crivelli Visconti, organizador da publicação e curador da próxima Bienal Internacional de São Paulo

Diante da pandemia do novo Coronavírus, o IAC – Instituto de Arte Contemporânea realiza, em parceria com a editora UBU, o lançamento virtual do livro “Encontros Fundamentais – IAC 20 anos”, no próximo dia 21 de maio, às 19h, no Instagram da instituição.

O livro surgiu a partir de convites que Crivelli Visconti fez aos críticos Alberto Salvadori, Aleca Le Blanc, Carla Zaccagnini e Michael Asbury para que pesquisassem o acervo da instituição e a partir daí elaborassem textos inéditos para a publicação. Completam o volume, que tem projeto gráfico de Elaine Ramos, escritos de Raquel Arnaud, Marilúcia Bottallo, diretora técnica da instituição, e do próprio Crivelli Visconti.

O texto de Arnaud resgata a história do IAC desde sua inauguração, em 1997, quando a marchand recebeu a incumbência de cuidar dos acervos dos artistas Willys de Castro e Sergio Camargo. Desde então, foram 20 anos de atuação por meio de parcerias institucionais com a Universidade de São Paulo (2006-2011) e com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2011-2019), até a mudança para a sede própria, em março deste ano, que teve sua inauguração adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

Sobre os participantes

Jacopo Crivelli Visconti é crítico e curador independente. Doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de Novas derivas (2014). É curador da 34ª Bienal de São Paulo (2020). Entre seus trabalhos recentes mais representativos estão: Untimely, Again, Pavilhão da República de Chipre – 58ª Biennale di Venezia (2019); Brasile – Il coltello nella carne, Padiglione d’arte contemporanea, Milão (2018); Matriz do tempo real, Museu de Arte Contemporânea da USP (2018); Memories of Underdevelopment, Museum of Contemporary Art of San Diego (2017); Héctor Zamora – Dinâmica não linear, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo (2016); Sean Scully, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2015); Ir para volver, 12a Bienal de Cuenca (2014). É colaborador regular de revistas de arte contemporânea, arquitetura e design, além de escrever para catálogos de exposições e monografias de artistas.

 

Luana Fortes é jornalista, curadora e professora, bacharel em Artes Visuais pela Faap e formada em Comunicação Social: Jornalismo pela Cásper Líbero. Foi redatora-chefe da revista seLecT, produtora da 1ª e 2ª edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação e integrante do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente, integra o Núcleo Interdisciplinar de Professores da Faap, na área de Artes e Engenharia, e produz a 3ª edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação.

 

Serviço

Lançamento virtual do livro “Encontros Fundamentais – IAC 20 anos”

Dia 21 de maio, às 19h, no Instagram do IAC

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

IAC – Instituto de Arte Contemporânea realiza lançamento virtual do livro “Encontros Fundamentais – IAC 20 anos”

source
Pool de Comunicação
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided