Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Departamento de História e Estética o Projeto manifesta seu profundo pesar pela perda do professor Dácio Araujo Benedicto Ottoni, cuja atuação ao longo de quatro décadas (1962-2005) contribuiu para a formação de sucessivas gerações de arquitetos e urbanistas.  

Arquiteto e doutor pela FAU USP, Dácio Ottoni foi de uma geração de professores do AUH que  conciliaram a prática de projeto com a docência em história, num rico intercâmbio entre  exercício na prancheta e ensino.

Professor da sequência de Estudos de Urbanização, suas aulas, sempre acompanhadas de imagens cuidadosamente selecionadas no arquivo de slides da Biblioteca da FAU, marcaram um estilo com seu entusiasmo na análise e descrição das cidades com uma fala pausada e firme.

Sua obra arquitetônica, sempre associada ao irmão David Ottoni, foi pouco documentada nas revistas de arquitetura. Edifícios como a antiga sede da Gessy-Lever na Granja Julieta e a sede do Sindicato de Hotéis e Similares de São Paulo, no Largo do Arouche, são algumas realizações publicadas. No entanto, outros projetos deles, como o Campus Morumbi da FMU na praça Três Corações (originalmente um prédio para supermercado), o edifício residencial na esquina da alameda Fernão Cardim com Joaquim Eugênio de Lima, ou uma escola para a Conesp em Vila Tiradentes, não passam despercebidos pela arquitetura, mas seus autores sim. No panorama da arquitetura paulista do século 20, os projetos dos irmãos Ottoni demandam resgate.

Companheiro gentil e solidário, deixa boas lembranças naqueles que tiveram a oportunidade de usufruir de sua companhia e de suas aulas.

Dácio Araújo Benedicto Ottoni<br />Foto divulgação  [IAB/SP]

Dácio Araújo Benedicto Ottoni
Foto divulgação [IAB/SP]

Dácio Araujo Benedicto Ottoni

source
Departamento de História FAU USP
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided